Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

NO MUNDO DAS ORQUÍDEAS - Organizada pela Orchid Brazil, a 2ª edição da Conferência dos Produtores e Colecionadores de Cattleya nobilior e Cattleya walkeriana vai reunir em Uberaba os representantes dos mais renomados orquidários do Brasil. Evento acontece dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, sempre a partir das 8h, na av. Alexandre Barbosa, 940, bairro Mercês – Uberaba/MG. A foto revela uma das plantas mais valiosas da coleção da Orchid Brazil: a cattleya walkeriana trilabelo Cavasini

A volta
Ex-vereador – mandato 2005/2008, retorna à Câmara Municipal como assessor parlamentar, após tentativas de reeleição sem sucesso. Durval Chagas de Oliveira, o “Durval da Farmácia”, foi nomeado para o gabinete do vereador Afrânio Lara Resende (Pros).

Uma coisa 
é uma coisa...

Uberaba terá calendários diferentes nas escolas municipais – mantidas pela prefeitura, e nas escolas estaduais – mantidas pelo governo de Minas Gerais, durante a Copa do Mundo. Todas as escolas da rede estadual terão recesso de 31 dias corridos, entre 12 de junho e 13 de julho, e, portanto, durante o período da competição. Normalmente, o recesso acontece em julho e dura duas semanas. 

...outra coisa 
é outra coisa

As férias nas escolas municipais de Uberaba acontecem de 30 de junho a 14 de julho (normalmente elas ocorrem na última quinzena de julho: de 15 a 30)... Nos dias dos jogos da seleção brasileira, no período entre 12 a 30 de junho, as unidades municipais de ensino de Uberaba vão liberar os alunos duas horas antes do início das partidas. Para o período noturno, não foram promovidos ajustes, ou seja, as aulas acontecem normalmente.

Palavra de 
conselheira

Integrante do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba/Conphau, Aparecida Manzan, reagiu à postagem de uma frequentadora do Facebook, que considerou aquém do necessário o projeto aprovado pelo Conselho para a recuperação do telhado do palacete José Caetano Borges (ex-sede da Fundação Cultural na rua Tristão de Castro). “Foi preciso começar pelo telhado por causa das infiltrações, conforme orientações dos técnicos em restauro da Faop (a Fundação de Arte de Ouro Preto). Todo o casarão será restaurado sim, vamos aguardar” – garantiu Cida Manzan.

Patrimônio
Em notas exclusivas divulgadas na edição de 17 de maio do blog Conta-Gotas...Notícias e na edição de 18 de maio da coluna Bastidores, do JORNAL DE UBERABA, esta colunista revelou que o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba aprovou, por unanimidade, vários projetos do técnico da equipe, engenheiro Fauze Frange Abrahão, voltados para sanar problemas em bens tombados. O projeto de restauração do telhado do palacete José Caetano Borges já foi, inclusive, licitado. Propostas serão abertas dia 27 de maio.

Maria Fumaça
A colunista também revelou que um segundo projeto aprovado se refere à locomotiva Maria Fumaça, exposta sem proteção na praça José Pereira Rebouças, bairro Boa Vista (na Mogiana). O engenheiro conferiu que a pintura está corroída e oxidada; porta e janelas estão danificadas; gradil do entorno está amassado e desalinhado; dormente está desgastado e desalinhado. O projeto prevê a restauração de letreiros, símbolos, colocação de uma cobertura em parábola dupla em telha de alumínio, substituição do gradil do entorno por vidro temperado (para conservar os pilares de perfil existentes) e colocação de brita ao redor da máquina locomotiva.

Relógio
E mais: um terceiro projeto diz respeito ao relógio e obelisco da praça Jorge Frange. Fauze Frange Abrahão detectou erosão na base das fundações do monumento, e propõe a recuperação do caixilho de proteção dos pêndulos, e reconstrução da pintura externa do monumento. A praça também vai receber um busto de Jorge Frange  com a assinatura da arquiteta Daniela Velludo de Souza.

E vêm aí...
O Conphau também aprovou o tombamento provisório da Estação Buriti, localizada na área rural do Calcário, e do Galpão Santuário de Santos Reis - localizado na área rural da Baixa. E ainda: a realização de inventário e registro das Folias de Santos Reis de Uberaba; das ruas calçadas com paralelepípedo; e da Cerâmica Misson, localizada na praça Estevam Pucci.

Utilidade Pública
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está em busca de familiares de um paciente sem documentos, cuja entrada no Pronto-Socorro Adulto aconteceu na madrugada de 20 de maio. Vítima de espancamento, o homem foi encontrado na rua Denise Marajó Fernandes, que fica localizada no Residencial Morumbi. É moreno, tem cabelos negros e encaracolados, barba rala, possui mancha/cicatriz grande no ombro esquerdo, lábios grossos, mais de 1.60 de altura e aparenta ter entre 30 e 40 anos. O paciente está consciente, mas não consegue se expressar. Mais informações podem ser conseguidas junto às assistentes sociais do HC-UFTM, nos telefones 3318-5127 ou 3318-5232.
Uberaba, 22 de maio de 2014.
Assessoria de Comunicação HC-UFTM

ELEGÂNCIA NO CÉU – Educação de Uberaba amanheceu a quinta-feira, 22 de maio, enlutada e mais pobre. Morreu a educadora, acadêmica (Academia de Letras do Triângulo Mineiro), empresária, mãe de família e cidadã exemplar, Terezinha Hueb de Menezes. Foi esposa e companheira inseparável do ex-vereador Murilo Pacheco – que também passou pela vida espalhando ética, coragem e respeito ao bem-comum. Um abraço carinhoso nos filhos e netos.