Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 24/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

As horas...
Doado pela colônia japonesa em 1956 e tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba/Conphau em 1999, o relógio da praça Jorge Frange voltou a marcar horas – para surpresa de gregos e troianos, após vários anos em absoluta quietude. Responsável pelo fato foi um relojoeiro que atende logo ali, na praça, se cansou de esperar pela solução alheia, botou uma escada pra subir no obelisco, e tratou de mostrar do que é capaz.

Caído do céu...
Pois é... dizem que a Prefeitura de Uberaba tentava localizar um técnico que fosse capaz de resolver o problema. Palpite da coluna: contratar, já de imediato (se ele quiser, é claro!), o relojoeiro que consertou o relógio, que trabalha nas proximidades, e que pode assumir a responsabilidade pela manutenção do equipamento. Obviamente, tudo isso mediante a valorização salarial que ele merece e tem direito. 

Ficou fácil...
Relógio funcionando, agora fica mais fácil colocar o projeto de restauração em prática. Conforme antecipado com exclusividade por Bastidores, o Conphau aprovou, por unanimidade, a reforma do relógio e do monumento (relógio fica no alto de um obelisco). Técnico do Conphau, o engenheiro Fauze Frange Abrahão, detectou erosão na base das fundações, e propõe a recuperação do caixilho de proteção dos pêndulos, e reconstrução da pintura externa do monumento. A praça também vai receber um busto de Jorge Frange  com a assinatura da arquiteta Daniela Velludo de Souza.

Força partidária
Passado o período de filiações em cumprimento ao calendário eleitoral de 2014, Uberaba conquistou novos 1.837 eleitores com definição partidária assumida e devidamente documentada. Estatísticas divulgadas ontem, pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE, mostram que agora são 28.646 filiados, contra 26.809 de antes.

Aleluia!
E apesar de todas as ações, inclusive jurídicas, promovidas pelos contrários e dissidentes, eis que, pela primeira vez na história política recente de Uberaba, o PMDB do prefeito Paulo Piau consegue pular para a liderança absoluta no ranking das filiações. Saltou para 6.241, deixando para trás o eternamente líder Democratas (DEM), que se mantém com 4.718 filiados. As estatísticas anteriores indicavam o DEM com 4.735, e o PMDB com 4.490. Durante anos, as duas legendas - ora mais distantes, ora mais próximas no ranking, mantiveram esta ordem: DEM em 1º e PMDB em 2º.

Força extra
E mais: além de ultrapassar o DEM e assumir a liderança, o PMDB do atual prefeito é, sem dúvida, o grande responsável pelo crescimento do número de filiações em geral. Enquanto os demais partidos passaram por pequenas – ou nenhuma, alterações, o PMDB conquistou 1.751 novos filiados entre as estatísticas anteriores e o levantamento divulgado ontem.

Ranking
Com poucas diferenças em relação aos números de antes do final do prazo do calendário das eleições de 2014, o PMDB e o DEM são seguidos pelo PP (com 2.229 filiados); o PDT (com 1.871); PR (com 1.838); o PT (com 1.742); o PSB (com 1.720); o PTB (1.437). Os demais partidos têm menos de mil filiados, cada um.

Aptos ao voto
(Por enquanto...)

Uberaba tem 217.296 eleitores aptos ao voto – segundo as estatísticas divulgadas ontem. O número, entretanto, ainda vai sofrer alterações. É que o prazo para inscrições terminou dia 7 de maio, e o resultado não foi incluído, em sua totalidade, nas estatísticas finais... Pelo resultado até abril, são 115.929 mulheres (53,35%) e 101.153 homens (46,55%), enquanto – de acordo com a Justiça Eleitoral, 214 não informaram o sexo. O eleitorado revelado ontem representa 688 pessoas a mais do que o levantamento anterior.

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS - Deputado estadual
Tony Carlos preside
o PMDB, que, agora, inusitadamente, assume a liderança do ranking das filiações em Uberaba. O que houve de movimentação para evitar que o partido do prefeito de Uberaba aumentasse sua força local não está escrito!!!!