Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 30/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PALESTRANTES E CANDIDATOS - Elmar Goulart e Pimenta da Veiga – pelas lentes de Enerson Cleiton, e Fernando Pimentel em entrevista coletiva – no flagrante de Sebastião Santos

Despedida... 
(Estilo petista)

Em longa e muito educada correspondência – enviada para a redação de Bastidores, o secretário-geral do PT/Uberaba e militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra/MST, Aguinaldo Batista, se despede da assessoria parlamentar do deputado estadual Adelmo Leão (PT), que está na disputa, em 2014, por uma cadeira de deputado federal. “A caminhada nos exige tomadas de decisões, nem sempre agradáveis, porém necessárias” – afirma Batista, anunciando sua saída da assessoria.

Voo tucano
PSDB sai na frente é a primeira legenda a marcar sua convenção para escolher candidatos e homologar coligações para 2014. O comando estadual de Minas Gerais escolheu o primeiro dia do prazo eleitoral – 10 de junho, e o evento vai acontecer em Belo Horizonte. As eleições gerais de 2014 serão gerenciadas pelos comandos estaduais das legendas, sob fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral.

Voo solo (?)
Especificamente de Uberaba – com domicílio eleitoral na cidade, o único nome colocado até agora é o do vereador e 1º secretário da mesa diretora da Câmara, João Gilberto Ripposati. Ele tem 11 dias, portanto, pra confirmar ou desistir da ideia. Detalhe: de acordo com o calendário eleitoral, os partidos têm de 10 a 30 de junho para realizarem as convenções.

Lamento
“Ministro Joaquim Barbosa deixará o Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo mês para se aposentar. Ganha a bandidagem do colarinho branco com a saída de um juiz honesto, competente e corajoso. Perde a sociedade brasileira que, lamentavelmente, assistiu passivamente aos ferrenhos ataques ao ministro Joaquim promovidos por corruptos ou capachos destes. Realmente, não é fácil combater a corrupção. Mas não nos deixemos esmorecer!”
_ José Carlos Fernandes Junior (16 anos de promotoria em Uberaba), e hoje, membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Estado de Minas Gerais/GEPP, por designação da Procuradoria-Geral do Estado.


Política
E como refletiu esta colunista na edição de 25 de maio, foi um tanto quanto precipitado o comentário feito pelo presidente da Câmara, Elmar Goulart (SDD), de que “o fórum de vereadores não seria palco eleitoral para os palestrantes”... Enfim, encerrado o fórum nesta quinta-feira, dia 29, conclui-se que aconteceu o óbvio: o evento 100% político, promovido por uma Casa 100% política, foi 100% palco eleitoral. Ainda bem, né?! 

Fórum polarizado
Em resumo, os dois principais adversários na disputa pelo governo de Minas Gerais – Pimenta da Veiga (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), desembarcaram em Uberaba quarta-feira, 28 de maio, quando cumpriram agendas similares e provocaram um alvoroço político na cidade, onde os dois partidos e seus respectivos aliados se rivalizam sem meios-termos e há décadas polarizam as eleições municipais, estaduais e federais.

Sardinha
do PSDB

“A política econômica praticada hoje, no Brasil, é centralizadora e injusta, e só mesmo com uma mudança radical nas eleições de outubro será possível melhorar esta situação”, alfinetou o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso. O pré-candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, defendeu mudança no governo federal e a continuidade – “com avanços”, no governo mineiro. 

Sardinha do PT
Em contrapartida, o também ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do Desenvolvimento Social, Fernando Pimentel, disse que “Minas Gerais não tem projeto”, e no sentido inverso do adversário, pregou mudança no Estado, e continuidade no governo federal. 

A comissão...
Prefeito Paulo Piau (PMDB) acaba de designar uma comissão especial para acompanhar tudo o que diz respeito aos gastos orçamentários e financeiros do governo municipal. Planejamento, controle, transparência e prioridades são algumas das expressões usadas pelo prefeito para justificar a criação do grupo...

...e os integrantes
Fazem parte da comissão de acompanhamento: Rodrigo Souto (secretário de Administração); Mauro Umberto (assessor-geral de Planejamento Orçamentário), Fernando Hueb (chefe de Gabinete), Wellington Cardoso Ramos (secretário de Governo), Alaôr Vilela (secretário da Fazenda), Carlos Bracarense (controle-geral), Carlos Musa Resende (subsecretário da Fazenda).

Acentos extras
Cartão de prata entregue pelo governo municipal de Uberaba ao ex-governador e candidato a senador Antonio Anastasia – pelo seu trabalho em defesa do desenvolvimento do município (leia-se gasoduto e municipalização dos distritos industriais), recebeu acentos além da conta. Antonio ganhou acento no “o” – e virou Antônio, e Anastasia ganhou acento no segundo “a” – e virou Anastásia... Reforçando: o certo é Antonio Anastasia (sem acentos).

Correção
E já que errar é humano, em fotolegenda publicada ontem, esta colunista chamou o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, de “peemedebista”. Na verdade, como é de conhecimento de todos, ele é filiado ao Partido dos Trabalhadores/PT. Recebi vários e-mails de petistas (e outros)  reclamando e/ou alertando sobre o erro, e peço desculpas pelo ocorrido. E ainda bem que PT e PMDB são aliados, né?!!!!