Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 31/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PEAFO CONTEMPORÂNEO - Galeria da Fundação Cultural de Uberaba, na praça Rui Barbosa, abre as portas dia 3 de junho, quarta-feira, às 20h, para o lançamento da Mostra de Arte de Pedro Afonso Riccioppo – o Peafo. As pinturas em tinta acrílica, no estilo contemporâneo, prometem emocionar os visitantes até dia 30 de junho

Direitos
Câmara de Uberaba pode ganhar uma nova comissão permanente, completando, assim, 19 colegiados. Projeto de resolução do vereador, presidente do PRB/Uberaba e do PRB Jovem de Minas Gerais, Franco Cartafina, propõe o desdobramento da atual Comissão Permanente de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher em dois grupos: Comissão de Direitos Humanos e Minorias, e Comissão do Idoso e da Mulher...Matéria está na pauta de votação da sessão de 2 de junho, segunda-feira.

Planejamento
Mas, o que promete agitar a sessão de segunda-feira é o projeto de lei do Executivo que trata do PPA – o Plano Plurianual de Ação Governamental 2014/2017. Na justificativa do projeto, o prefeito Paulo Piau (PMDB) lembra que o PPA orienta a elaboração da LDO – a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e da LOA - Lei Orçamentária Anual, conforme estabelecido pela Constituição Federal e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.   

Pra lá de bilhão...
Especificamente sobre 2015, ele antecipa que todas as áreas estão contempladas como prioritárias. O planejamento para o ano que vem prevê receitas/despesas na ordem de R$ 1,4 bilhão, um aumento de 7,5%  em relação ao orçamento de 2014. Matéria deu entrada na Câmara com pedido de regime de urgência.

Metas
Entre as metas previstas pelo PPA estão: Aeroporto de Cargas; Duplicação e expansão de acessos rodoviários; Construção de represa para captação do rio Uberaba (Prainha); Viadutos; Infraestrutura para esporte e lazer; Construção de escolas; Atividades; Parque Tecnológico; Zona de Processamento de Exportação; Minidistritos; Construção de cemitério; Comunidades Rurais; Construção e manutenção de Estradas Rurais.
 
Eleições na rede
Polícia Federal começa a ter trabalho com as eleições 2014 na principal rede social: o Facebook. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, estão na PF, para abertura de inquérito, duas notícias crime relacionadas a possível uso eleitoral irregular da rede. Os processos foram encaminhados para investigação por determinação do diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, juiz Renato Luiz Faraco, seguindo parecer do Ministério Público Eleitoral.

PT no Facebook
(Versão 1)

As duas ações têm origem no PT/Partido dos Trabalhadores. A primeira é proposta pelo partido contra a própria empresa Facebook Serviços Online do Brasil. O PT alega que a rede social tem sido utilizada por usuários anônimos para caluniar e difamar a agremiação em uma FanPage. No processo, o PT pede que seja investigada a identidade dos usuários do Facebook e apurada a responsabilidade da empresa pelos crimes eleitorais em questão, previstos no Código Eleitoral.

PT no Facebook
(Versão 2)

No outro processo encaminhado ao Departamento de Polícia Federal em Minas Gerais, o ex-ministro Fernando Pimentel, candidato a governador pelo PT, apresenta notícia crime contra a empresa Facebook e os usuários da rede social Cristiano Guimarães, Tomas Soares, Lucas Gontijo Guimarães e Carlucio Santos Carvalho. Pimentel alega que os quatro usuários estariam utilizando o Facebook para promover um “verdadeiro achaque à sua figura” em duas páginas (FanPages) e pede que sejam levantados subsídios para o enquadramento criminal dos usuários. 

Indiferença
Fernando Pimentel – que esta semana fez palestra no fórum regional de vereadores em Uberaba, alega que a hospedagem das páginas ofensivas é feita nos domínios no Facebook, e que, mesmo recebendo várias denúncias, a empresa não teria providenciado, até o momento, a retirada do conteúdo do ar.

Falando...
Coral Cidade de Uberaba entra em campo pela primeira vez em 2014 com o espetáculo Falando de Amores – que acontece hoje, a partir das 20h, no Teatro Experimental de Uberaba/TEU (rua Padre Zeferino, 998/Fabrício). De acordo com Marly Gonçalves, regente do grupo, a apresentação coincide com o encerrando do mês das noivas e o início do mês dos namorados, ou seja, vêm aí, fortes emoções.

...de amores
Falando de Amores é um espetáculo basicamente vocal, contando com o acompanhamento discreto de um instrumento de teclas, num ambiente bem intimista e ao som de Paulo Vanzolini, Roberto Carlos, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Tribalistas, Djavan, Caetano e outros.

Xodó de Uberaba
Ex-governador e agora candidato a senador, Antonio Anastasia (PSDB) até que foi paparicado quando chefiava o Executivo de Minas Gerais, mas não esperava – segundo amigos, ser mais paparicado ainda, depois de deixar o cargo para se candidatar em 2014. Em pauta, o gasoduto Betim/Uberaba – 100% mineiro, abraçado desde o adversário Paulo Piau até o aliado Marcos Montes (PSD).

Estilo mineiro
A frase “A TGBC suspendeu a construção do gasoduto Brasil Central”, publicada na revista IstoÉ Dinheiro, na edição de 28 de maio, provocou o reforço da paparicação. Criticado por uns e outros, o projeto do gasoduto Betim/Uberaba, idealizado por Anastasia, era visto com certo desprezo por estes uns e outros, justamente por causa do gasoduto Brasil Central. O ramal de São Carlos (SP) a Brasília (DF), passaria por Uberaba, e abasteceria a fábrica de amônia da Petrobras... de acordo com uns e outros. Foi-se a tese, e permaneceu a visão do mineirão Anastasia...