Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/06/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PRATA DA CASA 1 - Protestos à parte, o uberabense Eduardo Lima, ator, diretor, professor, produtor teatral e artista plástico, e membro da Divine Académie des Arts Lettres et Culture de Paris, vai participar da exposição J’aime Le foot,  que a academia promove em Paris, França, com obras relacionadas à Copa do Mundo do Brasil. Eduardo Lima enviou duas pinturas em bolas de futebol, ambas pregando a paz durante o torneio. Uma homenageia o Cristo Redentor, e a outra é dedicada a Nossa Senhora. Exposição terá obras de 21 artistas e vai acontecer dia 10 de junho, das 19h às 23h, no Hotel Marignan. Exposição será realizada também no Brasil em local a ser definido pela Divine Académie.  

PMDB define data...
Comando estadual do PMDB  marcou sua convenção para escolher candidatos e homologar coligações para o dia 14 de junho, às 9h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Especificamente de Uberaba – com domicílio eleitoral na cidade, o único nome colocado até agora é o do deputado estadual Tony Carlos, que vai disputar a reeleição. Ele preside o PMDB/Uberaba.

PSDB tem pressa...
Na edição de 30 de maio, a coluna Bastidores revelou com exclusividade que o PSDB marcou sua convenção para 10 de junho – 1º dia previsto no calendário eleitoral de 2014. Neste caso, o único nome de Uberaba na lista das futuras homologações é do 1º secretário da Câmara, vereador João Gilberto Ripposati, pré-candidato a deputado estadual. Os partidos têm de 10 a 30 de junho para realizarem as convenções.

Esticando a lista...
Outro que já marcou a convenção foi o PRP – segundo o presidente da legenda em Uberaba, Ronaldo Martins Rocha, que se coloca, ele próprio, como pré-candidato a deputado estadual. De acordo com ele, a direção estadual marcou a convenção para 10 de junho, das 10h às 17h, no Clube Recreativo Mineiro - rua Grão Mongol, 197, Belo Horizonte.

Nada como um dia...
Mas, no caso do PRP, a surpresa fica por conta do nome anunciado pelo presidente Ronaldo Martins Rocha para a disputa de deputado federal: Celso Borges. Na edição de 13 de setembro de 2013, esta coluna repercutiu declaração feita por Celso em seu mural no Facebook. Ele disse que recebeu dois convites para candidatar-se a deputado estadual em 2104, mas que não aceitou...
 

...atrás do outro
E justificou: “Nosso povo ainda não sabe votar e escolher bem; a maioria dos eleitores se derrete com mentiras e papo furado. Com certeza, os de sempre se elegerão às custas de trapaças - pessoas honestas não têm chances! Os honestos não contam mentiras.” Celso Borges revelou, ainda, que nunca gostou de política, apesar de ter tentado ocupar cargos políticos. Motivo, segundo ele, era pra “mostrar para a politicalha em geral, e ao povo, que, com vontade e honestidade, dá para mudar a história do povo humilde e sofrido da periferia, de toda a cidade e até do Estado”.

Menoridade
Violência usada por menores de idade no cometimento de crimes tem atraído muita gente boa para a defesa da redução da menoridade penal no Brasil. Um deles é o promotor de Justiça José Carlos Fernandes – que exerceu o cargo em Uberaba ao longo de quase 16 anos, e hoje é membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Estado de Minas Gerais/GEPP. “Após muita reflexão, externo que, a partir de hoje, estarei engrossando as fileiras dos que defendem a redução da menoridade penal para 16 anos de idade” – revelou em seu mural no Facebook.

Direitos e deveres
O promotor de Justiça prega uma melhor distribuição de renda, um ensino público de qualidade, enfim, políticas públicas que realmente atendam aos anseios de toda a sociedade, principalmente dos menos afortunados economicamente. Entretanto, ressalta que, além da luta pelos direitos dos  jovens, “é importante que tenhamos também a coragem de dizer a esses mesmos jovens, que a vida não é brindada apenas com direitos, há também DEVERES, e o mais importante deles é respeitar o próximo.”

PRATA DA CASA 2 -  Formado pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, o administrador Luís Eustórgio Pinheiro Borges, 48 anos, assume, hoje, 3 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bragança – a 2ª cidade mais antiga do Pará e o maior polo pesqueiro da região norte do país. O uberabense desempenhou várias atividades, principalmente em comunidades indígenas, na Amazônia, e desde 2003 trabalha no Pará na área de conservação ambiental. Bragança foi a primeira cidade do Pará a organizar uma cooperativa de catadores de coleta seletiva – sob a coordenação de Luís Eustórgio. Na foto, ele aparece ao lado da líder indígena Tsitsina Xavante, durante assembleia-geral das organizações dos indígenas da Amazônia e 1º encontro dos povos indígenas do Mato Grosso, na Aldeia Umutina, em Barra do Bugres (MT), em 2013.