Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/06/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

TRANSPARÊNCIA - Observado pelo então governador Antonio Anastasia, o advogado Antônio Romanelli assina o termo de posse na coordenação da Comissão da Verdade de Minas Gerais, em 2013 (Foto: Omar Freire/Imprensa MG)

Verdade
em Uberaba

Com a presença confirmada dos reitores Marcelo Palmério, da Universidade de Uberaba/Uberaba, e Virmondes Rodrigues Junior, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, a Comissão da Verdade de Minas Gerais faz voo rasante, hoje, 4 de junho, em Uberaba, para revelar o que tem feito desde que foi criada, e, mais especificamente, sobre ações desenvolvidas em parceria com a 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB Uberaba.

Investigações
Reunião da Comissão da Verdade/MG acontece a partir das 14h, na sede antiga da OAB – rua Lauro Borges, 82, Centro. Coube ao ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) sancionar e regulamentar a lei, e empossar, em 2013, os sete membros do grupo especial – criado com o objetivo de acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade nos exames e esclarecimentos sobre as violações de direitos fundamentais praticadas no período de 18 de setembro de 1946 até a data da promulgação da Constituição (em 5 de outubro de 1988), além de proceder às mesmas atividades no âmbito estadual.

...do exílio
Autor do convite enviado para a redação de Bastidores, o deputado estadual e 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adelmo Leão (PT), anuncia, ainda, a presença do coordenador da comissão, o advogado Antônio Ribeiro Romanelli – que passou nove anos exilado no Chile por força do Ato Institucional Nº 2 (AI-2), no governo militar. Ele tem no currículo, entre outros destaques, a formação em Ciências Jurídicas e Sociais, as funções de procurador e corregedor-geral de Belo Horizonte, conselheiro da OAB-MG e representante de Minas na comissão de direitos humanos da OAB nacional, além de juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas.

...e das prisões
Também são confirmadas as presenças de pelo menos mais três integrantes da comissão: o administrador Alberto Duarte, o Betinho; a professora Emely Vieira Salazar – que lutaram contra o governo militar, foram presos e sofreram o pão que o diabo amassou, e, ainda, a assessora jurídica Flávia Pires dos Santos.

À beira da morte?
“Ninguém não é tão velho assim que não queira viver pelo menos mais um ano !...”
_Declaração (infeliz) feita por um vereador de Uberaba em seu mural no Facebook, se referindo a um homenageado de 100 anos de idade, com direito a foto e tudo.

À beira do abismo?
“Por que você não usa seu plano de saúde (pago) em vez de usar o SUS (Sistema Único de Saúde)?!O tratamento seria personalizado...”
_ Declaração (infeliz) feita por um médico - que atende pelo SUS e por um plano particular, questionando a paciente que optou pela gratuidade do SUS em vez de pagar consulta, exames e cirurgia pelo plano. Detalhe: ele colocou em cheque o próprio atendimento do hospital em questão.

De volta ao lar
Já está na posse da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba o acervo do extinto jornal Lavoura&Comércio... Jornais e cerca de 900 mil fotos estavam em Uberlândia desde que foram adquiridos, em leilão, por empresário daquela cidade, mas retornam a Uberaba depois que a compra foi anulada pela Justiça, e o governo Paulo Piau tratou de recuperar o acervo, pagando R$ 180 mil por ele. O Lavoura&Comércio foi fundado em 6 de julho de 1899 e circulou quase que ininterruptamente – com raras exceções, até 27 de outubro de 2003. São, portanto, 104 anos de história de Uberaba, de Minas, do Brasil e do mundo.

Pra comemorar...
Feliz da vida, a superintendente do Arquivo, Marta Zednik de Casanova, conta que os servidores da repartição estão organizando o acervo, e que, brevemente, haverá uma solenidade oficial para a abertura do material para a população. O evento – claro, será presidido pelo prefeito Paulo Piau (PMDB). Arquivo Público de Uberaba entrou de vez na era da digitalização, promovendo o restauro e digitalização dos jornais a começar pelo Lavoura.

Bons fluidos
E quem também está feliz da vida é a ex e eventual futura direção do Partido Social Democrata Cristão – PSDC/Uberaba... Com a vigência vencida desde março deste ano, a comissão executiva provisória - comandada por Rafael Mendes, deve ser reconduzida breve. Afinal, sobraram elogios e mais elogios para a turma de Uberaba, durante encontro promovido em Uberlândia, no fim de semana, pelo vice-presidente do PSDC/MG, Marcio Nobre, também presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade.

Correção 
Sobre notas do PRP publicadas ontem, nesta coluna: Celso Borges é candidato a deputado estadual e Ronaldo Martins Rocha, a deputado federal.

CASA EM ORDEM - Renan Ribeiro, Rafael Mendes e Rafael Garcia – lideranças do PSDC/Uberaba, posam para foto ao lado do vice-presidente estadual de legenda, Marcio Nobre (terceiro à direita)