Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 05/06/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

HOMENAGEADOS - Ziraldo é homenageado pela educadora/escritora uberabense Vânia Resende, que, por sua vez, em função desta homenagem, recebeu o prêmio “Melhor Livro Teórico 2014”, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil/FNLIJ

Enjuada...
Após ligar três vezes para reclamar da má qualidade do serviço, cliente tem parte do nome alterada em fatura telefônica... A notícia foi publicada pelo maior jornal do país: a Folha de S.Paulo, com direito à reprodução da fatura enviada ao próprio cliente em Ipuã (SP). A assinatura de Clóvis – o cliente, foi alterada para “enjuado”. Adivinha qual a empresa telefônica?! Pois é ela mesma!...a CTBC Telecom/Algar.

...ou enjoada?
Em nota – de acordo com a Folha de S.Paulo, a Algar Telecom disse que repudia a atitude e que entrou em contato com o cliente para se desculpar formalmente pelo ocorrido. “Segundo a empresa, a conta telefônica já teve o cadastro alterado” – diz a notícia do jornal. Só não consta se a CTBC/Algar vai pagar cursos de Língua Portuguesa para seus funcionários...

Prata da casa
Na presença de gente tipo o poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro Ferreira Gullar - premiado na categoria “Criança” pelo livro “Bichos no Lixo”, a educadora/pesquisadora/autora uberabense Vânia Maria Resende recebeu o prêmio “Melhor Livro Teórico 2014”, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, durante o 16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, promovido no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Menino Maluquinho
Personagem central do livro de Vânia Resende, considerado um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil, o cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista Ziraldo Alves Pinto – ou simplesmente Ziraldo, participou do evento, e fez questão de paparicar a escritora da obra que leva seu nome.

A autora 
Vânia Maria Resende é doutora em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela USP e especialista em Literatura Brasileira e Literatura Infantil e Juvenil. Atua como educadora e pesquisadora, contribuindo na área de promoção da leitura e crítica literária. Ministra cursos e palestras, colaborando com a disseminação da importância do desenvolvimento da leitura no país. Participa com artigos e capítulos em publicações especializadas e é autora de vários livros, tendo recebido vários prêmios pelos seus trabalhos. “Ziraldo” foi lançado em Uberaba em 2013.

Estudos eleitorais
Justiça Eleitoral mineira realiza, a partir de hoje, em Mariana (região Central do Estado), o II Encontro de Estudos Eleitorais, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os 246 juízes eleitorais de todo o Estado, que vão aprofundar conhecimentos para as Eleições 2014. Em pauta, entre outros assuntos, a minirreforma eleitoral e resoluções para o pleito de 5 de outubro. 

Voluntários
E, por falar na Justiça Eleitoral de Minas Gerais, quase 4 mil eleitores se inscreveram para serem mesários voluntários nas eleições de 2014. Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral/TRE já conta com cerca de 160 mil mesários voluntários cadastrados em seu banco de dados, distribuídos entre as 351 zonas eleitorais do Estado. Para a realização das eleições, serão necessárias 190 mil pessoas para trabalhar nas mesas receptoras em Minas. A partir do dia 10 de junho, a Justiça Eleitoral começa a nomear os mesários que irão participar nas eleições 2014. A lista dos convocados será publicada oficialmente, por cada cartório eleitoral, até o dia 6 de agosto.

Ainda dá tempo...
Para se inscrever no programa Mesário Voluntário, basta acessar o site do TRE/MG e preencher uma ficha. Quem preferir pode ir pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência e preencher a ficha pessoalmente. O eleitor que se inscreve como mesário demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de trabalhar como mesário, mas não é garantido que ele será nomeado, já que o eleitor inscrito não pode cair em nenhum dos impedimentos legais para exercer a função e deve haver vaga na seção de votação.

Vantagens
Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e nos dias em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. O mesário também tem o direito de receber um auxílio-alimentação que, neste ano, será no valor de R$ 25,00 por turno trabalhado. Além disso, a função pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. Contudo, o presidente do TRE/MG, desembargador Wander Marotta, destaca que a principal vantagem de ser mesário é poder atuar, ativamente, no processo democrático do país, dando a sua contribuição para o bom andamento das eleições.

Encanto
E já que o assunto é eleição...O ex-presidente do PMDB e do Uberaba Sport Club, administrador e contabilista Luiz Humberto Alves Borges, agora filiado ao PSB, está animadíssimo com a candidatura do presidente nacional da legenda e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a presidente da República. Luiz Humberto tem convidado os amigos do Facebook a curtirem o mural do candidato – que, aliás, fez voo rasante em Uberaba durante a ExpoZebu 2014.

PRATA DA CASA 2 – A  antenadíssima colunista social do JORNAL DE UBERABA, economista e professora Olésia Borges, é a entrevistada da jornalista Evacira Coraspe, no 
programa Movimento (já gravado), que vai ao ar sexta- feira, 6 de junho, às 15h30, pelo Canal digital 61.1 - TV Câmara e na TV Universitária, com reprise 
às 21h na Universitária. E novamente às 21h na terça-feira. Depois, ainda poderá ser acompanhado pelo YouTube. A edição é de Fred Matias e o cinegrafista é Dangeles Chandre