Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 10/06/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Especial

ORQUESTRA FILARMÔNICA REVELA FATOS
E FOTOS DOS BASTIDORES DA APRESENTAÇÃO EM UBERABA

Maestro Marcos Arakaki, em seu nome, postou comentários no Facebook, aplaudindo e agradecendo ao público de Uberaba pelo comparecimento na apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, dia 6, sexta-feira, em plena praça d’Abadia. 
Já a orquestra – também em seus espaços na rede social, revelou os detalhes e divulgou imagens de sua passagem pela cidade. 

Convites
Ao longo da semana anterior ao evento, a orquestra criou uma página específica no Facebook, através do qual convidou 2,9 frequentadores da rede. 847 confirmaram presença e 84 disseram que talvez iriam à praça d’Abadia, mas, na prática, o espetáculo - comandado pelo maestro Marcos Arakaki, e exibido por 90 músicos, foi acompanhado por cerca de 4 mil pessoas.

Turnê gratuita
A turnê estadual tem apresentações gratuitas. Os concertos são patrocinados pelo Ministério da Cultura, governo de Minas e Algar Telecom, por meio das leis estadual e federal de incentivo à cultura. Em Uberaba, contou com o apoio da Prefeitura de Uberaba/Fundação Cultural.

A missa
Na postagem no Facebook, a orquestra revelou que a passagem de som estava marcada para as 19h - uma hora antes do concerto, justamente no horário em que começaria a missa na Igreja de Nossa Senhora da Abadia (que foi presidida pelo arcebispo metropolitano, som Paulo Mendes Peixoto). “Para que nem a música, nem as orações fossem prejudicadas, adiantamos um pouco os nossos ajustes e a missa terminou exatamente na hora marcada para o início da apresentação. E assim tudo correu muito bem” – diz o texto.

2ª edição
O texto do Facebook lembra que foi a “segunda viagem a Uberaba”, sendo que a primeira edição aconteceu em 2008. “E foi muito bom ver que, na plateia, tinha gente que nos assistia pela segunda vez, e lembrava, com carinho, da primeira passagem pela cidade” – afirma a postagem. 
_Fonte dos fatos e fotos: https://www. facebook.com/filarmonicamg?fref=ts

SINFONIA NA PRAÇA - Em rápida “carreira” solo, Mark John Mulley – o trombone principal da orquestra, faz passagem de som; visivelmente admirados, o arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrantes conferem os preparativos para o concerto, após a celebração da missa; na falta de espelho, o trompetista Daniel Leal encontrou outra forma para ajeitar a gravata; na falta de cadeiras (todas ocupadas), o jeito foi acompanhar nas bicicletas; de idades as mais variadas, o público se apaixona pela orquestra. Fotos: Alexandre Rezende