Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/06/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

A COPA É NOSSA...E O GASODUTO TAMBÉM! – Página/fan page da Prefeitura de Uberaba no Facebook está com foto nova no mural. Desde ontem, exibe imagem do prefeito Paulo Piau, a primeira-dama Heloísa Piau, secretários e servidores municipais, na porta do Centro Administrativo. Texto deseja paz na Copa do Mundo no Brasil. E de quebra, expõe o cartaz que cita o gasoduto Betim/Uberaba. Enerson Cleiton flagrou tudo

Paz e sucesso
Por sinal, os dois adversários políticos, mas de boa convivência, Paulo Piau (PMDB) e o deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes (PSD), usaram seus espaços no Facebook para pregarem paz durante a Copa do Mundo, e – óbvio, sucesso para a seleção de Luiz Felipe Scolari. MM e PP são desportistas assumidos e convictos e apaixonados por futebol...

Denúncia
On-line
(Exclusivo)

Assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, informa à colunista de Bastidores que será lançado, breve, o espaço Denúncia On-Line no site da instituição. Material está em fase de produção e será destinado ao recebimento de denúncias de cidadãos de todo o Estado relativas à propaganda irregular. 

1ª instância
Pessoal da comunicação do TRE/MG explica que o espaço está sendo criado de forma que a mensagem/denúncia incluída no sistema seja direcionada diretamente ao cartório eleitoral responsável pelo endereço (bairro, rua) onde a suposta irregularidade esteja ocorrendo. Caberá ao juiz eleitoral local exercer o seu poder de polícia, em caso da irregularidade ser constatada, e mandar retirá-la/cessá-la.

2ª instância
No entanto – lembra a assessoria do Tribunal, a eleição de 2014 ocorre em âmbito estadual, e a atribuição de julgar os casos, aplicando ou não multa, será apenas dos juízes do TRE, na capital. Os juízes de primeira instância apenas atuarão nesse poder de polícia local.

Comércio...
Vale lembrar: Sindicomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba fecharam acordo sobre os horários de funcionamento do comércio nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo. Para o comércio de rua, bem como para o Shopping Uberaba, foi determinada a liberação dos funcionários com antecedência de uma hora antes da partida, sem necessidade de retorno após a finalização do jogo.

...e a Copa
Para os estabelecimentos de gêneros alimentícios, foi determinada a liberação dos funcionários com antecedência de 30 minutos antes da partida, nas dependências do estabelecimento. Os funcionários deverão retornar ao trabalho 30 minutos após o término da partida. As empresas que exigirem a permanência de seus empregados em suas dependências deverão disponibilizar local adequado e televisores no horário de transmissão das partidas para que os funcionários possam acompanhar.

Empenhos anulados
Governo Paulo Piau está cancelando um total de R$ 11,4 milhões em créditos empenhados no exercício de 2012, que não foram processados, nem liquidados pela administração passada e, portanto, tiveram que ser anulados por falta de fundamentação legal para pagamento agora, na atual administração. Valores são os mais variados – alguns deles de R$ 0,01 (isso mesmo – centavo)...

De olho
no crime...

93 pessoas foram classificadas no processo seletivo promovido pela Prefeitura de Uberaba para contratar operadores de sistema de monitoramento – o chamado Olho Vivo, em implantação em Uberaba. Trata-se do resultado da primeira etapa do processo, que ainda tem prazo de recurso, para, então, entrar na fase de treinamento. Olho Vivo já está parcialmente em funcionamento, com 42 operadores contratados pela prefeitura.

Mais essa!
Secretaria de Estado de Saúde está orientando todas as Superintendências Regionais e os municípios mineiros sobre a importância da vigilância e da notificação de casos suspeitos da febre chikungunya. Ela é causada por um vírus e transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os possíveis casos estão sendo monitorados durante o período da Copa no Brasil que recebe a visita de milhares de turistas de todo o mundo. A Fundação Ezequiel Dias já está preparada para realizar os exames laboratoriais que detectam a doença.

Áreas ambientais
E um protocolo de intenções foi assinado entre o Instituto Estadual de Floretas/IEF e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais – Fetaemg, para o treinamento de 200 técnicos que serão multiplicadores do Cadastro Ambiental Rural. Os treinamentos estão previstos para acontecerem nas regionais de Uberaba, Montes Claros, Governador Valadares, Itaobim e Alfenas, além da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na ExpoZebu
Vale lembrar: a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural/CAR foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff (PT) na abertura oficial da 80ª ExpoZebu, em Uberaba. O decreto seria publicado dias depois, com as regras que vão permitir a recuperação ambiental rural prevista no novo Código Florestal. 

O OURO É NOSSO! – Turma do JORNAL DE UBERABA está trabalhando a caráter e torcendo muiiiiiiito pelo HEXA! Os funcionários do JU – que são OURO, querem OURO também para a seleção brasileira