Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 14/06/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PAIXÃO EM DOSE DUPLA – Promotor de Justiça José Carlos Fernandes Jr. usou seu perfil no Facebook pra fazer duas declarações de amor no dia 12 de junho: para a esposa Sandra Marques Fernandes, e para a seleção brasileira. “Seleção do meu Brasil amado em campo. Para o inferno os corruptos e seus capachos puxa-sacos, mas agora eu sou Brasil!” – disse ele.  Promotor em Uberaba ao longo de quase 16 anos, José Carlos é hoje membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Estado de Minas Gerais/GEPP.

Nem tanto ao mar...
Notícia publicada por Bastidores sobre pré-candidatura do vereador/1º secretário da Câmara de Uberaba, João Gilberto Ripposati (PSDB), procede apenas em parte. Ele realmente jogou a toalha e decidiu não ser candidato, conforme disse a coluna. Primeiro tucano com domicílio eleitoral na cidade a manifestar a intenção de disputar uma cadeira de deputado estadual, Ripposati se magoou com o fato de gente importante da legenda estar fazendo campanha para um candidato do PR/Uberaba.

...nem tanto à terra
Por outro lado, ao contrário do que afirmou a coluna, seu nome foi sim, homologado na convenção do PSDB, dia 10, em Belo Horizonte. A iniciativa foi do presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana, que tem incentivado Ripposati a manter a candidatura por entender que a decisão fortalece o partido em Uberaba. Marcus Pestana – segundo uma fonte, estaria disposto, inclusive, a buscar a parceria de um candidato a deputado federal para fazer dobradinha com Ripposati. 

Moral da história
O vereador – que não foi à convenção, estaria, por sua vez, disposto a dar um voto de confiança ao presidente estadual do PSDB, e aguardar o encaminhamento das articulações antes de dizer “sim” ou “não” em definitivo.

Convenção estadual
PMDB mineiro faz convenção hoje, das 9h às 14h, em Belo Horizonte, na rua Rodrigues Caldas, 30 – ou mais precisamente, na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. E é justamente numa das cadeiras da Assembleia que um único peemedebista de Uberaba terá seu nome homologado no evento deste sábado. Tony Carlos, que é presidente do PMDB/Uberaba, é candidato à reeleição de deputado estadual.

Convenção nacional
O PMDB nacional já realizou sua convenção dia 10, quando aprovou a continuidade da aliança PT/PMDB, com a chapa Dilma Rousseff e Michel Temer – respectivamente candidatos à reeleição para presidente e vice-presidente da República. O prefeito Paulo Piau, participou da convenção nacional, em Brasília, e é presença confirmada na convenção mineira. Tony Carlos – segundo declarações do próprio PP, é seu candidato a deputado estadual.

Majoritária
Na disputa majoritária, a convenção de hoje também segue a orientação nacional: PT/PMDB. Desta forma, os convencionais peemedebistas vão confirmar a candidatura do presidente estadual do partido, Antônio Andrade, a vice-governador, na chapa liderada pelo petista Fernando Pimentel. Por sua vez, Josué Alencar é o nome para a disputa pela única vaga de senador em Minas Gerais – que concorre com Antonio Anastasia (PSDB), que está na liderança das pesquisas.

Cintura
E assim que homologada a candidatura de Tony Carlos já serão dois candidatos a deputado estadual da base do prefeito Paulo Piau confirmadíssimos na disputa. O vice-prefeito Almir Silva já teve seu nome confirmado pelo PTdoB.

De volta ao lar
E amanhã, às 19h, será celebrada missa em homenagem a Frei Eugênio Maria de Gênova. Na cerimônia – que vai acontecer na Igreja de Santa Terezinha, será feita a entrega da  lápide do religioso que se encontrava na Universidade Federal de Uberlândia/UFU, e que foi resgatada pela Fundação Cultural de Uberaba, por determinação do prefeito Paulo Piau. Frei Eugênio foi o fundador da Santa Casa de Misericórdia de Uberaba (pelos idos de 1870).

Fervura à vista
E vem aí uma nova encrenca... ou melhor, a reedição de uma encrenca que fervilhou na administração Marcos Montes (PSD): o comércio de rua em Uberaba. O atual governo, que parece disposto a recolocar o dedo na ferida, convida a população – de mamando a caducando, pra audiência pública marcada para segunda-feira, 16h, no anfeteatro do Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba. Em pauta, o que fazer com o comércio ambulante – que MM havia transferido para o Centro Popular de Compra, mas que, na administração passada voltou a dominar ruas e praças da cidade.

Corpo presente
Deputado federal majoritário de Uberaba e já com a candidatura homologada pelo seu partido, o PSD – Marcos Montes, seguiu pra São Paulo, capital, onde participa da convenção nacional do PSDB. Evento acontece hoje, das 9h às 14h, no ExpoCenter Norte,  e vai oficializar a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República. Aécio participou da convenção estadual do PSD, dia 10, em Belo Horizonte, quando a candidatura de MM foi homologada.

Liderança...
Vereador e presidente do SDD/Uberaba, Luiz Dutra, está cada dia menos tímido com a função de líder do prefeito na Câmara Municipal... Os avanços podem ser observados através de sua participação no Facebook – que, de simples curtidas nas postagens de Paulo Piau, passaram para compartilhamentos, depois para comentários breves e leves, e agora, já estão bem ao estilo “sou sim, e daí?!”

...assumida
“Cada dia mostramos mais ação!”
_ Declaração de Luiz Dutra, no Facebook, se referindo às ações do governo municipal