Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 20/06/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

SAINDO NA FRENTE
As ciclofaixas – que têm movimentado os domingos e feriados de muita gente, inclusive do prefeito Paulo Piau, que está implantando a novidade em Uberaba, deve se tornar uma obrigatoriedade nacional para a liberação de empreendimentos novos, tipo conjuntos habitacionais por exemplo

Favas contadas
Independente de quem foi a responsabilidade e qual a falha que provocou acidente envolvendo um ônibus do transporte coletivo, anteontem, no centro de Uberaba, vale ressaltar que até os motoristas estão se queixando da velharia de muitos veículos. 

Antagonismo
Não é raro ouvir um motorista se queixar de que está preocupado com a situação do ônibus que ele dirige. Problemas vão desde campanhias que não funcionam, degraus com defeitos, até danos mais graves. Veículos novos de um lado ... veículos caindo aos pedaços de outro lado.

Mobilidade...
Ainda sobre mobilidade urbana, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que dispõe sobre a circulação de pedestres e ciclistas. A proposta altera a Lei 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. 

...urbana
De acordo com o texto, as ciclofaixas ou ciclovias passam a estar entre os requisitos de infraestrutura básica para implantação de empreendimentos habitacionais e nos projetos de regularização fundiária, inclusive os relacionados ao Programa Minha Casa Vida.

Passo dado...
Nem precisava lembrar que Uberaba saiu na frente... Há alguns meses, o governo Paulo Piau – até contrariando a alguns pessimistas, implantou ciclofaixas em vários pontos da cidade, já antecipando amplo projeto que vai estender o benefício a outros locais. 

Acessibilidade
O projeto aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano inclui calçadas, passeios e passagens de pedestres no rol da infraestrutura de mobilidade urbana, ao lado de vias e ciclovias. Também ganham prioridade nas diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a acessibilidade das pessoas com deficiência e os deslocamentos de pedestres. 

Bicicletas
Para o relator na comissão, deputado Paulo Foletto (PSB/ES), as medidas são importantes porque contemplam milhares de famílias de baixa renda que, a seu ver, serão estimuladas a usar bicicletas. E promove saúde, além de reduzir o número de carros em circulação.

PP e o PPP
Enquanto isso, o governo Paulo Piau põe Uberaba em destaque no site especializado PPP Brasil – Observatório das Parcerias Público-Privadas. Notícia informa que Uberaba publicou Procedimento de Manifestação de Interesse/PMI solicitando estudos de viabilidade sobre quatro projetos de concessão e parceria público-privada (PPP) considerados prioritários pela atual administração.

Hospital...
Um dos projetos do PMI é o que prevê a gestão, modernização, operação e manutenção do sistema de saúde do município, devendo-se considerar a participação da estrutura hospitalar no âmbito do sistema de saúde do município, a população a ser atendida e a articulação com os demais equipamentos hospitalares da região...

Conservação...
Outro projeto prevê a modernização, adequação e manutenção de unidades escolares, sob responsabilidade do município, visando ao direcionamento dos esforços municipais para a melhoria da gestão pedagógica, transferindo para o parceiro privado a execução das atividades não pedagógicas, ou seja, aquelas atividades de suporte escolar como a manutenção e a conservação predial, entre outras.

Novidades...
Os dois últimos projetos do PMI envolvem o tratamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) do município, contemplando a conversão térmica com aproveitamento energético; e a implantação de um novo terminal rodoviário.