Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 25/06/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CARNAVAL DOSE DUPLA - Carnavalesco Luiz Renato Rodrigues da Cunha – formador de opinião no Facebook, postou ontem, em seu mural, a arte acima. “Minha campanha agora é essa!!!” – disse ele.

Eleitorado atual
Se as eleições fossem hoje, Uberaba teria 219.338 eleitores aptos ao voto. Este é o número atualizado ontem, pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE, e diz respeito a Maio de 2014 – quando encerrou o prazo para o requerimento de novas inscrições ou transferência de domicílios. 

Eleitorado futuro
Entretanto, de acordo com o calendário eleitoral de 2014, os números finais serão divulgados em Julho – quando então, estará definido, oficialmente, o eleitorado apto a votar em outubro: dia 5 (1º turno) e dia 26 (2º turno). Apesar da possibilidade de alteração, esta deverá ser pequena em relação ao que foi antecipado ontem.

Eleitorado anterior
Vale ressaltar que o número atual representa 5.950 eleitores a mais do que o registrado em Outubro de 2012, quando aconteceram as eleições municipais – prefeito e vice, e vereadores. Eleitorado de Uberaba naquela oportunidade somava 213.388 pessoas.

Eleitorado facultativo
Entre os eleitores de Uberaba, 2.063 são menores de 18 anos – são 1.563 com 17 anos, e 500 com 16 anos de idade. Este grupo não é obrigado a votar, assim como os eleitores maiores de 70 anos, que somam 20.600 pessoas. No total, portanto, 22.663 eleitores de Uberaba têm direito ao voto facultativo.

Eleitorado por sexo
Sobre a atualização feita ontem, as mulheres mantêm a liderança em Uberaba. Elas são 116.974 eleitoras (53,33% do total). Os homens somam 102.151(46,57%). Outros 213 eleitores (0,10%) não informaram o sexo – segundo o TSE.

...E por falar nisso
Justiça Eleitoral alerta os partidos – que estão em pleno período de realização das convenções partidárias (10 a 30 de Junho): quem for lançar candidatos para os cargos proporcionais (deputados federais e estaduais) deve, desde logo, lembrar do preenchimento da cota mínima de 30% e máxima de 70% de candidatos por sexo. A distribuição dos percentuais entre os sexos é obrigatória.
     
Xô, maldade!
Pior do que os palpites sem pé nem cabeça são os desvirtuamentos de comentários alheios... Postei um texto ontem, em meu perfil pessoal no Facebook e houve quem tentasse deturpar minhas declarações com o objetivo de “diminuir” a importância do que eu disse. Nada como um dia (ou um ano) atrás do outro para conhecermos a personalidade verdadeira das pessoas.
 

O texto
(Na íntegra...)

“Além da IMENSIDÃO da publicidade para Uberaba no caso de a cidade ser tema da Grande Rio no carnaval 2015, é bom destacar que EMPRESAS (públicas e ou privadas) só investem naquilo que vale a pena para elas. Portanto, esta história de arrecadar o dinheiro para investir em saúde, educação etc. é irreal, hipocrisia, é fazer média... A Petrobras, Vale, CTBC, Bradesco, e outras, possuem seus próprios programas sociais, e não vão sair por aí, dando dinheiro para prefeituras investirem em UPAS e assim por diante. Por outro lado, a ideia de Uberaba atrair turistas e investimentos Brasil afora, e até mundo afora, são outros quinhentos! Vamos refletir antes de darmos palpites sem pé nem cabeça! Uma coisa é Saúde, educação, segurança, ação social... Outra coisa é marketing para divulgação das potencialidades do município!”

Sem registro...
Até o fechamento desta edição de Bastidores – no início da noite de ontem, nenhum candidato das eleições gerais de 2014 estava com registro devidamente deferido na Justiça Eleitoral. DivulgaCand2014 do TSE ainda estava limpinho...limpinho. Os partidos têm até dia 5 de Julho, sábado, para protocalarem o pedido de registro de seus candidatos – que deverão estar devidamente homologados pelas convenções até dia 30 de Junho.

Sem voo solo...
Consórcio Engefoto/Esteio não é mais a única licitante habilitada na concorrência para contratação da empresa que vai elaborar o projeto do gasoduto Betim/Uberaba. Saiu ontem, o resultado do julgamento dos recursos propostos pelas participantes que tinham sido inabilitadas pela Companhia de Gás de Minas Gerais/Gasmig – sócia do grupo que vai construir o gasoduto mineiro.

Companhias...
Consórcio Engefoto/Esteio ganha agora, duas concorrentes: Consórcio Gasoduto do Triângulo e Consórcio Erg - Sai – Prospecsolos. Não conseguiram provar a habilitação, e portanto, continuam fora do páreo: Comes América Latina Instalações Elétricas e de Instrumentação Ltda e Consórcio Gás Natural Fenosa Engineering do Brasil S.A/ HGA Hansa Geofísica e Aerolevantamentos Ltda.

O projeto
A empresa vencedora vai realizar os serviços de estudos aerofotogramétricos para fins topográficos e cadastrais, projeto de detalhamento, estudos ambientais e Levantamento cadastral e jurídico da Rede de Distribuição de Gás Natural: Linha Tronco Queluzito/Betim - Uberaba. O gasoduto vai abastecer a futura fábrica de amônia da Petrobras, em Uberaba.