Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 29/06/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

TRE/MG NO FACEBOOK - “Não existem regras muito fixas para a internet, mas é importante cuidado no julgamento e atenção a três fatores: a liberdade de expressão, a privacidade das pessoas e trabalhar para evitar a censura prévia.” (Desembargador Geraldo Augusto, novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em entrevista à imprensa)

Nem tanto...
E por falar em internet, o desembargador Paulo Cézar Dias, do TRE/MG, já deu uma indicação de como o Tribunal pretende agir: negou pedido do PT para que fossem retiradas, da página do Facebook de Pimenta da Veiga (pré-candidato a governador pelo PSDB), publicações que, segundo o partido caracterizariam propaganda eleitoral antecipada. 

...ao mar
Para o desembargador, as imagens em questão divulgam atividade político-partidária e não indicam violação ao direito de igualdade de oportunidades entre os candidatos. Pimenta da Veiga aparece em foto ao lado do presidenciável tucano Aécio Neves, com texto relativo às convenções nacional e estadual de Minas.

Aleluia!
Dos 167 profissionais recém-classificados em processo seletivo, agora somam 116 os médicos/plantonistas designados pelo governo municipal de Uberaba para atendimento na rede pública. Em resumo, só faltam 51. 

Explicadinho...
Presidente da Fundação Cultural e do PCdoB de Uberaba, Sumayra Oliveira, esclareceu nas últimas horas, em entrevistas à imprensa, a sua verdadeira opinião sobre a proposta de Uberaba ser enredo da Escola de Samba Grande Rio, em 2015, na Sapucaí. Disse que não tem nada contra a ideia, mas que gostaria que Uberaba também tivesse seu próprio carnaval de rua...Ah, bom! Ocorre que nos bastidores andaram dizendo que a integrante do 1º escalão do governo estaria criticando a ideia do chefe, Paulo Piau (PMDB).

Trabalho...
E para o pessoal que fica nas redes sociais reclamando que Uberaba não tem emprego, eis uma notinha de utilidade pública: a nova edição do Porta-Voz – jornal oficial do município, colocado no ar na noite de 27 de junho, sexta-feira, está recheada de editais de abertura de processos seletivos...

...aos montes
Eis a lista dos cargos oferecidos: dentista (endodontia; cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial; periodontia; prótese dental); pedreiro; coveiro; médico (pediatra; ginecologista; psiquiatra; oftalmologista); educação (educador infantil; Artes; Matemática; História; Geografia; Informática; professor de Educação Básica para os anos iniciais do Ensino Fundamental e professor de Educação Básica para os Anos Iniciais – PEB/PNAIC)...

Recapitulando...
Eleições para presidente da República e vice; governador e vice; senador; deputado federal e deputado estadual acontecem em dois domingos de outubro: dia 5 (1º turno) e dia 26 (em caso de 2º turno para presidente e ou governador).

PSTU tem pressa
E até o fechamento desta edição, apenas dois pré-candidatos homologados em convenção tinham pedido registro na Justiça Eleitoral. A dobradinha do PSTU - José Maria de Almeida (presidente da República) e Cláudia Alves Durans (vice), já está devidamente instalada no sistema DivulgaCand 2014, “aguardando o julgamento do pedido”. Pedido de registro pode ser feito até 5 de julho. Em Uberaba, o PSTU é presidido pelo advogado trabalhista Adriano Espíndola. 

Acéfalos
Até o fechamento desta edição, oito partidos políticos de Uberaba apareciam sem comando na listagem do Tribunal Superior Eleitoral/TSE: o PCB, o PPL, o PPS, o PSDC, o PSL, o PV, o PSOL e o PCO.

Nos trinques
Outros 24 partidos estavam com seus comandos regularizados na cidade. São eles: o PMDB; o PSD; o PT; o PSDB; o DEM; o PR; o PTC; o PHS; o PP; o PTB; o PSTU; o PRB; o PDT; o PCdoB; o PSB; o PSC; o PMN; o PRP; o PTdoB; o PRTB; o PTN; o PEN; o PROS; o SDD. 

Articulações...
Juiz diretor do Foro Eleitoral e titular da 276ª Zona de Uberaba, Lúcio Eduardo Brito, marcou para dia 2 de julho, às 13h30, audiência pública para nomeação dos mesários que vão trabalhar nas seções da jurisdição sob sua responsabilidade: grande parte de Uberaba e Delta.

...eleitorais
Por sua vez, os juízes eleitorais Andrea Luiza de Oliveira Dias Franco, titular da 326ª Zona (Uberaba/Campo Florido), e Adelson Soares de Oliveira, titular da 277ª Zona (Uberaba/Veríssimo), estão com os mesários de suas respectivas jurisdições já designados. 

Mesários
Não podem ser nomeados para compor as mesas receptoras de votos: os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge; os membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os que pertencerem ao serviço eleitoral; os eleitores menores de dezoito anos.

Mesários 2
A cada seção eleitoral corresponde uma mesa receptora de votos: um presidente, 1º e 2º mesários, dois secretários e um suplente – que devem ser nomeados pelo juiz eleitoral até dois meses antes da eleição, em audiência pública, anunciada pelo menos com cinco dias de antecedência.