Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 02/07/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ENTRE APLAUSOS E ABRAÇOS – Pão-de-ló é pouco pra dar o tom do que foi a visita do prefeito Paulo Piau às obras da rua Espanha/Boa Vista, no fim de semana! Vinte e cinco anos depois de muita luta, os moradores da rua e de suas proximidades estão acompanhando – de olhos arregalados, a duplicação, implantação de galerias e implantação de passeio e canteiro central na rua!!! Abraço do Sr. Valtinho e aplausos do presidente da Câmara, Elmar Goulart, são só algumas das demonstrações explicitadas pelos “boavistenses” das redondezas. (Foto: Enerson Cleiton)

Tira-teima
Depois do estrondo que foi a repercussão regional da pesquisa Ibope, eis que vem aí novo levantamento sobre a situação eleitoral em Uberlândia – a maior cidade da mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, com uma população estimada em 646 mil pessoas (459 mil eleitores). Prevista para ser divulgada hoje, a nova pesquisa foi realizada pelo instituto Veritá, que ouviu 1.060 eleitores entre os dias 26 e 30 de junho.

O Ibope
Divulgada dia 10 de junho, a pesquisa do Ibope caiu feito uma bomba em Uberlândia e na região. Levantamento espontâneo (único divulgado) revelou que quase 80% dos eleitores da cidade não sabem em quem votar para deputado.  E mais: apesar de o prefeito ser do PT (Gilmar Machado), o presidenciável Aécio Neves (PSDB) bateu a petista Dilma Rousseff.

Enquanto isso...
Uberaba e sua gente são vítimas constantes de um tipo específico de grupo: dos revoltados. A pessoa tenta ocupar um espaço - seja disputando eleição, seja lançando livros, seja escrevendo artigos em jornal, seja arrumando um trabalho na política, e, de repente, quando não consegue o sucesso almejado, parte para comentários agressivos nas redes sociais e nos bares da vida....

...nas redes sociais
Daí, culpa os políticos, a imprensa, a “elite” (que a gente nunca consegue saber verdadeiramente o que significa), o povo desinformado...e haja bode expiatório!!!! Tem dó, gente! Se não deu certo em Uberaba, tente em Uberlândia, no Rio, Maceió, ou então, tente outra coisa, aqui mesmo, em Uberaba, mas para de ficar procurando culpados pelo que não conseguiu!!!! A vida é dura pra todo mundo!

Dissidência
(Versão 1)

Deputado federal Aelton Freitas estaria a um passo de se tornar ex-presidente do PR de Minas Gerais. Deixou o comando da legenda para não ter que apoiar a coligação liderada pelo PSDB, e que tem Pimenta da Veiga por candidato a governador do Estado. Detalhe: deixar o cargo de presidente é o máximo que ele pode fazer, já que, se se desfiliar, não pode candidatar-se em 2014.

Dissidência
(Versão 2)

Por sua vez, o deputado estadual Antônio Lerin já é dissidente desde meses atrás, quando se viu entre a cruz e a espada com as candidaturas do senador Aécio Neves (PSDB) e do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República. Ambos o apoiaram – inclusive com presença em Uberaba, na campanha de prefeito em 2012. Neste caso específico, Lerin garantiu apoio a Campos, presidente nacional do seu partido, no 1º turno, e para Aécio – caso ele vá para o 2º turno.

Estilo mineiro
No caso da disputa em Minas Gerais, Antônio Lerin deixou claro desde o início que seu apoio é do candidato Pimenta da Veiga (PSDB) – em 1º, 2º, 3º e quantos turnos vierem! Esta semana, a executiva estadual do PSB decidiu lançar candidato próprio – o ex-prefeito de Juiz de Fora e ex-deputado Tarcísio Delgado. E mais: Lerin não está só nesta dissidência. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também assume apoio a Pimenta da Veiga.

...E no mundo animal
(Boa notícia...)

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou ontem, em caráter conclusivo, projeto que torna obrigatória em clínicas veterinárias e pet shops a venda fracionada de medicamentos de uso animal - ou seja, a venda dos produtos na quantidade exata à que foi pedida pelo veterinário. A prática já é adotada no comércio de remédios para seres humanos.

Duplicidades
Só na 326ª Zona Eleitoral de Uberaba correm seis processos de eleitores que se filiaram em mais de uma legenda. A juíza Andréa Luiza de Oliveira Dias Franco de Souza está intimando os envolvidos para que tomem ciência das decisões proferidas por ela. Duplicidade de filiação é dose pra elefante, né?! Ou melhor, se fosse elefante não esqueceria a filiação anterior...

De olho...
Mais uma dica de como o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, responsável pelo processo eleitoral 2014 no Estado, está cuidando dos assuntos virtuais... Juiz Paulo Rogério Abrantes determinou que o PT retire de sua página na internet, em seu Twitter e Facebook, nota em que acusa o candidato Pimenta da Veiga de estar cometendo crime eleitoral...

...no TRE/MG
Acontece que o assunto já foi levado pelo PT ao TRE/MG, que considerou regular a publicação de Pimenta da Veiga... Ainda assim, o PT continuou acusando o tucano de estar cometendo infração eleitoral. O PT tem prazo de 24 horas para retirada da nota e, em caso de descumprimento, vai ter que pagar multa de R$ 5 por dia. O PSDB também pediu direito de resposta – mas o juiz ainda não decidiu.