Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/07/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CONDOMÍNIO – Kaká Carneiro ganha o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais em “briga de condomínio”

 

Sem multa
Vereador Kaká Carneiro (PSL) vence disputa no Tribunal Regional Eleitoral. A Corte acatou recurso proposto por ele contra condenação referente às eleições de 2012, quando o comunicador de televisão (Kaká Se Liga) saiu das urnas com 3.966 votos – o 3º mais votado. Ele tinha sido condenado em 1ª instância a pagamento de multa por propaganda irregular. Síndica de um condomínio acusou o assessor do então candidato, que residia no local, de ter afixado um cartaz debaixo de sua janela.

DivulgaCand2014
Até o fechamento desta edição, eram apenas quatro, os pedidos de registro de candidaturas relacionados no sistema DivulgaCand2014 da Justiça Eleitoral. Outro dia esta coluna revelou os pedidos do PSTU: José Maria de Almeida (Zé Maria/16) para presidente da República e Cláudia Alves Durans para vice. Ontem, o sistema incluiu os pedidos do PRTB: José Levy Fidelix da Cruz (Levy Fidelix/28) para presidente da República e José Alves de Oliveira para vice. Prazo para pedidos de registro termina dia 5 de julho, sábado.

Denúncias On-Line
Conforme antecipou Bastidores na edição de 13 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, colocou ontem, no ar, o espaço Denúncia On-Line no site da instituição. Espaço é destinado ao recebimento de denúncias de cidadãos de todo o Estado relativas à propaganda irregular (https://apps.tre-mg.jus.br/aplicativos/php/denuncia).

1ª instância
Pelo sistema, o denunciante já pode preencher um formulário, direcionado automaticamente à zona eleitoral onde ocorreu a irregularidade e que será encarregada da fiscalização da propaganda eleitoral. O cidadão receberá um número de registro com o qual pode consultar o andamento do processo. Constatada a irregularidade, o juiz da zona eleitoral responsável poderá determinar a retirada da propaganda. Detalhe: o sistema não aceita denúncias anônimas, mas os dados pessoais do denunciante ficarão restritos à Justiça Eleitoral.
 

2ª instância
Vale lembrar, entretanto, que a eleição de 2014 ocorre em âmbito estadual, e a atribuição de julgar os casos, aplicando ou não multa, será apenas dos juízes do TRE, na capital. Os juízes de primeira instância apenas atuarão nesse poder de polícia local.
A partir do dia 6 de julho fica permitida a propaganda eleitoral.

Movimento gay
Movimento LGBT/Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, de Uberaba, homenageou personalidades que colaboram com a causa. Responsável pelo decreto que criou a Parada Gay em 2002, quando era prefeito, o atual deputado federal majoritário Marcos Montes (PSD), foi um dos lembrados pelo movimento. A chefe de Gabinete e vice-presidente do PSD/Uberaba, Mara Papini, representou MM – que estava em Brasília cumprindo atividades na Câmara.

Uma coisa é uma coisa...
...outra coisa é outra coisa
Ao contrário do que andaram dizendo por aí, a Praça de Alimentação do Shopping Uberaba está funcionando normalmente nos dias de jogos do Brasil. Assessoria do centro comercial lembra que a praça fica aberta das 11h às 23h, com alternativas para todos os gostos. Nesta sexta-feira, dia 4, quando o Brasil enfrenta a Colômbia, as lojas do mall abrirão às 10h e encerrarão o expediente às 16h, mas os clientes poderão levar as crianças para brincar no circuito do evento Smurfs Futebol Clube, depois do jogo, com Praça de Alimentação aberta.
 
Apesar do silêncio...
Juiz titular da 277ª Zona Eleitoral de Uberaba, Adelson Soares de Oliveira, acatou a filiação de Lawrence Borges ao PV. Pré-candidato a deputado estadual homologado em convenção, ele enfrentava problemas para confirmar a filiação, mas convenceu a Justiça Eleitoral. Chamada a se manifestar sobre o assunto, a direção estadual do PT “silenciou” – diz o magistrado na sentença. Mas, o Ministério Público Eleitoral foi favorável à filiação.

HAJA CORAÇÃO! – Postado no mural do pemedebista Fabiano Elias, no Facebook