Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 11/07/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CONTAS ANTIGAS - Babá Carlos Costa terá que contar com o apoio dos orixás pra se livrar de problema com a Justiça Eleitoral

Matemática
Carlos José Fernandes Costa – o Babá Carlos Costa, também conhecido como “príncipe do candomblé”, pode enfrentar problemas para conseguir a liberação de seu registro como candidato a deputado estadual pelo PMN. Na eleição municipal de 2012, então filiado ao PSDC, ele desistiu da candidatura a vereador, mas não prestou contas – como determina a legislação eleitoral, mesmo em casos de renúncia.

Sem nulidade
Em decisão proferida esta semana, o juiz diretor do foro eleitoral e titular da 276ª Zona de Uberaba, Lúcio Eduardo de Brito, negou o pedido de nulidade da sentença que condenou Babá Carlos por não prestar contas, lembrando que a decisão transitou em julgado. 

Chance...
Ao mesmo tempo, porém, o juiz reconheceu que a legislação permite que a prestação de contas seja feita extemporânea. O problema, segundo ele, é que Babá Carlos Costa, ao fazer isso, deixou de apresentar uma série de documentos.

...nem tão perdida
“Deixo de considerar a apresentação das contas da campanha de 2012, permanecendo a inadimplência até que ele apresente as contas corretamente” – concluiu o magistrado.

Minoria da maioria
Dos 22 candidatos com domicílio eleitoral em Uberaba que pediram registro na Justiça Eleitoral estão apenas duas mulheres. Apesar de o eleitorado ser maioria do sexo feminino (mais de 53%), só Angela Mairink (PRB) e Luciene Fachinelli (PSL) estão na lista do DivulgaCand2014. Ambas são casadas e possuem ensino superior completo.

Casados com 
ensino superior

Do total dos candidatos, 13 são casados; seis são solteiros; três são divorciados. Além disso, 14 possuem ensino superior completo; seis têm ensino médio completo; um declarou ensino superior incompleto; e um disse que tem o ensino fundamental completo.

Federal...
Na disputa pelo cargo de deputado federal, dos oito que pediram registro, sete são casados e um é solteiro. Do total, seis declararam ensino superior completo; um diz que tem ensino superior incompleto, e um completou o ensino médio. 

...e estadual
No caso da disputa pelo cargo de deputado estadual, dos 14 que pediram registro, sete são casados; quatro são solteiros, e três são divorciados. Além disso, oito possuem ensino superior completo; cinco completaram o ensino médio, e um tem ensino fundamental completo.

Primeira vez...
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais designou local para que – pela primeira vez, eleitores possam votar em trânsito, em Uberaba. Resolução do Tribunal Superior Eleitoral permite que, em 2014, os eleitores em trânsito no território nacional possam votar, no primeiro e ou segundo turno, para presidente e vice-presidente da República em urnas especialmente instaladas nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Até então, o voto em trânsito só era permitido nas capitais. 

...voto em trânsito
No caso de Uberaba, a escolhida foi uma seção da 277ª Zona Eleitoral, onde funciona o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Uberaba/Uniube  – Edifício Francisco Palmério, localizado na rua Lauro Borges, 121 – Bairro Estados Unidos.

Os gastos...
Samuel Pereira e Wagner Jr. – do PR, incluídos na edição de ontem, na lista de milagreiros, agora estão com a situação financeira regularizada no sistema DivulgaCand. Cada um deles indicou que vai gastar no máximo R$ 5 milhões. 

...e os milagreiros
Da lista dos candidatos a deputado estadual que apareciam no sistema com a previsão de zero de gastos, restam ainda, Luciene Fachinelli (PSL), Celso Borges (PRP), José Antônio dos Santos (PDT), Antônio Lerin (PSB), José Tiago de Castro e Glauco Marques – do PHS, e Maurício Magalhães (PEN). 

Xô, infidelidade!
Em decisão tomada pela executiva estadual, o PMDB de Minas Gerais deixa claro que não quer saber de infidelidade partidária na campanha de 2014. Material distribuído para os filiados, esta semana, é explícito nesse sentido.