Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 19/07/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

IMPERDÍVEL - Salão de convivência do Asilo Santo Antônio abre as portas dia 24 de julho, das 14h30 às 16h, para a exposição de trabalhos manuais dos seus moradores. Realizados sob a coordenação da professora Valéria e alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, os trabalhos vão encher os olhos dos visitantes. Os preparativos estão a mil por hora.

Estilo mineiro...
Pra acalmar os afoitos, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, avisa em seu site oficial: somente com a finalização dos julgamentos dos pedidos de registro de candidatura é que serão informados quais são os candidatos que vão concorrer nas eleições 2014 e quais foram considerados indeferidos. O julgamento vai incluir a totalidade dos pedidos de registro, ou seja, também aqueles que não sofreram impugnação. 

Muita calma...
Tribunal Regional Eleitoral dos mineiros faz ainda dois outros alertas: um deles é que nenhum registrado está impugnado antes do julgamento. “A concessão ou não do registro será definida pelo Tribunal, ao julgar caso a caso, até o início de agosto, depois da apresentação das contestações aos motivos apresentados contra as candidaturas impugnadas” – afirma o site do TRE/MG.

Para os 
desentendidos

O site cita as eleições gerais de 2010 como exemplo. Lembra que foram apresentadas 675 impugnações ao total de 1.790 pedidos de registro de candidatura. E que, ao final dos julgamentos, apenas 195 pedidos foram indeferidos.

...nessa hora
E ainda para os afoitos, vai outro alerta do Tribunal Regional Eleitoral... Da decisão do TRE, caberá ainda recurso ao Tribunal Superior Eleitoral/TSE e, enquanto o processo não tiver decisão final, o candidato poderá permanecer em campanha.

Nem virtual...
Por sua vez, o Tribunal Superior Eleitoral alerta que não envia e-mails a eleitores...E o motivo é que, com a proximidade das eleições, hackers costumam enviar e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral. Com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, as mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.

...nem real
O TSE também alerta que representantes da Justiça Eleitoral não realizam qualquer tipo de visita à residência de eleitor. Neste período pré-eleitoral, indivíduos costumam visitar eleitores, dizendo-se representantes da Justiça Eleitoral, buscando a coleta de dados pessoais. Alegam, para esse fim, assuntos diversos, como atualização de cadastro e cancelamento de título de eleitor.

Casal candidato
Não existe nada específico na legislação brasileira que impeça marido e mulher de se candidatarem a um mesmo cargo em uma mesma eleição proporcional – segundo pesquisa feita pela Seção de Produções Jornalísticas do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a pedido da colunista de Bastidores/JORNAL DE UBERABA, e do blog Conta-Gotas...Notícias.
Os pedidos
Uberaba convive com uma situação inédita. Até o fechamento desta edição, os advogados Anderson Adauto e Ângela Mairink – ambos filiados ao PRB, estavam cadastrados no DivulgaCand2014 da Justiça Eleitoral como requerentes de pedidos de registro para se candidatarem a deputado federal. O ex- prefeito de Uberaba (2005/2008 – 2009/2012) e sua esposa e ex-secretária municipal fizeram os pedidos em tempos diferentes. 

Os pedidos 2
Ângela Mairink pediu o registro dentro do prazo previsto para os partidos apresentarem os nomes homologados em convenção estadual, e as explicações eram de que ela “guardaria” vaga para o marido, que enfrenta problemas para ter o registro liberado por causa da lei da ficha-limpa. Dias depois, foi a vez de Anderson entrar com o próprio pedido – dentro do prazo permitido para o candidato homologado em convenção, mas não enviado pelo partido à Justiça Eleitoral.

Executivo
A resposta da Seção de Jurisprudência e Pesquisa é de que, no banco de dados de jurisprudência não foi encontrada decisão nos exatos termos usados pela colunista. Entretanto, decisões localizadas nos arquivos indicam que, de forma indireta, a inelegibilidade acontece somente na disputa para os cargos de prefeito, governador e presidente. Mesmo assim, quando os cônjuges estiverem se candidatando pela primeira vez, em cargos do Executivo, é possível concorrerem pela mesma chapa, por exemplo, como prefeito e vice.

Peteca não cai...
Titular da Secretaria de Educação de Uberaba, a professora Silvana Elias não deixa a peteca cair pros lados do prefeito Paulo Piau (PMDB)... Que o digam os frequentadores do Facebook! Cobrado pela demora na entrega de uniformes, Piau nem precisou responder: a companheira de gestão tratou de explicar o drama que é conviver com os aproveitadores de plantão.

Pois é...
Desde dezembro de 2013 – segundo Silvana Elias, o governo vem tentando adquirir os uniformes, mas se deparou com uma situação chocante: os participantes da licitação, classificados na primeira etapa, decidiram pedir um reajuste “exagerado” sobre os valores apresentados por eles mesmos. “Não achamos correto adquirir um produto por um preço de mercado e na hora da entrega recebermos pedido de valor em dobro do combinado” – desabafou ela.

Do povo
A secretária de Educação disse que está autorizada a entrada da criança na escola sem o uniforme... E concluiu: “Aplicar recurso público é aplicar dinheiro do povo e, nós estamos certos de que o povo merece respeito! Esperamos contar com a compreensão dos pais até que a nossa equipe encontre uma solução alternativa viável!”