Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 07/04/2013
Bastidores
Bastidores
Que sufoco!

Novas eleições municipais só acontecem em 2016 – para o mandato 2017/2020, mas os vereadores da atual legislatura já estão preocupados com a paternidade dos “filhos”: requerimentos, projetos, audiências, homenagens, e assim por diante. 

Em rede
No Facebook e em releases enviados por suas respectivas assessorias para a imprensa, pode-se notar o crescimento significativo de divulgação de atividades individuais, geralmente acompanhadas por fotos – que provam, mas não comprovam. O detalhe é que dois ou três vereadores fazem um mesmo requerimento, por exemplo, levam pessoalmente para o responsável pelo setor, fazem fotos ... e precisa dizer mais?

Novos tempos
Vai aqui um palpite da coluna: que os vereadores coloquem os neurônios pra funcionar em busca de ideias inovadoras. Alguns bons exemplos já andam chamando a atenção: o Parlamento Jovem (em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e o gabinete itinerante de Franco Cartafina (PRB); o escritório online de Luiz Dutra (PDT); a prestação de contas de 100 dias de mandato de Kaká Carneiro (PSL); os discursos independentes de Samir Cecílio (PR) em plenário...

Planejamento
Após dois meses enfrentando um embate técnico e jurídico, oficializa-se, enfim, a nomeação do engenheiro Cláudio Junqueira para comandar a Secretaria Municipal de Planejamento de Uberaba. Indicado por representantes da construção civil, o nome permaneceu em suspenso enquanto o embate era resolvido. Um familiar de Junqueira integrava direção de uma empresa que prestava serviços para a administração municipal.

Moral da história
Na edição de 6 de fevereiro, o JORNAL DE UBERABA (JU) antecipava que Cláudio Junqueira podia mandar fazer o terno para tomar posse... mais cedo ou mais tarde.

Rosa choque
(Versão 1)

Assumiu a Subsecretaria Municipal de Planejamento, a arquiteta, professora e servidora de carreira da Prefeitura de Uberaba, Maria Paula Meneghello. Filha do ex-vice-prefeito Benito Meneghello, ela integrou a comissão de transição de governo 2012/2013, indicada pelo prefeito Paulo Piau (PMDB).

A troca
O servidor de carreira Realino Oliveira – que comandava interinamente a Seplan desde o início do atual governo, acaba de assumir a Superintendência-Geral de Planejamento Urbano e Rural da Secretaria de Planejamento. O cargo era ocupado por Maria Paula.

Reforma
Os nomeados secretário e subsecretária já sabem que a pasta poderá passar por mudanças a médio prazo. É que o prefeito articula a “independência” da Superintendência de Projetos e Parcerias Intersetoriais – Seppai, que deve ser transformada em secretaria. Por sinal, dependendo do resultado da consultoria já iniciada pela Fundação Getúlio Vargas, a reforma administração poderá ser ampla, geral e irrestrita na prefeitura.

Rosa choque
(Versão 2)

E já que se falou em mulher no Planejamento, vale ressaltar que a Câmara de Vereadores acaba de declarar Cidadã Uberabense a ministra Miriam Belchior. Desde janeiro de 2011, ela comanda o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão no governo Dilma Rosseff (PT). Ex-mulher do prefeito de Santo André, Celso Daniel – assassinado em 2002, a ministra é petista, engenheira de alimentos e mestre em Administração Pública e Governamental pela Fundação Getúlio Vargas.

Eleições 2013
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba abre processo seletivo/eletivo para o Conselho Tutelar 1 – gestão agosto de 2013/janeiro de 2016. Conselheiro Tutelar, no exercício de mandato, não é considerado servidor público municipal, mas a remuneração (de R$ 2,5 mil) é feita pela Prefeitura de Uberaba. A eleição direta será dia 14 de julho.

As etapas
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar 1 dos Direitos da Criança e do Adolescente é composto de várias fases: inscrição, prova escrita, entrevista técnica, e vencidas estas etapas, a eleição através do voto secreto e direto do eleitor, regularmente inscrito na Justiça Eleitoral. Inscrições acontecem até 26 de abril de 2013, na sede do Comdicau - na rua Artur Machado, 553, das 9h às 17h.


Maria Paula Meneghello assume o lado rosa choque na direção da Secretaria Municipal de Planejamento de Uberaba. É a nova subsecretária.