Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 09/04/2013
Bastidores
Bastidores
Jesus toma conta!

Além dos 30 partidos já existentes no país, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, recebeu pedidos de permissão para coleta de assinaturas com vistas à instalação de 18 novas legendas. Para criar um partido, os interessados devem reunir pelo menos 101 eleitores, com domicílio eleitoral em, no mínimo, um terço dos Estados.

Gosto pra tudo...
A lista divulgada pelo TRE/MG inclui novidades como o PDSP - Partido Democrático dos Servidores Públicos e o PTS - Partido da Transformação Social, além de legendas idênticas, tipo o PMB - que tanto pode ser o Partido da Mulher Brasileira quanto o Partido Militar Brasileiro; até a velha e triste conhecida ARENA - Aliança Renovadora Nacional.

Enredo
E por falar em legendas, a Comissão Executiva Municipal Provisória do Partido Trabalhista Nacional - PTN/Uberaba, acaba de ser destituída pelo comando estadual, que volta a ter poderes administrativos sobre a sigla. Pelo menos os filiados, os jornalistas e os interessados de um modo geral podem, agora, saber a quantas anda o partido. Ao longo do processo eleitoral de 2012, o PTN pulou de galho em galho - ora com determinação judicial em favor de Guilherme Martins, ora com determinação judicial em favor de Flávio Pires... 

Acéfalos
Por enquanto, portanto, dos 28 partidos existentes legalmente em Uberaba, três estão sem comando: o PTN, que teve a última provisória destituída; o Partido Social Democrata Cristão - PSDC, que até dia 24 de fevereiro era presidido por Hermany Júnior, o J.Júnior; e o Partido da Social Democracia Brasileira - o poderoso PSDB do senador e candidato a presidente da República, Aécio Neves, e do governador Antonio Anastasia. A provisória do PSDC e o diretório do PSDB - que foi presidido por Luiz Cláudio Campos até 31 de março, estão com a validade vencida.

Ligeirinhos
Já a turma do poderoso Partido do Movimento Democrático Brasileiro - o PMDB do prefeito Paulo Piau, não quis saber de conversas paralelas sobre o comando da legenda. Como revelou o JORNAL DE UBERABA (JU), com exclusividade, na edição de sábado, dia 6, o comando estadual teve pressa em prorrogar a Comissão Executiva Municipal Provisória. Com vigência assegurada para até domingo, 7 de abril, a recondução foi antecipada dia 5. Eduardo Palmério continua na presidência por mais três meses.

Vale tentar...
Presidente do PRB Jovem de Minas Gerais, o vereador Franco Cartafina se formou em Direito e iniciou sua vida política na Universidade de Uberaba - Uniube, presidindo, por mais de uma vez, o Diretório Acadêmico Leopoldino de Oliveira - Dalo. Neste fim de semana, voltou ao campus para disputar a Corrida da Saúde. Não ficou entre os primeiros colocados, mas ganhou uma medalha da organização, pois concluiu a prova. E de quebra, foi convidado pelo coordenador do evento, professor Silas Queiroz, para fazer a entrega de troféus a alguns dos vencedores.

Força estadual
Deputado federal Aelton Freitas reuniu as principais lideranças uberabenses de seu partido - o PR, neste fim de semana, para oficializar o que já vinha sendo comentado nos bastidores: que ele vai assumir a presidência do PR de Minas Gerais. Está assim, explicado, portanto, o motivo de Aelton ter transferido a presidência do PR/Uberaba para Eduardo Ferro, se mantendo na condição de vogal.

Olha ele aí...
O deputado Aelton Freitas - que tem domicílio eleitoral em Uberaba, atualmente é o 1º vice-presidente do PR/MG. O presidente é o também deputado federal Bernardo Vasconcellos Moreira, de Belo Horizonte. Detalhe: é dele a emenda, em tramitação no Congresso Nacional, que tira poderes do Ministério Público na apuração de crimes, e que tem mobilizado promotores de Justiça de todo o país, inclusive de Uberaba.

Força municipal
E voltando à reunião do final de semana, em Uberaba, a turma do PR comemorou - pela milésima vez, com pão-de-queijo e cafezinho, o resultado das eleições municipais de 2012. Estavam presentes o vice-prefeito eleito e empossado dia 1º de janeiro de 2013, radialista e ex-vereador Almir Silva; o vereador novato e mais votado da história da cidade, Samir Cecílio, e ainda o vereador reeleito Samuel Pereira. E precisava mais?!

2ª instância
Até na tarde de ontem, nenhum advogado do prefeito Paulo Piau (PMDB) estava inscrito para fazer a sustentação oral do cliente na sessão de julgamentos do TRE/MG, na quinta-feira. Como informou o JU, com exclusividade, na edição de domingo, o Tribunal marcou para o dia 11 de abril o julgamento da ação de investigação eleitoral proposta pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) contra o prefeito. Até ontem, o advogado Rodrigo Ribeiro Pereira - que defende o autor da ação, era o único inscrito para fazer a sustentação oral, em plenário.

Os defensores
Ao todo, 23 advogados estão relacionados na ação - sendo que 17 deles são defensores do deputado Antônio Lerin, derrotado no 2º turno das eleições majoritárias de Uberaba. Estes advogados têm a função de convencer a Corte do TRE de que Paulo Piau deve perder o mandato. Até agora, os seis defensores de Piau levam vantagem. Convenceram o Ministério Público de Uberaba e do Estado e a Justiça Eleitoral de Uberaba de que o prefeito é inocente das acusações de uso do poder econômico e compra de votos.


DESRESPEITO - Drama que azucrina a vida da população - e tema de toda campanha eleitoral, a fila está com tudo e não está prosa. A imagem da foto se repetia ontem, por exemplo, em todas as casas lotéricas de Uberaba.