Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 29/07/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

AGITOS ELEITORAIS – Marcos Montes e Afrânio Lara acertam os ponteiros para 2014 

Raças na política
Dos mineiros que pediram registro para candidatar-se em 2014, nada menos do que 1.087 são brancos – segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral. Eles representam 57,88% do total. Outros 587 (31,26%) se declararam de cor parda, enquanto 187 (9,96%) afirmaram que são negros. Do total, 16 (0,85%) disseram que têm a cor/raça amarela, e apenas um (0,05%) é indígena. 

Multas...
Pelos menos dois candidatos com domicílio eleitoral em Uberaba enfrentam problema extra com o pedido de registro no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. O TRE/MG mandou o processo para a primeira instância – 326ª Zona Eleitoral, requerendo informações urgentes “sobre todas as multas” referentes ao deputado federal e candidato à reeleição Aelton Freitas (PR). Assessoria Técnica da Judiciária detectou que ele “não está quite com a Justiça Eleitoral”...

...e prestação
de contas

Outra encrenca localizada pela Assessoria Técnica Judiciária do Tribunal diz respeito ao deputado estadual e candidato, em 2014, a deputado federal, Adelmo Leão (PT). Ele tem prazo de 72 horas para apresentar certidão de que quitou o que deve. De acordo com a assessoria jurídica do TRE/MG, Adelmo Leão apresenta “irregularidade na prestação de contas” de eleição anterior.

Liberados
Enquanto isso, mais candidatos uberabenses foram liberados ontem, pelo Tribunal: Maurício Magalhães (PEN), José Tiago de Castro (PHS), Josimar Rocha (PT). Bem como o delegado Heli Andrade (PEN) – uberabense com domicílio em Araxá. Já estavam aptos: Wagner Jr. (PR), Samuel Pereira (PR), e Tony Carlos (PMDB). Todos eles são candidatos a deputado estadual.

Julgados...
Em sua primeira estatística oficial sobre candidatos que tiveram o pedido de registro devidamente julgados, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais indicou que apenas 37,25% de concorrentes para a Câmara dos Deputados e 62,75% dos que disputam cadeiras na Assembleia Legislativa já estão aptos. Em contrapartida, só dez candidatos estão inaptos – oito a deputado estadual e dois a deputado federal, a maioria por motivo de renúncia.

...e prazo final
Em 21 de outubro, quinta-feira, portanto, 45 dias antes das eleições, todos os pedidos de registro de candidatos a governador, vice-governador, senador, suplentes e deputados federais e estaduais deverão estar julgados pelos tribunais regionais e publicadas as respectivas decisões. Neste mesmo dia, todos os pedidos de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República deverão estar julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Contas
Antes disso, dia 2 termina o prazo para que os partidos políticos, os comitês financeiros e os candidatos enviem à Justiça Eleitoral o primeiro relatório discriminado dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram. Dia 6 de agosto, quarta-feira, a Justiça Eleitoral vai divulgar, através da internet, o primeiro relatório.

Horário eleitoral
Dia 12 termina o prazo para os tribunais eleitorais realizarem sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito. E dia 19, terça-feira, começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Apoios...
Um dos primeiros candidatos de Minas Gerais com registro deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral, o deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes, soma apoios declarados e trata de divulgá-los em sua página oficial no Facebook...

...declarados
MM já tem apoio do candidato a senador, Antonio Anastasia (PSDB) – que mandou até vídeo gravado; do vereador Afrânio Cardoso Resende (Pros) - presidente das Comissões Permanentes de Orçamento e Finanças e de Segurança Pública da Câmara de Uberaba; e da suplente de vereador Néia Pereira (PSDC). 

Ausências...
Anderson Adauto e Ângela Mairink – que pediram registro para se candidatarem a deputado federal em 2014, optaram por não marcar presença na inauguração do comitê da coligação Minas Pra Você, em Uberaba. Ambos são filiados ao PRB, legenda que integra a coligação junto com o PT/Pros/PMDB.

...e presença
Por outro lado, o evento contou com a presença do deputado federal Aelton Freitas... Ele é filiado ao PR, que integra a coligação Todos Por Minas – junto com PSDB/PP/DEM/PSD/PTB/PPS/PV/PDT/PMN/PSC/PSL/PTC/PTN/SDD. O deputado chegou a renunciar à presidência do PR/Minas por discordar da aliança da legenda com o grupo que banca as candidaturas dos tucanos Aécio Neves a presidente, Pimenta da Veiga a governador, e Antonio Anastasia a senador.