Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/08/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ELO DE LIGAÇÃO - Inaugurada em 1896 e desativada há mais de 20 anos, a Estação Buriti, com linha férrea que ligava as duas maiores cidades do Triângulo/Alto Paranaíba, foi repassada para a Prefeitura de Uberaba e acaba de ser tombada pelo patrimônio histórico. A estação fica, segundo historiadores, quase exatamente (mesma distância) entre Uberaba e Uberlândia

Nos finalmentes
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais intensifica os mutirões para concluir, até terça-feira, dia 5 de agosto, todos os julgamentos de pedidos de registro de candidaturas para 2014. Detalhe: pelo calendário eleitoral, os TRE’s têm até dia 21 de agosto para a finalização dos julgamentos.

Tudo em ordem
Candidato à reeleição, o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) regularizou a situação, inclusive no que se refere à previsão de gastos máximos na campanha. Ele diz que pretende investir até R$ 3,5 milhões. Pedido de registro foi deferido.

Pendências
Até o fechamento desta edição, na tarde de ontem, dos 24 candidatos com domicílio eleitoral e/ou relações próximas com Uberaba, cadastrados no DivulgaCand, apenas quatro pedidos ainda não tinham sido julgados...

Boca da botija
Estavam pendentes os pedidos de Babá Carlos Costa (PMN) e José Antônio dos Santos, o Marujo (PDT) – para deputado estadual, e de Aelton Freitas (PR) e Anderson Adauto (PRB) – a deputado federal. Com exceção de Babá Carlos, os demais já apareciam na condição de conclusos para o relator.

Nova relatoria
Especificamente sobre o processo de Anderson Adauto, houve um pequeno “desvio” ontem. É que a então relatora, juíza Alice Birchal, deixou o TRE/MG porque venceu seu período na Corte. Pedido de registro foi para a Assessoria Técnica da Secretaria Judiciária redistribuir o processo para o novo relator, o juiz Wladimir Rodrigues Dias. 

Recapitulando
(Federal)

E assim, quando esta coluna foi fechada, estavam devidamente julgados e aprovados os registros dos candidatos a deputado federal Marcos Montes (PSD), Adelmo Leão (PT), Ronaldo Rocha (PRP), Lawrence Borges (PV), Gleibe Terra (PSB), Caio Narcio (PSDB) e Ângela Mairink (PRB). 

Recapitulando
(Estadual)

Para deputado estadual estavam julgados e liberados: Antônio Lerin (PSB), Luciene Fachinelli (PSL), Tony Carlos (PMDB), Almir Silva (PTdoB), Edson Santana (PPS), José Tiago de Castro (PHS), Maurício Magalhães (PEN), Celso Borges (PRP), Glauco Marques (PHS), Josimar Rocha (PT), Wagner Jr. (PR), Samuel Pereira (PR), Heli Andrade (PEN).

Recapitulando
(Renúncia)

Pra lembrar: o 25º candidato (ainda cadastrado) desistiu da disputa. Trata-se do vereador Marcelo Machado Borges (DEM), cujo registro chegou a ser deferido anteontem, mesma data do anúncio da desistência.

Preservada
Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba aprovou, por unanimidade, o tombamento da Estação de Trem Buriti, localizada na região do calcário próximo à comunidade rural da Palestina. A estação é um bem inventariado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o passo seguinte será a revitalização do local.

As casas do feitor e do padre
E o prefeito Paulo Piau (PMDB) não perdeu tempo. Tratou de baixar decreto oficializando o tombamento. A medida inclui a capelinha de São Sebastião e seu entorno; caixa d’água; a casa do telegrafista; lavanderia; a casa do feitor; a casa do trolinho; o cruzeiro; o coreto e a casa do padre. 

Modernidades...
E por falar no Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, já não se fazem mais preservações como antigamente... Em tempos modernos, não resta outra alternativa aos conselheiros a não ser aprovar algumas concessões... 

...e concessões
Por exemplo: a instalação de um sistema de alarme no prédio do Arquivo Público, localizado na Mogiana; um elevador com estrutura metálica em painel de vidro na Câmara Municipal; e a colocação de ar condicionado na sede da Fundação Cultural de Uberaba – estes dois últimos, na praça Rui Barbosa.