Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 02/08/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PARQUE DOS DINOSSAUROS - Triângulo Mineiro ganhou as páginas especializadas dos principais veículos de comunicação do Brasil – incluindo o jornal Estadão (impresso) e o Bol (internet), com matérias sempre ilustradas com foto de L.Adolfo. Em pauta: a localização de dinossauros em Campina Verde

Manchetes
Expedição paleontológica financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e destinada à coleta de fósseis põe o Triângulo Mineiro na ordem do dia. Integrada por dez pessoas do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, a equipe fez descobertas inéditas e que já movimentam a comunidade científica.

Concorrente
à altura

Foi descoberto em Campina Verde, por exemplo, um fóssil de uma nova espécie de crocodiliforme baurusuquídeo, de tamanho grande, que competia com os dinossauros terópodes (carnívoros). O crânio tinha 38 cm de comprimento e ele possuía uma dentição altamente especializada para hábitos carnívoros. Além do crânio, também foi encontrada a maior parte do esqueleto do fóssil – que viveu há cerca de 90 milhões de anos.

Estudos e exposição
De acordo com as reportagens, os geólogos, paleontólogos e técnicos da equipe trabalharam durante cinco dias na expedição. A próxima etapa do trabalho é a preparação do exemplar e o início dos estudos científicos para futura publicação. Os recursos deste projeto são provenientes do MCTI (Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovação). Além disso, será feita a reconstrução paleoartística para disponibilização em mostra pública no Museu dos Dinossauros, em Peirópolis.

Os federais
Ao contrário do que foi dito aqui ontem, o registro do deputado estadual Adelmo Leão (PT) ainda não foi julgado pela Justiça Eleitoral. Ele pediu liberação para disputar o cargo de deputado federal em 2014. Desta forma, dos nove candidatos a deputado federal com domicílio eleitoral e/ou relações próximas com Uberaba, cadastrados no DivulgaCand, já foram julgados e liberados: Marcos Montes (PSD), Ronaldo Rocha (PRP), Lawrence Borges (PV), Gleibe Terra (PSB), Caio Narcio (PSDB) e Ângela Mairink (PRB). 

Os estaduais
Dos 16 candidatos a deputado estadual, estavam julgados e liberados até o fechamento desta edição, ontem: Antônio Lerin (PSB), Luciene Fachinelli (PSL), Tony Carlos (PMDB), Almir Silva (PTdoB), Edson Santana (PPS), José Tiago de Castro (PHS), Maurício Magalhães (PEN), Celso Borges (PRP), Glauco Marques (PHS), Josimar Rocha (PT), Wagner Jr. (PR), Samuel Pereira (PR), Heli Andrade (PEN) e Luís Renato Gomes (PMN).

Que sufoco!
Ainda estavam encrencados até o fechamento de Bastidores os pedidos de Babá Carlos Costa (PMN) e José Antônio dos Santos, o Marujo (PDT) – para deputado estadual, e de Aelton Freitas (PR), Adelmo Leão (PT) e Anderson Adauto (PRB) – a deputado federal. Com exceção de Babá Carlos, os demais pedidos já apareciam na condição de conclusos para o relator.

Balanço
Tribunal Regional Eleitoral de Minas já julgou quase 1.200 dos 1.900 pedidos de registro de candidaturas apresentados até o dia 5 de julho e após essa data, em pedido individual de registro, preenchimento de vagas remanescentes e substituições. Balanço foi divulgado ontem, no site do TRE. Até o momento, há 19 pedidos de renúncia já homologados e 42 indeferimentos publicados.

Documentos...
De acordo com o Tribunal, o motivo mais frequente de indeferimento é a ausência de documentação obrigatória, como fotografia, comprovante de escolaridade, cópia de documento de identidade, certidões, entre outros, e de contestação à impugnação do pedido pelo pretendente ao cargo eletivo. Em muitos processos, estão ausentes todos os documentos obrigatórios.

...e até filiação
Corte Eleitoral mineira, atendendo a requerimento do procurador regional eleitoral, Patrick Salgado, tem determinado o encaminhamento de cópia dos processos ao Ministério Público Eleitoral. Outras causas de indeferimento são a falta de quitação eleitoral por não apresentação de prestação de contas de campanha e por problemas na filiação partidária.

Que partido é esse?
(Perguntar não ofende...)
O que leva um partido político a pedir registro de um candidato sem providenciar o básico, tipo comprovante de filiação, fotografia, escolaridade, documento de identidade, e por aí afora?

Especialistas
Vale conferir “Procedimentos Operacionais Padrão em Enfermagem”. De autoria das enfermeiras Thaís Santos Guerra Stacciarini e Marina Hygina Ribeiro Cunha, a obra será relançada pela editora Atheneu dia 8 de agosto. O 1º lançamento aconteceu pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM em 2011, com distribuição gratuita e tiragem de 1.300 exemplares.

Padronização
As autoras fazem parte do Serviço de Educação em Enfermagem do Hospital de Clínicas da UFTM e explicam que a obra tem como “objetivo padronizar, passo a passo, todas as operações ligadas à realização de procedimentos de enfermagem em hospitais, com base em princípios científicos e de humanização”. Relançamento acontece durante o 17.º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em Belém/PA.