Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 05/08/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

FAZENDO HISTÓRIA - O prefeito Paulo Piau (PMDB) e a primeira-dama Heloísa Piau – ao fundo, dividiram as honras com o entregador Benedito Sebastião Coelho - o Pelé, durante o lançamento dos selos alusivos aos 90 anos do Mercadão de Uberaba. O selo personalizado foi divulgado pelos Correios durante o evento comemorativo dos 90 anos, domingo, dia 3. (Foto: Enerson Cleiton)

Ufa!
E finalmente alguns candidatos de Uberaba se desencrencaram com a Justiça Eleitoral. A segunda-feira foi boa para o deputado federal Aelton Freitas (PR) – candidato à reeleição; o deputado estadual Adelmo Leão (PT) – candidato a federal, e o comunicador e desportista José Antônio dos Santos (PDT) – candidato a estadual. Os três estão liberados pelo Tribunal Regional Eleitoral/MG.

Dose dupla
Impugnado pela Procuradoria Regional Eleitoral, Adelmo Leão conseguiu provar que está quite com suas prestações de contas de campanhas anteriores. Certidões emitidas pela 276ª Zona Eleitoral de Uberaba foram acatadas pelo TRE/MG, entendendo que houve “um equívoco no lançamento”. Outra pendência dizia respeito a um entrevero de Adelmo no Tribunal de Justiça. Constatou-se, no final, que se trata de discussão sobre o pagamento de honorários periciais, e portanto, segundo o TRE/MG, “ irrelevante para este feito”.

Nada consta
Por sua vez, José Antônio dos Santos – o Marujo, apresentou certidões criminais da Justiça Federal e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – documentos que não tinham sido entregues por ele e que despertaram as suspeitas do Ministério Público. Notificado da impugnação, ele tratou de pedir as certidões negativas.

Tudo ok
No caso de Aelton Freitas, a Procuradoria Regional Eleitoral apresentou ação de impugnação ao registro de candidatura, sob o argumento de que ele não apresentou os seguintes documentos: certidão criminal fornecida pelo Supremo Tribunal Federal/STF; certidão de objeto e pé do processo e a procuração com poderes especiais para assinar declaração de bens. Além disso, foi alegado que ele não estava quite com a Justiça Eleitoral. Aelton provou o contrário, em todas as acusações.

Que sufoco!
Até o fechamento desta edição de Bastidores, só dois candidatos de Uberaba ainda sofriam a angústia do suspense. Babá Carlos Costa – candidato a deputado estadual, ainda não tinha convencido o relator do seu processo no TRE/MG. Ele é acusado de não ter prestado contas de uma candidatura anterior e de ter faltado a uma eleição. E, finalmente, tem Anderson Adauto (PRB) – candidato a deputado federal, cujo julgamento ainda está pendente. 

Os federais
E assim, dos 25 políticos com domicílio eleitoral e/ou relações próximas com Uberaba, cadastrados no DivulgaCand, já foram julgados e liberados pelo TRE os candidatos a federal: Marcos Montes (PSD), Ronaldo Rocha (PRP), Lawrence Borges (PV), Gleibe Terra (PSB), Caio Narcio (PSDB), Ângela Mairink (PRB), Aelton Freitas (PR) e Adelmo Leão (PT).

Os estaduais
Dos candidatos a deputado estadual, estavam julgados e liberados até o fechamento desta edição: Antônio Lerin (PSB), Luciene Fachinelli (PSL), Tony Carlos (PMDB), Almir Silva (PTdoB), Edson Santana (PPS), José Tiago de Castro (PHS), Maurício Magalhães (PEN), Celso Borges (PRP), Glauco Marques (PHS), Josimar Rocha (PT), Wagner Jr. (PR), Samuel Pereira (PR), Heli Andrade (PEN), Luís Renato Gomes (PMN) e José Antônio dos Santos (PDT).

Chororô
E a comemoração do aniversário do deputado federal Marcos Montes (PSD), ontem, pelos assessores e amigos, em seu escritório regional de Uberaba, teve choradeira que não acabava mais. Chorou o aniversariante por causa dos discursos dos amigos, e choraram os amigos por causa dos próprios discursos e do discurso do aniversariante.

Quórum
E por falar em Marcos Montes, já são dois os vereadores que assumiram, na página oficial da campanha, o apoio à candidatura dele: Ismar Vicente (PSB) e Afrânio Lara (Pros). Dizem que vem muito mais por aí... 

Edital
Coordenadora da equipe técnica do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, Maria Aparecida Manzan, divulgou, ontem, no Facebook, a íntegra do edital do concurso público “Um Novo Olhar sobre o Mercado Municipal de Uberaba”. O concurso de fotografias está sendo promovido pela Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Fundação Cultural de Uberaba e do Conphau, em comemoração aos 90 anos do Mercadão.

Um novo olhar
Podem participar do concurso somente fotógrafos que residam na cidade e que sejam amadores – ou seja, que não utilizem suas fotografias para quaisquer fins profissionais. Os trabalhos inscritos no concurso deverão ser inéditos, não sendo permitida nenhuma veiculação anterior (livros, jornais, revistas, peças gráficas, CDs, DVDs, e Books, Site, Mídia, On-Line). Somente serão aceitas fotografias produzidas durante o período de inscrição. Cada concorrente poderá participar com até três fotografias, produzidas por qualquer tipo de dispositivo fotográfico.

Barrados
É proibida a participação de membro da comissão organizadora, da comissão de seleção e premiação, bem como de seus cônjuges, familiares ascendentes, descendentes ou colaterais, até o primeiro grau, ou de quem quer que, de uma maneira ou e outra, esteja envolvido com a realização do concurso. 

Barrados 2
É proibida ainda a participação de pessoas jurídicas, funcionários da Prefeitura, permissionários e funcionários do Mercado Municipal, seus cônjuges, familiares ascendentes, descendentes ou colaterais, até o primeiro grau, ou de quem quer que, de uma maneira ou e outra, esteja envolvido com a realização do concurso.

Prazos
Os interessados poderão realizar sua inscrição, de forma gratuita, na sede da Fundação Cultural de Uberaba, na praça Rui Barbosa, nº 356, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de  segunda-feira a sexta-feira, até dia 10 de outubro de 2014. Julgamento será realizado de 13 a 31 de outubro, e os nomes dos vencedores serão divulgados dia 5 de novembro. Além disso, todos os vencedores serão comunicados através de telefone e/ou e-mail para efeito de recebimento dos seus respectivos prêmios.