Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 10/04/2013
Bastidores
Bastidores
Umbanda

Leitor/eleitor que viu o vereador Kaká Carneiro (PSL) entrando em um terreiro de Umbanda dia destes, quase deu duas sapitucas: uma, de curiosidade, e a outra, porque, segundo ele, o vereador, apesar de conhecê-lo, passou de fininho, como se nunca o tivesse visto antes. No que se refere à curiosidade, vai aqui a explicação: o vereador estava colhendo subsídios para o projeto que declara de utilidade pública o Centro Espírita de Umbanda Cabana do Aimoré.

Movimento
O local das gravações - o salão nobre com suas pinturas históricas, já é suficiente para atrair o público. Além disso, entretanto, a jornalista Evacira Coraspe e seus convidados estão dando um show no programa Movimento. Levado ao ar pelo Legislativo de Uberaba, o programa tem duração de 30 minutos, e é exibido toda sexta-feira, às 15h30, simultaneamente no Canal Câmara (canal digital 61.1 UHF) e na TV Universitária (Canal 5). Também é reprisado às sextas-feiras, às 21h, na TV Universitária, e às terças-feiras, às 13h30, no Canal Câmara. Vale conferir!

O tomate nas eleições 2014
Com eleições presidenciais marcadas para 2014, o governo federal e seus aliados estão fazendo das tripas o coração pra desviar a atenção do eleitorado para o reajuste nos preços do tomate. Enquanto isso, os que aprovam o governo - com ótimo, bom e regular, esquecem de que o tomate é só um dos produtos com alta de preço. Acontece que a inflação está de volta com força total, e os alimentos - o que é pior, são os vilões da hora.

Desvios
Dengue já anda atrapalhando até os eventos formais de Uberaba. Na homenagem prestada, na semana passada, ao empresário e promotor cultural Gilberto Rezende e à historiadora Maria Antonieta Borges, só o dono da Casa do Folclore compareceu. Maria Antonieta permaneceu em casa sofrendo com os sintomas da dengue.

Qualquer semelhança...
E a gente acaba de descobrir que política é que nem amor: antes um "não" do que a indiferença. Em entrevista recente, o prefeito Paulo Piau (PMDB) se queixou de que a empresa Azul Linhas Aéreas não deu retorno a uma proposta feita por ele. "Se a resposta for positiva, será ótimo, mas se não for, vamos buscar alternativas. O pior de tudo é a não resposta" - lamentou.

Especial
Associação Brasileira de Reabilitação e Alfabetização de Crianças Especiais - Abrace, está enfrentando dificuldades e precisando de apoio. A entidade, que existe em Uberaba desde 2001, atende, atualmente, a 42 alunos, enquanto mais de uma dezena está na lista de espera. A fundadora e presidente, pedagoga Liliane Martins, observa que a instituição conta com recursos do município e doações de empresas e da comunidade. Endereço: rua Guia Lopes, 230, bairro Abadia. Telefone: (34) 3332-2576. E-mail: abrace uberaba1@gmail.com.

Prata da casa
Vem aí, "Papo Sem Cabeça" - uma obra assinada pela jornalista uberabense, Ana Luiza Brasil (ex-jornal Lavoura e Comércio). Lançamento acontece em 23 de abril - que ela faz questão de lembrar que é Dia de São Jorge, numa terça-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 19h, na Alternativa Cultural. O livro é um coletânea de escritos da autora, e vale a pena conferir. Atualmente, ela reside em Florianópolis (SC).

Posse republicana
E conforme anunciou a coluna Bastidores na edição de ontem, o deputado federal Aelton Freitas - que tem domicílio eleitoral em Uberaba, assumiu o comando do PR - o Partido da República, em Minas Gerais. Em reunião com os aliados de Uberaba, no final de semana, Aelton oficializou o que já vinha sendo comentado nos bastidores: sua ida para a presidência do PR/MG. Ele já estava se preparando para isso quando transferiu a presidência do PR/Uberaba para Eduardo Ferro.

Força local
Aelton Freitas - que era o 1º vice-presidente do PR/MG, já tinha o que comemorar, mesmo antes de assumir o comando estadual. Em nível municipal, o PR/Uberaba, então presidido por ele, saiu das eleições de 2012 com o vice-prefeito eleito - o radialista e ex-vereador Almir Silva; e com dois vereadores: o novato e mais votado da história da cidade, Samir Cecílio, e o reeleito Samuel Pereira. 

Política e políticos
Enquanto isso, Marcos Montes - presidente do PSD/Uberaba e vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, não está perdendo tempo e espaço. Fez questão de marcar presença na Corrida da Saúde na Universidade de Uberaba - Uniube. Não participou da disputa, mas, a convite da coordenação do evento, entregou o troféu para a atleta Maria Lúcia Alves Vieira Moraes, que ficou em segundo lugar. Moral da história: coordenadores de atividades na Uniube estão cada dia mais parecidos com o chefe - o reitor Marcelo Palmério. Haja jogo de cintura!


A psicóloga Fátima Oliveira é a entrevistada desta semana, da jornalista Evacira Coraspe, no programa Movimento