Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 08/08/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

DE MALA CHEIA – João Gilberto Ripposati só esperou Márcio Eli se ajeitar na nova sala de trabalho para comparecer com suas reivindicações

Pedidos mil
1º secretário da mesa diretora da Câmara de Uberaba, vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), está em Belo Horizonte desde quarta-feira, circulando de um lado pro outro com a mala cheia de reivindicações. Fez voo rasante, por exemplo, na poderosa Secretaria de Estado de Governo, onde está instalado o também uberabense Márcio Eli Almeida Leandro.

Para todos
Entre as reivindicações levadas pelo vereador – que é servidor de carreira licenciado da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/Epamig, está o fortalecimento da entidade e da sua coirmã Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas/Emater. Ripposati também quer apoio do governo do Estado na liberação de crédito para as associações de produtores.

Poderes
Vale lembrar que Márcio Eli assumiu recentemente o comando da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais. Ele era secretário-adjunto e substituiu o então secretário Danilo de Castro – considerado o principal articulador político do grupo aecista, e que está coordenando as candidaturas tucanas de Aécio Neves a presidente, Antonio Anastasia ao Senado e Pimenta da Veiga a governador. 

Batendo...
Filiados e/ou lideranças importantíssimas do PMDB/Uberaba, incluindo um ex-presidente, estariam batendo asas para o ninho tucano – onde todos já pousaram em outras épocas. Eduardo Palmério – ex-presidente do PMDB, e Mauro Umberto Alves, atual assessor Geral de Planejamento Orçamentário (com status de 1º escalão) do governo Paulo Piau, já presidiram o PSDB.

...asas
Dizem as más línguas que também participaram de uma reunião pra lá de interessante com o secretário-geral do PSDB/Uberaba, Luiz Cláudio Campos, outros dois ex-tucanos, em vias de retorno: o advogado e ex-controller municipal Otoniel Inês Sobrinho e Eleiçon Mariano, este último recém-eleito presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro.

Grudes
E por falar em tucanato, o presidente do PSD/Uberaba, coordenador do PSD Triângulo Alto Paranaíba e vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, Marcos Montes, anda mais próximo do PSDB do que possa imaginar a vã filosofia de qualquer um. Além das caminhadas e carreatas promovidas em cidades da região, MM e os candidatos Pimenta da Veiga (governador) e Antonio Anastasia (senador) – além de Aécio Neves (presidente), estão juntinhos na avenida Leopoldino de Oliveira, em Uberaba. Ou melhor: os dois comitês são janela a janela. 

Outros olhares
E o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Paulo César Soares (SDD), anda articulando muiiiiiiito... Pelo menos é o que circulava ontem, nos bastidores da política local, com indicações de que ele está preparando o lançamento da candidatura do ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) a deputado federal. Objetivo seria fazer isso no domingo em plena feira d’Abadia. 

Indeferimento
Paralelamente, o ex-prefeito (segundo nota distribuída por ele para alguns veículos de comunicação) estaria preparando recurso contra a decisão unânime do TRE/MG, que indeferiu sua candidatura. Nada impede que AA continue fazendo campanha apesar do indeferimento, mas, entre gregos e troianos da política e do Direito, ninguém tem dúvida de que ele deveria começar, desde já, a fazer campanha para sua mulher, Ângela Mairink (PRB).

Na telinha
Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão – que começa dia 19 de agosto e vai até o dia 2 de outubro, está devidamente distribuída em Minas Gerais. Dos principais candidatos, Pimenta da Veiga, da Coligação Todos Por Minas, ficou com o maior tempo, com 8’05 (em cada bloco), seguido pelo candidato da Coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel, com 5’52...O candidato da Coligação Minas quer Mudança, Tarcísio Delgado, ficou com 1’36. 

Na ordem do dia
Maior rede social do mundo no momento – xodó no Brasil, o Facebook ganhou uma sessão quase inteira no Tribunal Superior Eleitoral/TSE. Por unanimidade, o plenário entendeu que a rede pode e deve ser usada pelas campanhas eleitorais. 

Honra e verdade
O plenário do TSE reconheceu, ao acompanhar o relator, ministro Henrique Neves, que a liberdade de expressão do eleitor deve ser total e que a interferência da Justiça Eleitoral deve se dar somente nos casos em que há ofensa à honra ou divulgação de fato sabidamente inverídico.

Ao pé da lei
No caso de partidos políticos e candidatos, além do respeito à honra, deve ser seguido – segundo o TSE, o princípio de igualdade de chances entre os candidatos e as proibições de propaganda paga ou divulgada por pessoas jurídicas ou órgãos governamentais.

Eleitor
Advogado Sebastião Severino – ex-coordenador do Programa de Defesa do Consumidor/ProconUberaba, ex-presidente do PT/Uberaba e assessor do deputado estadual (candidato a federal) Adelmo Leão, do PT, se mudou para Varginha. Mas, faz questão de comunicar aos amigos que, em 2014, ainda vota em Uberaba.