Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 19/08/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

VIOLEIROS – Sueli Arantes assume a presidência da primeira diretoria da Associação dos Violeiros de Uberaba (Foto: Enerson Cleiton)

Viola de ouro
Recém-criada sob as bênçãos do empresário, promotor cultural e conselheiro do patrimônio artístico e histórico da cidade, Gilberto Rezende, e apoio da Fundação Cultural/Prefeitura de Uberaba, a Associação dos Violeiros “Viola de Ouro” dá posse, hoje, à sua primeira diretoria. Na presidência: Sueli Arantes Borges. 

Estratégias
Escolha da líder da associação – que já presidiu a Fundação Cultural, tem fortes ligações com a cultura, inclusive, como presidente da Liga das Escolas de Samba, Sueli Arantes tem tudo a ver com agradar a gregos e troianos. Ela não é violeira, mas realizou festivais da viola e conhece o assunto, e justamente por não integrar este ou aquele grupo específico, imagina-se que será agregadora.

É divertido
e gratuito

Começa hoje, finalmente, pra alegria de muitos e tristeza de outros, o horário eleitoral  no rádio e na televisão. A propaganda vai até dia 2 de outubro e, portanto, três dias antes do primeiro turno, que esse ano será no dia 5. 

Pra começar
Os programas em bloco para presidente e deputado federal serão os primeiros a serem exibidos, nesta terça-feira, e voltam a ser veiculados nas quintas-feiras e aos sábados. Nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras serão veiculados os programas dos candidatos a governador, senador e deputado estadual. 

Marque
na agenda

No rádio, a propaganda pode ser ouvida na parte da manhã (7h às 7h50) e no período da tarde (12h às 12h50). Na televisão, o horário eleitoral gratuito pode ser amado ou odiado no período da tarde (13h às 13h50) e à noite (20h30 às 21h20).

Conta-gotas
As inserções, que, segundo a legislação eleitoral, devem ter até 60 segundos, serão exibidas durante a programação normal das emissoras, entre 8h e 24h, e distribuídas em 30 minutos diários. 

Duplicidade
Vereador de primeira viagem, comunicador de televisão (programa Kaká Se Liga), filiado ao PSL e ex-vice-líder do governo Paulo Piau na Câmara é, agora, o novo líder. E já começou a função mostrando dupla personalidade. Kaká Carneiro disse, ontem, em plenário - “como vereador”, que o governo cometeu muitos erros no encaminhamento do projeto do Plano Diretor. Logo em seguida – “como líder do governo”, pediu desculpas aos interessados no projeto que já se mobilizaram e desmobilizaram várias vezes por causa do entra-sai de pauta.

Carapuça
E aos desinformados que andam defendendo voto nulo nas redes sociais, com o objetivo de anular as eleições de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral/TSE está alertando: de acordo com a Constituição Federal de 1988 - em seu artigo 77, parágrafo 2º, “é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos.” Deu pra entender?

Ação inútil
Em resumo, os votos em branco e os nulos simplesmente não são computados. Por isso, mesmo quando mais da metade dos votos for nula não é possível cancelar uma eleição. Segundo a legislação, o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Por sua vez, o voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

Moral da história
Quanto mais voto branco e/ou nulo, mais corre-se o risco de se eleger os piores candidatos.

Nota 1.000
Vereador Afrânio Cardoso (Pros) protocolou, ontem, projeto de lei, na Câmara Municipal, que, se aprovado, obrigará a divulgação do cardápio servido na merenda escolar de Uberaba. Justiça seja feita.

Eleição
futebol clube

Turma do terrorismo político anda dizendo que a passagem meteórica do advogado Rodrigo Mateus pela presidência do Nacional Futebol Clube teve a ver com o presidente do PMDB/Uberaba, deputado estadual Tony Carlos. Dizem as más línguas – e as boas também, que, por ser chefe de Gabinete do Tony, o quase-ex-quase presidente do Naça iria atrair, no comando do clube, uma tremenda confusão pros lados do deputado - que é candidato à reeleição.

MARKETING - Paleoartista uberabense Rodolfo Nogueira postou em seu mural no Facebook a foto aí acima, com a jornalista Fátima Bernardes, captada dia 13 de agosto, quando ele esteve no programa Encontro, na TV Globo, para mostrar seu trabalho com dinossauros. E mais: revela, no mural, que tem recebido mensagens de mães de todo o país, dizendo que os filhos querem ser paleoartistas. “Imaginem o tamanho da minha satisfação em inspirar crianças por esse Brasilzão!”, comemora o idealizador da empresa Rodolfo Nogueira Prehistoric Factory, especialista em Design Científico, e que faz reconstituições virtuais tridimensionais de animais em vida, esqueletos e paleoambientes