Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 21/08/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CONTATOS - Prefeito Paulo Piau recebeu ontem a visita do embaixador Murade Isaac Murargy, secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, e presenteou o ilustre visitante com o emblema do governo municipal. Murargy, que foi embaixador de Moçambique em Brasília por seis anos, antes de assumir o cargo na CPLP, busca aproximação com Uberaba, que ainda este ano deve sediar um evento envolvendo o Timor-Leste, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Portugal (Foto: Denis Silva)  

Cavalheiro
E por incrível que pareça coube ao prefeito Paulo Piau (PMDB) sair do seu lugar e buscar uma cadeira para que a primeira presidente da recém-criada Associação dos Violeiros “Viola de Ouro”, Sueli Arantes, pudesse tomar lugar à mesa dos trabalhos, na própria posse, anteontem, na sede da Fundação Cultural de Uberaba. Chiiiiiiiiii...

Guerrilha
Com honrosas exceções (ainda bem), o Facebook tem sido palco de péssimos exemplos por parte de candidatos, de parentes de candidatos e de aliados de candidatos. São péssimos exemplos na Língua Portuguesa (Jesus toma conta!); péssimos exemplos na falta de democracia (todo mundo tem que concordar); péssimos exemplos na falta de educação (discordam com grosseria e xingatório)...

Gestão de sucesso
Com um minuto de atraso, a coligação Minas Pra Você - PT/PMDB/PCdoB/PROS/PRB, estreou ontem, no horário eleitoral gratuito, o programa destinado à campanha majoritária do Estado (governador e senador) e de deputados estaduais. Fernando Pimentel (PT) investiu no sucesso de sua gestão à frente da Prefeitura de Belo Horizonte...

Torturas
O ex-prefeito de BH lembrou que foi reeleito com 74% dos votos, e que saiu com 80% de aprovação popular. Também recordou que foi preso e torturado pela ditadura militar e avaliou que o sofrimento o tornou mais tolerante. A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, pediu votos para o colega de partido.

Papo família
Dona do maior tempo no horário eleitoral dos candidatos a governador, a coligação Todos Por Minas - PSDB/PP/DEM/PSD/PTB/PPS/PV/PDT/PR/PMN/PSC/PSL/PTC/SD, se estendeu pela vida familiar do candidato Pimenta da Veiga (PSDB). Sempre ilustrando com muitas imagens/fotos, o tucano voltou ao passado para ressaltar a condição de professores, de seus pais, sobre os irmãos, as escolas onde estudou, as ruas onde morou, os filhos e ainda contou com a participação da esposa com quem vive há 25 anos, Anna Paola. 

Atentado
Pimenta da Veiga Também lembrou que foi o primeiro deputado a denunciar, em plenário, o envolvimento do então regime militar no atentado à bomba ocorrido na noite de 30 de abril de 1981 no Pavilhão Rio Centro, onde acontecia um show pelo Dia do Trabalhador.

De pai pra filho
Os dois principais candidatos a governador dividiram as atenções com os dois principais concorrentes à única vaga de senador por Minas Gerais. Josué Alencar (PMDB), da coligação Minas Pra Vocês, usou 100% do tempo para falar sobre o pai – o empresário e ex-vice-presidente José Alencar. O programa divulgou, inclusive, depoimento do ex-vice, em que ele fala sobre ética na política. 

Educação
Pra contrariar o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação – SindUte, que não esconde a preferência petista, o candidato a senador da coligação Minas Para Todos abriu e fechou o programa falando sobre suas ações na educação enquanto governador de Minas Gerais. Antonio Anastasia (PSDB) lidera todas as pesquisas divulgadas até agora e está rindo à toa.

Pratas da casa
E apenas dois candidatos a deputado estadual de Uberaba fizeram a estreia ontem: José Tiago de Castro (PHS) e Tony Carlos (PMDB). Portanto, ainda faltam 13 candidatos com domicílio eleitoral e/ou relações próximas com Uberaba, para expor o semblante na telinha. No caso dos candidatos a deputado federal, a situação não foi muito diferente na estreia do dia 19. Apareceram no ar Marcos Montes (PSD), Adelmo Leão (PT) e Aelton Freitas (PR). Ainda faltam cinco.

Abrangência
Já nomeada, mas ainda não empossada – e talvez por isso mesmo, a pouca divulgação dada pelo site da instituição ao assunto, a nova reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, enfermeira Ana Lúcia de Assis Simões, vai assumir uma escola com 25 cursos de graduação em funcionamento, outros oito autorizados pelo Ministério da Educação, além de cursos de pós-graduação, fora as dezenas de programas de residência médica, e um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos do Brasil.

Pra milhão
Pois é...Vale lembrar que a  UFTM assumiu, em setembro de 2009, o complexo sediado em Peirópolis, e integrado pelo Museu dos Dinossauros, o Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, além das instalações físicas da Rede Nacional de Paleontologia. Números da própria UFTM indicam que o ponto turístico recebeu mais de um milhão de visitantes de 1.200 municípios e 44 países nos últimos anos.

Poderes
E assim, computando ainda, um Hospital de Clínicas e um orçamento de mais de R$ 250 milhões por ano, a nova reitora da UFTM tem tudo pra assumir um lugar de destaque no poder local e regional. A nomeação de Ana Lúcia, pela Presidência da República, foi assinada dia 12 de agosto e publicada dia 13 no Diário Oficial da União, para entrar em vigor dia 19 de agosto.