Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/08/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

FESTA SURPRESA - Aniversariante deste 23 de agosto, o prefeito Paulo Piau foi surpreendido no dia anterior, ao chegar em seu gabinete, na Prefeitura de Uberaba, por um rápido, mas agitado “parabéns pra você”... Com direito à presença da família, conforme revela o flagrante de Enerson Cleiton

 

Saúde mental na infância

Muita gente de Uberaba se preparando para marcar presença no IV Simpósio de Atualização em Saúde Mental e Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - HC/FMRP, da USP. Evento internacional é organizado pelo Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade do HC, que trabalha com os transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes, provocados pelo abuso de álcool e drogas.

Alcoolismo

Simpósio será realizado dia 6 de setembro, um sábado, a partir das 8h30, no Espaço de Eventos, Bloco Didático da FMRP, campus da USP em Ribeirão Preto, na avenida Bandeirantes, 3.900. E a conferencista principal desta edição será a especialista Diane Black, presidente da European Fetal Alcohol Spectrum Disorders Alliance (EUFASD) – uma organização europeia que congrega sociedades de vários países, devotadas à prevenção dos Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal e da Síndrome Fetal do Álcool.

 

Imperdível

Os temas - Genética, Diagnóstico e Tratamento do Autismo; e Transtornos do Espectro Fetal Álcool, serão abordados por Diane Black; Lavinia Schüler Faccini, presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica; Margherita Midea Cuccovia, coordenadora e cofundadora do Centro Ann Sullivan do Brasil; Maria Luiza Zamboni Grecco e Mirella Losapio, psiquiatras da Infância e Adolescência; e Erikson Furtado, professor da FMRP.

 

...E na UFTM

E em Uberaba, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Ebserh está convocando mais 110 profissionais para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. Eles foram aprovados em concurso. São 13 médicos, quatro assistentes sociais, 44 enfermeiros assistenciais, um fisioterapeuta para terapia intensiva, um físico, dois nutricionistas, 24 técnicos de enfermagem, um psicólogo organizacional, 19 assistentes administrativos e um técnico em segurança do trabalho.

 

Acordos

Parceria entre o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual/Pace da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu e a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra tem apresentado resultados – segundo a assessoria da Aciu. Entre 7 de julho e 19 de agosto, 415 cartas foram enviadas aos devedores da Cohagra, somando, ao final, 306 conciliações. O total – mais de R$ 1 milhão, será pago em parcelas pelos mutuários em dívida.

 

Moral da história

Segundo a Aciu, já foram pagos até agora, mais de 80% do montante relativo à primeira parcela dos acordos.

 

Justiça seja feita

Advogado Tiago Melo Ribeiro comemora uma vitória importante na Justiça do Trabalho de Uberaba.  Conselheiro da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, o advogado trabalhista convenceu o juiz Marcos Cesar Leão, da 2ª Vara, de que seu cliente – funcionário da Usina Uberaba, tem direito a indenização por danos morais e materiais, por ter presenciado a morte de um colega no setor de moenda da empresa.

 

A tragédia

O trabalhador – que viu o companheiro ser triturado pela moenda, passou a sofrer Transtorno de Estresse Pós-traumático, com quadro de melhora após o tratamento, permanecendo, contudo, num quadro depressivo/ansioso residual. “A culpa da reclamada pelo infortúnio é evidente, pois uma falha nos procedimentos de manutenção da empresa provocou a morte de um de seus empregados, colega de trabalho do autor, com o qual desenvolvia tarefa poucos instantes antes do sinistro” – avaliou o magistrado.

 

Danos morais

e materiais

Por outro lado, segundo o juiz, “o perito não estabeleceu a incapacidade definitiva”.

E assim, negou o pagamento de seguro, entre outros pedidos permanentes, mas condenou a Usina Uberaba a pagar R$ 20 mil por danos morais, além de pensão mensal, acrescida do décimo terceiro salário e do terço constitucional sobre as férias, a fim de recompor as efetivas perdas verificas. A empresa foi condenada ainda, “a custear as despesas com o tratamento do trabalhador, psicológico e psiquiátrico, além de suportar as despesas com medicamentos, até o fim da convalescença”.

 

Domingão...

Companhia Energética de Minas Gerais/Cemig informa que neste domingo, dia 24, vai fazer a substituição de componentes da rede de distribuição urbana de Uberaba, e que, para isso, vai interromper o fornecimento de energia entre 8h e 13h, DM vários locais...

 

...sem luz

Estão na lista, as ruas Ituiutaba, Paraíso, Dolores Cunha Campos, Boa Esperança, Terezinha Campos Waack, Alexandre Campos, Vera Cruz, Lauriston Prata, Cruzeiro do Sul, Novo Horizonte, Conceição das Alagoas, Raul Terra, Tristão de Castro, Angélica, Teófilo Ontoni, Coronel José Ferreira, São Benedito, Epitácio Pessoa...

 

E mais...

Faltará luz nas ruas Rafa Cecílio, Rodolfo Machado Borges, Bela Vista, Tenente Joaquim Rosa, Major Eustáquio, Vereador Francisco Prata, José de Alencar, Onofre Cunha Rezende, avenida Barão do Rio Branco, alameda Vitório Varotto, praça Princesa Isabel e Ângela, nos bairros Jardim Alexandre Campos, São Benedito, Centro e Vila Maria Helena.  

 

Recursos

Recursos do ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) e do babá Carlos Costa (PMN) contra o indeferimento de seus registros já estão devidamente instalados no Tribunal Superior Eleitoral/TSE. No caso de babá Carlos Costa, candidato a deputado estadual, o recurso já foi distribuído para a ministra Luciana Lóssio, e está com vista para o Ministério Público. Candidato a deputado federal, AA também aguarda uma decisão.