Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 28/08/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

UBERABA TRABALHA – Benedito Coelho, o Pelé, é personagem especial no Mercado Municipal. E apesar de aposentado (após uma longa luta), ele não parou de trabalhar

Boa ideia
Peça publicitária da Prefeitura de Uberaba que está sendo veiculada na TV com o título “Uberaba Trabalha” é show de bola, levando em conta a participação de pessoas reais e conhecidas na cidade. Exemplo é o depoimento do mais famoso entregador de Uberaba – Benedito Sebastião Souza Coelho, o Pelé, do Mercado Municipal.

Maravilha
Pelé fala sobre a felicidade de estar conquistando sua casa própria. “É uma beleza, uma maravilha; a emoção que sinto é de ser feliz por ter a casa própria” – afirma ele. Na recente comemoração dos 90 anos do Mercadão, Pelé dividiu com o prefeito Paulo Piau (PMDB) as honras de postar os primeiros selos criados pelos correios em alusão ao evento.

A notícia...
Nem bem o JORNAL DE UBERABA ganhava as ruas e a internet, ontem, com Bastidores anunciando que o recurso do ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) contra indeferimento de sua candidatura já está concluso para julgamento no Tribunal Superior Eleitoral, e a caixa de mensagens da coluna ficou lotada com um mesmo assunto...

...e a repercussão
A notícia enviada por pessoas de variadas cores partidárias era de que o TSE barrou a candidatura de José Roberto Arruda (PR) ao governo do Distrito Federal. A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral rejeitou o registro da candidatura, mantendo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que negou o pedido com base na Lei da Ficha Limpa, norma que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça. 

As contas
E os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros têm de hoje - 28 de agosto, até 2 de setembro, para entregar, à Justiça Eleitoral, a segunda prestação de contas parcial da campanha. A divulgação dos dados da segunda parcial será no dia 6 de setembro. A prestação de contas final deve ser enviada até 30 dias depois da realização das eleições. 

O Plano Diretor
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM realiza, hoje, a partir das 10h, no auditório B, a cerimônia de divulgação de seu Plano Diretor Estratégico. O documento é resultado do projeto de Capacitação na Gestão dos Hospitais Universitários Federais do Sistema Unificado de Saúde - SUS, coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.

Dose dupla
E amanhã, às 19h, acontece a posse da primeira reitora da UFTM, que, quebrando mais um tabu, é enfermeira em vez de médica. Ana Lúcia de Assis Simões – eleita pela comunidade da UFTM e já nomeada pela Presidência da República, faz o evento festivo na sede da Associação Comercial, Industrial e de Derviços/Aciu.

Línguas
E amanhã um representante da embaixada americana no Brasil faz voo rasante em Uberaba para a inauguração oficial do escritório do EducationUSA. E no dia seguinte, tem evento na praça Rui Barbosa, com foco na educação ambiental. Tudo patrocinado e organizado pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – Icbeu.
 
2016 vem aí...
Em sua movimentação rumo às eleições municipais de 2016, o 2º secretário do Conselho Deliberativo da Associação de Moradores do Bairro Morada do Sol, o estudante de História Aleff Madruga, 20 anos, acaba de lançar seu blog (madrugauberabamg. blogspot.com.br). Página é aberta com notas da coluna Bastidores (edição de 24 de julho de 2014).

Tentativa
E ainda sobre 2014, a Câmara dos Deputados fará duas sessões deliberativas na primeira semana de setembro: uma no dia 2, às 19h, e outra no dia 3, às 9h. Os projetos que serão votados ainda não foram definidos e só devem ser acertados em reunião de líderes. Tradicionalmente, a Câmara dos Deputados e o Senado realizam duas semanas de esforço concentrado em ano de eleições gerais, uma em agosto e outra em setembro. Detalhe: nem sempre dá certo.

Corrupção 1
E com nada menos do que 141 propostas de combate à corrupção tramitando por ali, o site oficial da Câmara dos Deputados acaba de divulgar reportagem especial sobre o assunto. A matéria ressalta que, apesar dos esforços das instituições e do aprimoramento da legislação, o Brasil ainda ocupa a 72ª posição na lista dos países considerados mais limpos ou livres de corrupção. 

Corrupção 2
O ranking, elaborado pela ONG Transparência Internacional, com sede na Alemanha, mede a percepção da corrupção em 177 países. O Brasil está bem atrás de vizinhos como Uruguai, na 19ª posição, ou o Chile, na 22ª. Vale a pena conferir: (http://www2. camara.leg. br/camaranoticias/noticias/DIREITO-E-JUSTICA/473266-COMBATE-A-CORRUPCAO-AVANCA,-MAS-RESULTADO-AINDA-E-INSATISFATORIO. html).