Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 02/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

VISITA ILUSTRE -  Dom Paulo Mendes Peixoto, em uma de suas celebrações na Igreja de São José

Na casa do 
carpinteiro.
.. 
...o clima é de festa. A paróquia de São José Operário – no bairro Gameleira II (praça Pio XII, 28), administrada pelo padre Rogério Consentino Aguiar, está na maior agitação com a visita pastoral que o arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto, fará nos próximos dias. 

A visita
Ele permanece na paróquia do dia 4, quinta-feira, até dia 7, domingo, quando encerra a visita celebrando missa especial às 19h – acompanhada pelo sacramento da crisma. A missa de acolhida e solenidade de abertura da visita acontecem dia 4, respectivamente, às 19h e às 20h.

Excluídos...
E dia 7 de setembro tem a 20ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas – desta vez com o tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”, assunto ligado à Campanha da Fraternidade de 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”. Em Uberaba, o evento acontece na praça da Igreja de Santa Rita, das 15h às 18h. Dom Paulo Mendes Peixoto dá um tempo na visita pastoral e marca presença, às 16h, na praça.

...na praça
O Grito dos Excluídos teve origem na Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB, e envolve uma série de eventos e mobilizações que se realizam em torno da Semana da Pátria – começando dia 1º de setembro e concluindo dia 7, Dia da Independência do Brasil. Tem como eixos, entre outros, a comunicação; direito à dignidade, à terra, à moradia; protestos contra a violência contra a mulher...

Polêmica...
E por falar em mobilizações, a CNBB já tem a confirmação da presença de todos os presidenciáveis no debate que vai realizar dia 16 de setembro, a partir das 21h30, em parceria com a TV Aparecida, com transmissão ao vivo por oito emissoras de inspiração católica, 230 rádios e portais católicos. O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, está pedindo o envolvimento (apoio) de todos os bispos no debate com os candidatos à Presidência da República.

...à vista
No primeiro bloco, os convidados responderão a uma única pergunta elaborada pela presidência da Conferência dos Bispos, em ordem já definida por sorteio na presença dos representantes dos partidos. Cada candidato terá dois minutos para resposta. Durante o segundo bloco, os candidatos irão responder a perguntas propostas pelos bispos indicados pela CNBB, sobre temas como saúde, educação, habitação, reforma agrária, reforma política e lei do aborto. 

Embate
No terceiro bloco, os convidados responderão a perguntas de jornalistas das mídias católicas. O quarto bloco será de embate entre os candidatos à Presidência do Brasil. O último bloco será dedicado às considerações finais dos convidados.

Muita calma 
nessa hora

E por falar em embate, tem gente nas redes sociais dizendo que vai votar na presidenciável Marina Silva porque isso representa “um chega pra lá no PSDB”... Peraí! Não é bem assim. Basta dar uma olhadinha no horário eleitoral gratuito de São Paulo para ver a presidenciável do PSB participando do programa dos candidatos tucanos Geraldo Alkimin (governador) e José Serra (senador). E, de quebra, pedindo voto pra eles. 

Palpite
Por essa e outras é que o horário eleitoral é importante. Revelações acontecem todos os dias, e impedem que eleitores saiam falando bobagens por aí! Vale a pena dar uma conferida no que dizem os candidatos, com quem andam em outras paragens (outros Estados), que discursos usam nos eventos de que participam, e assim por diante. Sem contar que é de graça e faz rir.