Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

DOSE TRIPLA – Praça Afonso Pena/bairro Estados Unidos, em 1929, com a gameleira centenária e ainda chorada pelos preservacionistas; em 1970, com a primeira versão da concha acústica, que ocupou o
lugar da gameleira; em 2014, com a nova versão da concha acústica, reinaugurada domingo, 31 de agosto, após uma ampla e comemorada reforma. (Imagens: Foto 1 – fotógrafo desconhecido e restauração de Paulo Lemos/Arquivo Público; foto 2 – fotógrafo desconhecido/Arquivo Público; foto 3 – Sebastião Santos/Fundação Cultural)

Curiosidade...
Praça Afonso Pena/bairro Estados Unidos começa na rua Artur Machado e termina, em cima, à direita, onde inicia a rua Bernardo Guimarães e, à esquerda, no princípio, na rua Marquês do Paraná. Foi aberta em 1889, quando a rua do Comércio, atual rua Artur Machado, se prolongou da rua Padre Zeferino até à Estação da Mogiana. Ganhou, nesse tempo, o nome de praça Doutor Crispiniano Tavares, que, em 1900, mudou para praça da República. Em 1908, passou a chamar-se Rui Barbosa. Neste ano, foi magnificamente ajardinada, tendo ao centro a gameleira secular.
Fonte: Pontes, Hildebrando. História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central. Academina de Letras do Triângulo Mineiro, 1978.

...histórica
A Câmara Municipal, modificando a nomenclatura de alguns logradouros públicos, em 1916, denominou-a de praça Afonso Pena. É conhecida popularmente de praça da Concha Acústica, por ter sido construído, em seu centro, um palco, em forma de uma concha, para que as apresentações musicais tivessem uma acústica melhor. Foi inaugurada em 2 de abril de 1971. Fonte: Arquivo Público de Uberaba.

Novos tempos
Reforma da praça da Concha Acústica passou pelas portas dos banheiros e do camarim, espelho, pia com coluna, revestimento na parede e piso nos banheiros, pintura nos bancos e na parte interna, holofotes para iluminar o palco e a plateia e troca de toda a fiação elétrica, alambrados metálicos tubo e tela eletro soldada, estrutura em box truss em alumínio para palco, com cobertura semelhante a de palco Space para dar mais comodidade aos artistas, enquanto a arquibancada ganhou três tendas para dar comodidade e maior conforto para a população. 

...E a luta continua
Hoje, a visita a Uberaba, atrás de votos, fica por conta da coligação Frente de Esquerda Socialista. Os candidatos majoritários Fidélis Alcântara (Psol) – a governador, e Geraldo de Araújo (PSTU) – a senador, desembarcam na cidade para darem o recado ao eleitorado.

Recado antecipado
Em convite feito através do Facebook, o presidente do PSTU/Uberaba, Adriano Espíndola, diz que, “em meio às campanhas milionárias, baseadas nas trocas de favores e coligações corrompidas, convidamos todas a conhecer uma campanha realmente diferente, que não aceita financiamento privado e que se baseia na conversa olho a olho, no debate de ideias para transformar verdadeiramente nossa sociedade!”

Recapitulando
Já fizeram voo rasante em Uberaba, os candidatos majoritários da coligação Minas Pra Você – Fernando Pimentel (PT/governador), Antônio Andrade (PMDB/vice-governador) e Josué Alencar (PMDB/senador), e da coligação Todos Por Minas – Pimenta da Veiga (PSDB/governador) e Antonio Anastasia (PSDB/senador). 

Acessibilidade
Uberaba terá 32 seções especiais nas eleições de 2014. Elas estão nos bairros Alfredo Freire, Amoroso Costa, Baixa, Boa Vista, Centro, Estados Unidos, Fabrício, Guanabara, Leblon, Mercês, Olinda, Pacaembu, Planalto, Residencial 2000, Santa Maria, Santa Marta, Tutunas, Vila Arquelau.  Para se alistar ou transferir o título para uma seção de fácil acesso, o eleitor com dificuldade de locomoção - idoso ou com deficiência, deve procurar o quanto antes o cartório eleitoral.

Acefalia
Dois partidos acabam de sair da posição de acéfalos em Uberaba. Lawrence Borges – candidato a deputado federal, assumiu a presidência do PV, com mandato até 15 de fevereiro de 2015, e Jacob Estevam assumiu o comando do PDT até 24 de setembro de 2014. Outros 11 permanecem sem comando: o PHS; o DEM; o PCB; o PRTB; o PSL; o Psol; o PTB; o PPS; o PPL; o PSDC; o PCO.

Aqui não!
E agora, além do PV e PDT, outros 19 partidos estão com seus comandos regularizados em Uberaba: PR (prazo indeterminado); PMN (indeterminado); PRP (indeterminado); PTdoB (indeterminado); PTN (indeterminado); PSD (indeterminado); Pros (indeterminado); PRB (indeterminado); PT (até 20/02/2018); PSC (31/12/2016); PSTU (15/04/2016); PTC (08/02/2016); PCdoB (21/09/2015); PP (07/06/2015); PSDB (31/03/2015); PSB (30/03/2015); PMDB (25/11/2014); PEN (14/10/2014); SD (30/09/2014).