Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Adolescência
Colégio Marista Diocesano tem um desafio e tanto pela frente: realizar dois debates entre os candidatos proporcionais com domicílio eleitoral e ou relações próximas com Uberaba, e os alunos do ensino médio da instituição. Para dia 5 de setembro, a partir das 7h30, está programado o encontro com os candidatos a deputado federal, e para o dia 12, a partir das 10h, com os candidatos a deputado estadual.

Olheiras
Os candidatos a cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais já começam com uma vantagem: o horário. Vão aparecer bem mais bonitos nas fotos. Afinal, a turma da Câmara dos Deputados vai ter que madrugar.

Os debates
Com a mediação dos professores Adriano Donizete, coordenador de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, e Rodrigo Freitas, de Geografia, os debates terão quatro blocos, cada um. Os candidatos terão um tempo para se apresentarem; depois, cada um responderá perguntas formuladas pelos professores e alunos; em seguida cada candidato escolherá outro candidato para fazer uma pergunta, e, posteriormente, eles responderão questionamentos da plateia.

Eleitorado
Uberaba tem 219.111 eleitores aptos ao votos em outubro de 2014... Destes, 1.241 têm menos de 18 anos – sendo 282 com 16 anos de idade e 959 com 17 anos. 

Os federais...
Só pra lembrar... São candidatos a deputado federal:  Marcos Montes (PSD), Ronaldo Martins Rocha (PRP), Lawrence de Melo Borges (PV), Gleibe José Terra (PSB), Caio Narcio Rodrigues da Silveira (PSDB), Ângela Mairink de Souza Pereira (PRB), Aelton José de Freitas (PR) e Adelmo Carneiro Leão (PT). E tem ainda, Anderson Adauto Pereira (PRB), que está fazendo campanha sub judice.

...e os estaduais
E na disputa para deputado estadual: Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB), Luciene Beatriz Fachinelli Barbosa (PSL), Antônio Carlos Silva Nunes (PMDB), Almir Pereira da Silva (PTdoB), Edson Santana (PPS), José Tiago de Castro (PHS), Maurício da Silva Magalhães (PEN), Celso Borges (PRP), Glauco Marques (PHS), Josimar José Rocha (PT), Wagner do Nascimento Júnior (PR), Samuel Pereira (PR), Heli Geraldo de Andrade (PEN), Luís Renato de Oliveira Gomes (PMN) e José Antônio dos Santos (PDT). E ainda, babá Carlos Costa (PMN), sub judice.

À parte...
E por falar em Anderson Adauto, enquanto o ex-prefeito se movimenta em várias direções para tentar garantir sua candidatura a deputado federal, nos entornos os acontecimentos se sucedem. É o caso do recurso que ele propôs ao Tribunal Superior Eleitoral contra o indeferimento de seu registro pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. A antiga relatora do recurso, ministra Laurita Vaz, renunciou. Processo foi redistribuído para a ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Independência (?)
Com a participação dos grêmios estudantis da rede municipal, a Superintendência de Arquivo Público e a Escola Municipal Madre Maria Geórgia promovem mesa-redonda em alusão ao dia da Independência do Brasil. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 5, às 15h, na sede da superintendência, e vai contar com a presença da professora de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Sandra Mara Dantas, e do historiador João Eurípedes de Araújo. 

Impactos
Incluído no projeto “Uberaba: Nossa Terra, Nossa Gente” e com o tema “A Independência do Brasil no Contexto Uberabense”, a mesa-redonda tem por objetivo despertar os alunos para uma visão crítica sobre o assunto.  Entre as abordagens, destaque para os impactos para a cidade de Uberaba e o que mudou no cenário social e histórico. A sede da Superintendência de Arquivo Público fica na histórica Praça da Mogiana, 650.