Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 10/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

REVELAÇÕES - Frei Manoel Borges lança obra patrocinada pela Associação Brasileira de Anistiados Políticos/Abap. Parte da história ele já contou em depoimento à Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB de Ribeirão Preto. A foto revela um momento deste depoimento, segundo as lentes de Edson Silva/Folhapress

Lançamento
Edição de 8 de setembro da Folha de S.Paulo trouxe em seu caderno Cotidiano a notícia intitulada “Livro relata vida, tortura e anos no exílio de madre Maurina”. Com lançamento previsto para o mês que vem – segundo a matéria assinada por Camila Turtelli, de Ribeirão Preto/SP, o livro “A Coragem da Inocência” é de autoria do frei dominicano Manoel Borges da Silveira, 83 anos, residente em Uberaba.

Em família
O dominicano fala sobre sua irmã, a madre Maurina Borges da Silveira (1924/2011). Presa pela ditadura militar, ela foi acusada de participar da guerrilha em Ribeirão nos anos 60, foi torturada e ficou exilada no México de 1970 a 1984. Na obra, supervisionada pelo jornalista Saulo Gomes, o dominicano diz que a irmã jamais teve envolvimento com a guerrilha. 

Veja...
Editada pela Abril, a revista Veja – edição do último final de semana, com a manchete “O delator fala”, simplesmente escafedeu-se, sumiu das bancas em Uberaba. O que tinha de gente correndo de um lado pro outro na tentativa de conseguir a revista não está escrito! 

Homem-bomba!
A edição desaparecida de Veja trouxe, em primeira mão, e com exclusividade, entrevista com o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em que ele cita nomes e dá detalhes do que está sendo considerado mais um escândalo de corrupção no Brasil.

Pela lógica
...E pra alegria geral de Uberaba, eis que o desfile de 7 de setembro retornou ao centro da cidade – acontecendo este ano na recém-reformada avenida Fidélis Reis. Sucesso absoluto, com o resgate dos desfiles de outrora e milhares de pessoas acompanhando e aplaudindo.

Seresta
Concha Acústica – agora de cara nova, será palco, hoje, de evento alusivo ao Dia Nacional da Seresta. Tudo acontece a partir das 20h, com a banda Los Latinos, integrada pelos paraguaios Mario Baez e Katito, na voz e violão, além dos uberabenses Valdir Soares, na harpa e maraca, e José Calmon, tocando bongô. 

E a luta continua...
E mais uma vez a Prefeitura de Uberaba abre inscrições para contratar médicos para a rede pública. Desta vez, as inscrições para preencher 40 vagas de plantonistas podem ser feitas online até as 16h da próxima sexta-feira (dia 12). Já as inscrições presenciais serão no sábado (13), das 9h às 15h do mesmo dia, tempo que inclui a entrega de documentos no centro administrativo.

Embate
Orixás ainda não se entenderam na candidatura de Babá Carlos Costa (PMN) a deputado estadual. Como disse essa coluna em edição anterior, alguns orixás até que estão colaborando, já que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais acolheu recurso proposto por ele contra a sentença de primeira instância que o condenou por não ter prestado contas na campanha de 2012, quando foi candidato a vereador pelo PSDC. 

Questão
de horas

O problema é que a decisão da 2ª instância saiu poucas horas após a ministra/relatora Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral, confirmar o indeferimento de seu registro, pelo TRE/MG. Advogado de Carlos Costa faz das tripas o coração para que a decisão do TSE ainda tenha tempo de ser influenciada pela derrubada da condenação no TRE.

A impugnação
Hoje, filiado ao PMN, ele tenta mudar a decisão do próprio TRE/MG, que indeferiu seu registro baseado em dois motivos: a falta de prestação de contas em 2012 e a ausência na votação do 2º turno daquele mesmo ano. Após pagar a multa de R$ 3,25 e acertar a situação da falta, Babá Carlos Costa ficou pendente na prestação de contas. 

Match point
(Versão 2)

Depois de Orlando Luz e Marcelo Zormann terem se tornado campeões juvenis de duplas de Wimbledon, em julho, o Brasil emplacou, agora, o vice-campeonato no Grand Slam. O mineiro – ou melhor, uberabense João Menezes, e o gaúcho Rafael Matos disputaram a decisão do US Open e sagraram-se vice-campeões de duplas do torneio juvenil do Aberto de Tênis dos Estados Unidos, o último Grand Slam da temporada, que se realiza em Nova Iorque.

Trajetória
Para chegar ao vice-campeonato do Grand Slam norte-americano, João Menezes e Rafael Matos eliminaram os norte-americanos Michael Mmoh e Francis Tiafoe, cabeça de chave 3, por 7/5 e 7/6 (4); ganharam do japonês Sora Fukuda e do polonês Jan Zielinski por 7/6 (13) e 7/6 (4); venceram o coreano Duckhee Lee e o australiano Marc Polmans, cabeça 8, por 4/6, 7/5 e 13-11; e, nas semifinais, derrotaram o norueguês Viktor Durasovic e o romeno Nicolae Frunza por 6/4 e 6/3.