Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 11/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

IMAGEM É TUDO – Motorista de táxi garante que a movimentação no centro de Uberaba não condiz com os números do IBGE

Deu a louca 
na política

Frequentadores do Facebook – ou seja, a maioria da população adulta de Uberaba!, podem conferir a complexidade explícita de um processo eleitoral no Brasil...O que, em outras eleições, era apenas sintomático, agora, em 2014, se tornou evidente: o eleitor não escolhe candidatos por partido...

Opções aos montes
Um bom exemplo pode ser conferido no perfil do carnavalesco Luiz Renato Rodrigues da Cunha: eleitores de Marcos Montes (PSD) para deputado federal completam a dobradinha com as mais variadas opções para deputado estadual. Entre eles, Antônio Lerin (PSB), Wagner Júnior (PR), Samuel Pereira (PR), Tony Carlos (PMDB), Heli Andrade (PEN)...

Nas ondas
do rádio

E por falar em Luiz Renato, além de formador de opinião na rede social, ele estreia  programa na Rádio Mundial FM (95.1), dia 15. Durante o horário eleitoral gratuito, vai bater ponto das 7h30 às 9h, de segunda-feira a sexta-feira, com notícias, músicas, entrevistas, utilidade pública, moda, horóscopo e por aí afora... Passado o horário eleitoral, o programa vai ao ar das 7h às 9h. Com participação ao vivo pelo telefone 3312-7102.

Imperdível
E por falar em rádio, a Sete Colinas conclui detalhes para realizar uma série de entrevistas individuais com os candidatos de 2014 que possuem domicílio eleitoral e/ou relações próximas com Uberaba. Ordem de participação foi sorteada pela direção da rádio, e cada candidato terá 30 minutos para dar o recado. Grande contribuição da emissora e ótima oportunidade para os candidatos.
 
De olho no Senado

E como antecipou esta coluna em edição anterior, vem aí o candidato a senador pela coligação Minas Pra Você (PT/PMDB/PCdoB/Pros/PRB), Josué Alencar. Filiado ao PMDB, ele desembarca em Uberaba dia 15, segunda-feira, para cumprir uma série de compromissos de campanha, inclusive na Associação Comercial, Industrial e de Serviços/Aciu, onde será sabatinado pelos diretores da entidade, a partir das 19h.

Articulações
Lembrando que Josué é empresário – filho do ex-vice-presidente José Alencar, vale destacar que a reunião na Aciu foi solicitada pelo PMDB, e inclui encontro com as lideranças empresariais de um modo geral. Por sua vez, a entidade, que já está ouvindo os candidatos proporcionais (deputados federais e estaduais), anuncia que a reunião com Josué Alencar será aberta à comunidade.

A última
que morre

Vale lembrar ainda, que Josué Alencar é o segundo colocado nas pesquisas. Em todos os levantamentos registrados e divulgados pelos institutos até agora, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB), candidato pela coligação Minas Para Todos, lidera com folga a disputa pela única vaga de Minas Gerais no Senado Federal.

Há controvérsias
Motorista de táxi defende que o governo municipal entre com recurso contra a última estimativa (2014) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas para Uberaba. De acordo com ele, basta dar uma conferida na quantidade de carros, no transporte coletivo lotado e gente caminhando pelo centro, para ver que Uberaba não tem menos de 400 mil habitantes. IBGE acaba de divulgar estimativa de 318.813 moradores.

Expectativa
Até o fechamento desta edição de Bastidores, ontem, o ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) manifestava esperança de obter uma vitória no Superior Tribunal de Justiça, permitindo, assim, sua candidatura a deputado federal em 2014. Em entrevistas à imprensa, ele dizia que a decisão do STJ, em processo concluso desde julho, poderia sair a qualquer momento.

Uma coisa 
leva à outra

Acontece que a impugnação de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, e confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, tem tudo a ver com sentença condenatória do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e que está em grau de recurso no STJ. Em outras palavras, caindo a sentença do TJMG, cai o motivo da impugnação.

Quanto mais...melhor
“Uberaba, no Triângulo Mineiro, está prestes a receber mais alguns milhões em investimentos. Desta vez, o aporte ocorrerá no segmento de logística, já que a Construtora Terraço, sediada em Belo Horizonte, adquiriu terreno de 110 mil metros quadrados de área no Distrito Industrial (DI) III, para a construção de condomínio logístico que abrigará, além de um terminal de cargas, uma área de armazenagem com pelo menos 40 galpões”. 
_Notícia publicada ontem, na página de Economia do jornal “Diário do Comércio”...

Política & políticos
Ex-presidente da Câmara e ex-líder do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara, vereador Luiz Dutra (presidente do SDD), tem chamado a atenção pela defesa de projetos do governo municipal. Dutra deixou a liderança para participar da campanha do colega vereador Samuel Pereira (PR) a deputado estadual... mas tem demonstrado uma recaída. Gente muito próxima do prefeito diz que “era feliz e não sabia”, se referindo ao período em que Dutra era o líder.