Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

LOTAÇÃO – O antigo e tradicional Cemitério São João Batista já está saturado

Fúnebre
É surpreendente o quanto boa parte dos vereadores de Uberaba se sente bem defendendo a iniciativa privada, principalmente se as galerias estiverem tomadas por empresários. Ontem, a situação se repetiu durante os debates sobre projeto que prevê a concessão de exploração de cemitérios na cidade. 

Jeitinho
Por incrível que pareça, alguns não têm o menor constrangimento em propor, por exemplo, que se dê prazo maior para a concessão do que o previsto em lei federal. Se queixaram de que o prazo de 25 anos, com outros dez de renovação automática, é pouco. “O empresário faz tudo, investe, e depois tem que devolver pro município?” – houve quem questionasse, em tom de crítica.

Ora, bolas! 
Vale lembrar que: 1º) – a concessão do cemitério é extremamente rentável para o empresário (basta somar quanto ele ganharia em manutenção, por mês, e ainda, levando em conta que manutenção é algo para sempre); 2º) – se o concessionário cumprir suas obrigações corretamente, não haverá motivo para o poder público tomar o cemitério de volta; 3º) - lei é pra ser cumprida, ainda que não agrade.

Para todos
E pegando rabeira no projeto da concessão, o plenário aprovou emenda prevendo a criação de um cemitério para bichinhos em Uberaba.

Dois pesos,
duas medidas

Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu foi rapidinha ao mandar e-mails para a imprensa anunciando que o candidato a senador pela coligação Minas Pra Você (PT/PMDB/PCdoB/Pros/PRB), Josué Alencar, participaria de reunião na entidade, dia 15, segunda-feira. Não teve, porém, a mesma rapidez para enviar e-mails anunciando que o encontro foi adiado. 

Estaduais
Colégio Marista Diocesano realiza, hoje, a partir das 10h, o segundo debate com os candidatos que têm domicílio eleitoral e/ou relações próximas com Uberaba. Desta vez, os convidados para o debate com a garotada do ensino médio da instituição são os candidatos a deputado estadual. Até o fechamento desta edição, tinham confirmado presença: Heli Andrade (PEN), Babá Carlos Costa (PMN), Celso Borges (PRP), Antônio Lerin (PSB), José Tiago (PHS), Edson Santana (PPS), além de Hely Tarqüínio (PV).

Federais
Dia 5 de setembro, os alunos debateram com os candidatos a deputado federal: Caio Narcio (PSDB), Adelmo Leão (PT), Aelton Freitas (PR), Ronaldo Martins Rocha (PRP), além de Fernando de Moraes (PV), de Uberlândia.

Ensino médio
Uberaba tem 219.111 eleitores aptos ao voto em outubro de 2014... Vale lembrar que destes, 1.241 têm menos de 18 anos – sendo 282 com 16 anos de idade e 959 com 17 anos. 

Histórico
E voltando à Câmara, os vereadores aprovaram projeto de autoria do prefeito Paulo Piau (PMDB), em que ele negocia uma permuta com o Instituto Nacional de Seguridade Social/INSS.  Com isso, o município assume um imóvel localizado na rua Governador Valadares - que pertencia ao Sindicato dos Bancários de Uberaba e foi retirado da entidade durante a ditadura militar. 

Fazendo justiça
O atual prefeito pretende devolver o imóvel a quem de direito. Aliás, vale lembrar que, há cerca de 20 anos, o Sindicato dos Bancários de Uberaba luta para receber o imóvel de volta, e que foi escriturado para o INSS pelo governo militar. 

Espaço aberto
E depois da comemoração do Dia Nacional da Seresta – 10 de setembro, a Concha Acústica será palco, agora, da comemoração do Dia Nacional do Teatro – 19 de setembro. A Fundação Cultural está convidando os grupos de teatro cadastrados no site da entidade (culturauberaba.com.br) para enviarem suas propostas para o e-mail da comunicação (imprensa.fcu@ gmail. com) até dia 15, às 23h59.  Quem ainda não é cadastrado, basta acessar o site e preencher o formulário.

Seleção
Serão selecionados os trabalhos que preferencialmente façam alusão à história das artes cênicas, e os interessados em participar devem mandar amostra em vídeo ou fotos da apresentação. Os escolhidos receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 2,2 mil para arcarem com os custos de sua apresentação.

Alerta
Tem candidato fazendo propaganda aqui e acolá – inclusive nas redes sociais, sem incluir o partido político em seus espaços de divulgação.