Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PRA CONFERIR – Juiz Virgílio de Almeida Barreto tem se posicionado numa série de ações relacionadas a candidatos de Uberaba

Escolinha do Aelton
Deputado federal – e candidato à reeleição, Aelton Freitas (PR), desistiu oficialmente da ação proposta por ele contra o Google Brasil Internet Ltda. O deputado ingressou na Justiça, para que o site tirasse do ar as imagens veiculadas pelo Fantástico – revista dominical da TV Globo, em que ele apareceu ensinando os aliados como vencer/comprar votos e espalhar boatos visando prejudicar os adversários.

Quanto mais mexe...
 Juiz/relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral de Minas, Virgílio de Almeida Barreto, acatou e homologou a desistência da ação cautelar proposta por Aelton Freitas. Aliás, sobraram críticas para a ação do parlamentar, que resolveu mexer na encrenca bem no meio da campanha, quando o assunto já estava fora da ordem do dia.

Os agitos 
continuam

... E as coligações majoritárias Com a Força do Povo (PT/PMDB/PSD/PP/PR/Pros/PDT/PCdoB/PRB) – candidatos a presidente e vice-presidente da República, e Minas Pra Você (PT/PMDB/PCdoB/PROS/PRB) – candidatos a governador, vice e senador, continuam os agitos em Uberaba. A turma do PT já está promovendo minicarreatas e atos públicos desde a semana passada, e hoje, 18 de setembro, é a vez do PMDB fazer sua parte no barulho.

A vez do PMDB
Fazem voo rasante na cidade, o vice-presidente da República e candidato à reeleição, Michel Temer, o candidato a vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, e o candidato a senador, Josué Alencar. Serão recepcionados e ciceroneados pelo peemedebista mais ilustre de Uberaba – o prefeito Paulo Piau. Agenda inclui contatos corpo a corpo no calçadão da rua Artur Machado.

Renúncia 
oficializada

Apontada como alternativa B para o caso de a candidatura do ex-prefeito e seu marido, Anderson Adauto, não ser viabilizada juridicamente, a advogada Ângela Mairink protocolou petição no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, renunciando à disputa. As candidaturas de Anderson e Ângela, a deputado federal, foram homologadas pelo PRB de Minas Gerais, e no caso dela, o registro foi deferido pelo TRE/MG.

Desistências
Esta semana, ao ter sua candidatura inviabilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral – que confirmou a impugnação do TRE/MG, por causa da Lei da Ficha Limpa, o ex-prefeito anunciou a própria desistência – apesar de estar recorrendo contra a impugnação, e a desistência da esposa.

Decurso de prazo
E transitou em julgado o indeferimento da candidatura do sacerdote Carlos José Fernandes da Costa – Babá Carlos Costa. Ele chegou a derrubar o motivo da impugnação (falta de prestação de contas na candidatura de vereador em 2012), mas, segundo informações do TSE, perdeu o prazo para um novo recurso.

Prata
Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Uberaba completa 25 anos de existência. Atualmente presidida por Jane Pantaleão, a entidade vai comemorar a data rendendo homenagens às 12 ex-presidentes: Ana Vera Andrade Cunha; Ilcéa Borba Marquez; Olésia Maria Borges; Esther Luisa Hercos Fatureto; Sandra Batista Abud; Elaine Duarte de Freitas; Eclair Gonçalves Gomes; Ellen Cristina Peres Gomes; Alda  de Sousa Teixeira; Zulema Paixão Cortês; Aparecida  da Graça Coimbra; Alcinéia Cabral.  

Parceria
Todos os médicos cooperados da Unimed poderão realizar atendimento no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). As negociações para garantir os direitos dos cooperados e beneficiários começaram em março deste ano e, nesta segunda-feira (15), o contrato foi assinado pelo reitor da Universidade de Uberaba/Uniube, Marcelo Palmério, e o presidente da Unimed Uberaba, Sétimo Bóscolo. 

Atendimentos
O contrato prevê o serviço de pronto-atendimento em clínica médica, pediátrica, cirúrgica, de ginecologia e obstetrícia, além de internações eletivas e de urgência. Vale lembrar que a diretoria da Unimed Uberaba fez a primeira visita para conhecer o MPHU ainda em 2013, quando o local estava em construção. 

Jovem 
empreendedora

Idealizadora e coordenadora do Bibliotecando: Re-lendo o mundo, Danúzia Brandão, parceira e voluntária do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social/Iades desde 2010, conquista o Prêmio Laureate Brasil - Jovens Empreendedores Sociais 2014. O prêmio é um gesto de reconhecimento aos jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam.
 
O projeto
O Bibliotecando: Re-lendo o mundo teve início em 2010 com a parceria do Iades e com a inscrição no HSBC de Solidariedade. Ainda como projeto-piloto, atendeu em 2011 a 100 alunos. Em 2012, continuou contando com o HSBC e com a parceria da Unesco - Criança Esperança, ampliando suas ações para 396 alunos do 9º ao 3º ano do ensino médio. Em 2013, o projeto contou com o apoio da Lei de Incentivo Fiscal - Lei Rouanet, e beneficiou 523 alunos. 

Dose tripla
Já com duas apreensões – que inclusive o levaram a impetrar mandado de segurança (sem sucesso) no TRE/MG, o deputado estadual, candidato à reeleição, presidente do PMDB/Uberaba, Tony Carlos, é alvo de nova denúncia de propaganda irregular. Desta vez, a juíza eleitoral Andrea Luíza de Oliveira (326ª Zona) lançou no sistema de denúncia do TRE um boletim de ocorrência sobre cavaletes expostos na avenida Santos Dumont.

Obediente
E da mesma juíza veio a ordem para que o candidato a deputado federal Ronaldo Martins Rocha (PRP) retirasse, num prazo de 48 horas, uma faixa de propaganda  exposta em estabelecimento comercial (um bar) localizado na avenida Nenê Sabino. Passado o prazo e realizada nova constatação, verificou-se que o candidato cumpriu a determinação – informou Andréa Luíza.