Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 20/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

AO VIVO E EM CORES - Chefe da comunicação do governo municipal, o jornalista Denis Silva (de casaco escuro), não perde tempo na reunião do prefeito Paulo Piau com os companheiros e candidatos do PMDB, Michel Temer, Antônio Andrade e Josué Alencar. Usa o celular pra transmitir os acontecimentos em tempo real para os colegas da imprensa

Último capítulo
Oficialmente, a advogada Ângela Mairink – esposa do ex-prefeito Anderson Adauto (PRB), não é mais candidata a deputada federal. Seu pedido de renúncia foi homologado pelo juiz Virgílio de Almeida Barreto, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

A novela
Registro foi deferido pelo TRE/MG dia 28 de julho, ao contrário do pedido do marido – que acabou impugnado em todas as instâncias da Justiça Eleitoral por causa da Lei da Ficha Limpa. Ângela Mairink era apontada como alternativa B para o caso de a candidatura do ex-prefeito não ser viabilizada juridicamente, mas, na semana passada, AA anunciou a desistência de ambos. Em que pese ele ainda estar recorrendo contra o indeferimento da sua própria candidatura.

Exportação
Deputado federal e candidato à reeleição – com domicílio eleitoral em Uberaba, Aelton Freitas (PR), foi denunciado pelo uso de som de propaganda eleitoral a menos de 200 metros da sede da Câmara Municipal... Detalhe: em São Tomás de Aquino, cidade localizada na microrregião de São Sebastião do Paraíso (divisa com São Paulo)...

Testemunhas
E foi justamente o juiz eleitoral de São Sebastião do Paraíso, Alexandre de Jesus Gomes, quem denunciou, notificou o candidato e mandou os autos para a Procuradora Regional Eleitoral de Minas Gerais. Segundo ele, o carro de som com a propaganda de Aelton Freitas passou várias vezes, por volta de 20h, nas proximidades da Câmara, “durante treinamento dos mesários de São Tomás de Aquino, na presença deste juiz eleitoral, de todos servidores do cartório eleitoral, e dos mesários do município”...

Distância
O juiz lembra que o deputado/candidato infringiu o parágrafo 1º, inciso I, do art. 10 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral/TSE nº 23.404/2014: “são vedados a instalação e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distância inferior a 200 metros, respondendo o infrator, conforme o caso, pelo emprego de processo de propaganda vedada e pelo abuso de poder: I – das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos órgãos judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares.”

Virou fumaça
Jornalistas da Câmara dos Deputados devem ter ficado animados com os resultados da Lei da Ficha Limpa e trataram de colocar matéria no site oficial da Casa... “Primeira eleição geral com Lei da Ficha Limpa já tem mais de 500 impugnações” – diz o título. A matéria simplesmente desapareceu do ar.

Justiça
seja feita

Em contrapartida, permanecem no site as matérias “Campanha estimula eleitores a conhecer propostas dos candidatos” e “Câmara analisa 141 propostas de combate à corrupção”. As duas matérias são democraticamente honestas.

Pratas da casa
Atleta José Carlos Chagas de Oliveira, a técnica Janaína Jerônimo e o apoio Nivaldo Batista Vital – da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu, desembarcaram, ontem, em Pequim, na China. Eles integram a seleção brasileira de bocha paralímpica, convocada para o Campeonato Mundial 2014, que acontece até dia 27 de setembro. A seleção retorna dia 28 ao Brasil.

OS MELHORES - O técnico da seleção brasileira, Darlan Ciesielski, disse que foram convocados os que tiveram as melhores performances nas fases de treinamento e nos resultados obtidos nas competições internacionais, nacionais e regionais desde o ano passado. José Carlos Chagas, da Adefu, é medalhista em todas as esferas das disputas de bocha