Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

APOIADOR PESO PESADO – Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) tem feito questão de expor o apoio à candidatura à reeleição do deputado federal Marcos Montes (PSD). Em carreata promovida por amigos no final de semana, Ripposati não arredou o pé. Líder comunitário, servidor licenciado da Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais/Epamig, Ripposati é 1º secretário da mesa diretora da Câmara de Uberaba e presidente das comissões permanentes de Justiça, Legislação e Redação; de Ética e Decoro Parlamentar; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio; de Desenvolvimento Econômico

Moral da história
De acordo com o horário eleitoral gratuito, independente de quem ganhe as eleições para governador de Minas Gerais, o Hospital Regional de Uberaba “vai ser concluído”...

Desespero
Assessora de Narcio Rodrigues e Caio Narcio – pai e filho tucanos, este último candidato a deputado federal, tem usado, na rede social, a pior das práticas da ditadura: o patrulhamento. Chega ao cúmulo da agressão, “exigindo” que frequentadores do Facebook “parem” de citar o deputado federal Marcos Montes. Isso inclui jornalista em pleno exercício da função...

Bela ideia
Ativista das causas dos animais, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 2ª secretária da mesa diretora da Câmara Municipal, a vereadora Denise Max (PR) está sugerindo ao prefeito Paulo Piau (PMDB) a criação de um espaço destinado à recreação canina em Uberaba – o ParCão, segundo ela. 

Mundo animal
Levantamento realizado pelo gabinete da vereadora, concluiu que, aproximadamente, 80% da população de Uberaba possui animais domésticos – a maioria, cães. Ex-presidente e militante da Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais/Supra – que atende hoje a cerca de 500 bichinhos, Denise Max lembra que o contato com animais vai muito além da companhia que eles proporcionam. 

Reivindicação
E por falar em defesa dos animais, Diones Prado Terukazo postou comentário esta semana no mural do prefeito Paulo Piau (PMDB) no Facebook: “Senhor prefeito, confiando no seu espírito humanitário, sempre a favor da felicidade, união e progresso, peço incluir em sua pauta de trabalho, proposta ao Legislativo, para permitir a permanência de cães e outros animais em condomínio. Nossa Constituição autoriza, mediante regulamentação pelos edifícios”...

Mais bichinhos
De reunião com a líder Denise Max, saiu uma das principais promessas de campanha do deputado federal majoritário e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes. Ele incluiu, entre outras prioridades, o compromisso de que vai trabalhar pela instalação de delegacias de proteção aos direitos dos animais, inclusive em Uberaba.

Fervura à vista
Enquanto isso, a diretoria 2013/2016 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/SSPMU já se movimenta em torno das reivindicações para 2015. Expectativa dos sindicalistas é de protocolar a pauta, ainda em outubro, na Prefeitura de Uberaba – maior empresa da cidade, que dá emprego, hoje, para cerca de 9 mil trabalhadores, entre aposentados e na ativa. 

Mundo virtual
Câmara de Vereadores de Uberaba vai participar – a convite da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de um jogo virtual desenvolvido para o portal da ALMG na internet, com versões para tablets e redes sociais. O Minas Quiz é destinado ao público jovem, alunos do ensino médio e será implementado ainda neste semestre. 

No jogo
Presidente da Câmara de Uberaba, Elmar Goulart (SDD), comemora o convite e designou para coordenar a participação de Uberaba, a jornalista Evacira Coraspe, presidente da Comissão de Cultura e Memória da Câmara Municipal. Em conjunto, eles definiram que vão entrar no jogo: a panorâmica da cidade, o paço municipal, o parque Fernando Costa, o Memorial Chico Xavier e o Museu dos Dinossauros.

Cara nova
E vem aí, um novo calçadão – ou melhor, a completa revitalização do Calçadão da rua Artur Machado!  Projeto de lei de autoria do Executivo acaba de ser aprovado pelo plenário da Câmara. 

Literatura
4ª Festa Literária de Uberaba promete agitar a cidade no período de 24 a 27 de setembro. Apresentada pela Editora Melhoramentos e realizada pela Alternativa Cultural, com apoio da Cia. Rogê e Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima, a FLU acontece na praça Comendador Quintino, Escola Estadual Brasil e Casa de Artes Paulo Souza Lima, com entrada livre (ingresso pode ser retirado gratuitamente na Alternativa Cultural/rua Major Eustáquio, 500).

Alta gastronomia
Entre os destaques do evento está a participação da escritora e chef Morena Leite, do famoso restaurante Capim Santo. A autora vai conversar com o público sobre suas experiências gastronômicas e literárias, no dia 27 de setembro, às 10h, no deque do restaurante O Comendador, na praça Comendador Quintino. 

Ortopedia oncológica
Nos dias 26 e 27 de setembro, sexta-feira e sábado próximos, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro promove o 2º Curso de Ortopedia Oncológica da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica - Regional Minas Gerais. O evento tem inscrições gratuitas, sendo focado em estudantes e profissionais da área da Saúde, além de residentes do HC-UFTM e acontece no auditório externo A do Hospital, com entrada pela avenida Frei Paulino. “As vagas são limitadas e os interessados devem se pré-inscrever via internet, no e-mail aboo-mg@hotmail.com. A pré-inscrição é requisito para emissão do certificado”, adianta o ortopedista Adriano Jander Ferreira.