Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 30/09/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Com orgulho e satisfação, Adelmo Leão, deputado estadual em seis mandatos e agora candidato a deputado federal,  viu de perto  o resultado do seu empenho no Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Uberaba. Foi, pessoalmente, visitar as obras do Parque dos Girassóis.

 

Tirando ouro
do lixo

A saga de um gari é tema de livro que está sendo finalizado pelo “imortal” da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, engenheiro e perito judicial, presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba, João Eurípedes Sabino. 

Ideias
João Eurípedes se inspirou em fatos reais. Ao ser perito em um processo sobre coleta de lixo em 2002, quando Uberaba tinha cerca de 250 mil habitantes, ele se espantou com os números, ou melhor, com o esforço feito por um gari para coletar o lixo da cidade. Na época – segundo ele, um catador corria 30 quilômetros por dia atrás do caminhão.

Atualizando
No livro, João Sabino atualiza as informações, levando em conta a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, indicando que Uberaba tem mais de 318 mil habitantes. 

Reação
“Ao vê-los com problemas de recebimento de seus salários, não dá para ficar indiferente ao fato. Nossos garis não merecem!” – desabafou ele, à coluna Bastidores, comentando matéria do JORNAL DE UBERABA, assinada pela jornalista Luciana Rodrigues, sobre problemas na concessionária Limpebras.

200
Câmara de Uberaba publica mais oito cancelamentos de designações de aprovados em concurso público – agora beirando as 200 desistências dos convocados. O concurso ficou mais de uma década tramitando na Justiça, desde que foi contestado pelo Ministério Público, e, entre sentenças favoráveis e contrárias, só no final de 2013 foi finalmente liberado pelo Supremo Tribunal Federal. A lista dos aprovados inclui falecidos, gente que se mudou de Uberaba, e assim por diante.

Pela ordem
Aliás, a última relação de designações canceladas inclui dois advogados. Vale lembrar que a Câmara vinha convocando aprovados em vários setores, menos os causídicos, o que motivou protesto e reivindicação por parte da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB de Uberaba. 

Mero episódio
Mesmo apontado como inapto/indeferido no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, o sacerdote Babá Carlos Costa diz que prossegue com sua candidatura a deputado estadual pelo PMN. A perda de prazo no caso do recurso no Tribunal Superior Eleitoral/TSE – citada aqui, nesta coluna, é considerada por ele “um infeliz episódio”...

A versão
Segundo e-mail enviado ontem à redação de Bastidores,  “o corpo jurídico, composto pelos melhores especialistas em direito eleitoral, já protocolou o embargo rescisório que nos garante seguir em frente com nossa campanha”. 

Proteção divina
Associação Uberabense de Proteção aos Animais/Supra faz das tripas o coração para dar conta dos quase 500 animais sob sua assistência... Vem aí, o 2º Desfile de Cães de Uberaba. Evento vai acontecer em 4 de outubro – Dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais, e toda a renda (R$ 10,00 por cada cachorrinho a desfilar) será revertida para a Supra.

Pra participar
O desfile – que será aberto com a apresentação dos cães pertencentes à polícia de Uberaba, acontece a partir das 15h, na praça Magalhães Pinto/4º Batalhão de Polícia Militar. Haverá premiações para o 1º, 2º e 3º lugares para cães de raça, e 1º, 2º e 3º lugares para cães sem raça definida, além de sorteio de brindes. As inscrições podem ser feitas na Livraria Ponto de Luz (rua João Pinheiro, 313) e nos PetShops. Contatos pelos telefones: 8830-3738; 9118-5666; 3333-0034.
                           
Em trânsito
Só poderá votar em trânsito para presidente da República e vice quem se cadastrou para isso com antecedência. Em Uberaba, são 524 eleitores cadastrados para o 1º turno e 505 para o 2º turno. Eles procuraram os cartórios eleitorais entre os dias 15 de julho e 21 de agosto e se habilitaram. Em Minas Gerais, as cidades que terão seções com voto em trânsito são: Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Governador Valadares.