Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 28/02/2013
Bastidores
Bastidores
Coletivos


Veículo da Empresa de Transportes Manoel Alcalá/Linha Abadia, fotografado em 1947. De autoria
desconhecida, a foto pertence ao acervo do Arquivo Público de Uberaba, assim como as informações históricas abaixo


Coletivos
No Brasil, o transporte público por ônibus corresponde a 95% dos deslocamentos urbanos, segundo estatísticas nacionais. O bonde com tração animal foi usado até meados de 1900, e as primeiras jardineiras chegaram ao país em 1919, com lugares para oito pessoas.

Mal-falado
O transporte coletivo de Uberaba - que provoca tanta polêmica, teve início no começo da década de 1940 e foi consolidado com a inauguração da primeira Estação Rodoviária, em 1945, na praça da Bandeira (atual praça Doutor Jorge Frange), no bairro São Benedito. Os pioneiros do transporte coletivo municipal foram os empresários Agesípolis Duarte Villela, por meio da empresa Rex, e Manoel Alcalá, cuja empresa tinha o seu nome. No início da década de 1950, Osvaldo Ribeiro do Nascimento, popularmente chamado de Espeto, comprou a firma de Alcalá, que passou a se chamar Empresa de Transportes Líder.
 
Velha mania (Monopólio)
Na primeira metade da década de 1960, surgiu a Transportes Urbano Limitada (TUL), criada por Francisco Lopes Velludo. Vale ressaltar que cada empresa ficava com determinadas linhas, e, portanto, nesse período, Uberaba chegou a contar com três empresas em atividades no transporte urbano. Na segunda metade da década de 1960, porém, a TUL incorporou as empresas Rex e Líder, monopolizou o ramo e manteve o nome Líder.
 
Apoios
1º vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, Carlos Humberto Costa, representou a diretoria sindical na pose dos novos dirigentes da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. "Os servidores municipais, através do SSPMU, sempre foram respeitados pelos acadêmicos" - reforçou ele, lembrando que a ALTM foi parceira do sindicato nos concursos de redação, valorizando o trabalho do SSPMU. 
 
Nova diretoria
Por sinal, foi a primeira vez que um prefeito - Paulo Piau (PMDB), prestigiou a posse de diretores da ALTM. Foram empossados: Jorge Nabut (presidente), Terezinha Hueb de Menezes (vice), Mário Salvador (1º secretário), Vilma Terezinha Cunha Duarte (2ª secretária), Maria Antonieta Borges Lopes (1ª tesoureira) e Antônio Pereira da Silva (2º tesoureiro). 
 
Na telinha
Vereador de primeira viagem, Franco Cartafina - o mais jovem integrante da legislatura 2013/2016, já 1º secretário da mesa diretora e com a vice-presidência assegurada para 2015, é o primeiro político de Uberaba a aparecer no horário partidário gratuito do rádio e da televisão de 2013. A convite do presidente mineiro do PRB, deputado federal George Hilton, o vereador de 26 anos está falando em nome da juventude da sua legenda. Programa está sendo veiculado em rede estadual desde anteontem.
 
Que sufoco!
Nunca se viu tanta confusão como no arremate do encontro de ontem, entre o prefeito Paulo Piau e os representantes dos sindicatos que representam os servidores da Prefeitura de Uberaba! Cada nota vista por aí, que tivesse mais de uma linha, possuía um texto diferente. Ora tinha aumento de 6%, ora de 6,7%, ora não tinha aumento nenhum... Moral da história: fizeram de tudo pra que o fim do uso das súmulas vinculantes fosse o destaque da contraproposta.
 
Menos uma
A equiparação do menor salário da Prefeitura de Uberaba com o salário mínimo nacional - que pressupõe o fim das súmulas, foi, sem dúvida, uma grande conquista do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Entretanto, a palavra de ordem no SSPMU é manter a luta acesa. Afinal, a pauta de 2013 tem nada menos do que 29 reivindicações, e o fim das súmulas é UMA delas.
 
Marcha 2013
Nova diretoria do Conselho de Pastores Evangélicos de Uberaba - que representa as igrejas evangélicas da cidade, acaba de tomar posse e já se movimenta em torno da realização da Marcha para Jesus 2013, programada para dia 20 de abril. Vereador evangélico Samuel Pereira (PR) marcou presença na posse e colabora com os preparativos da marcha. O novo conselho é formado pelos pastores Carlos Wilton Fonseca Santos (presidente); Gilvando Alves Martins (vice); André Luiz de Andrade (1º secretário); e Fábio Quintão Soares (1º tesoureiro).
 
Jornada 2013
Enquanto isso, a garotada católica se movimenta em torno da Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece no Brasil - no Rio de Janeiro, em julho. Bote Fé é o evento que acontece em Uberaba dias 6 e 7 de março, quando a cidade recebe dois ícones da Jornada: a Cruz Peregrina e o quadro de Nossa Senhora. A Cruz foi abençoada pelo papa João Paulo II e entregue aos jovens para que façam discípulos entre todas as nações.
 
Gala
Baile que a 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB de Uberaba realiza dia 1º de março para dar posse festiva à diretoria presidida por Vicente Flávio Macedo, e de quebra vai comemorar os 193 de Uberaba na entrada do dia 2, pretende resgatar os grandes bailes de outrora - aqueles que o então governador de Minas e depois presidente da República, Juscelino Kubitschek, fazia questão de participar na cidade. Convites: R$ 90,00 e R$ 80,00 (estudantes).