Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 17/04/2013
Bastidores
Bastidores
Substituição...

Pessoas ligadas à Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - Adefu, e amigas de atleta e técnico de basquete, apelam para que ele faça um acordo com a instituição. Segundo estas pessoas, a Adefu - por entender que o profissional está sobrecarregado e sem condições de se dedicar integralmente à equipe, contratou uma substituta para o cargo de técnica. O ex-ocupante do cargo teria ficado magoado com a substituição e estaria se negando a encerrar sua atuação amigavelmente.

Apelo...
Estas mesmas pessoas dizem que a Adefu espera receber de volta os uniformes e os cartões dos atletas da equipe de basquete em cadeira de rodas, que ainda estão com o ex-técnico. Os cartões são documentos obrigatórios para que os atletas possam participar das competições. Eles comprovam, por exemplo, o grau de deficiência dos cadeirantes junto às comissões organizadoras dos eventos. A 1ª fase do campeonato mineiro acontece entre os dias 26 e 28 de abril, em Patos de Minas, e o pessoal da Adefu diz que não está conseguindo falar com o ex-técnico.

Troféu (Paciência 2013)
Coordenador da Unidade Gestora do Projeto Água Viva - UGP, engenheiro José Maria Barra, passou - pacientemente, duas tardes na Câmara Municipal, participando das sessões plenárias de segunda-feira e terça-feira. Em pauta, um punhado de perguntas dos vereadores a respeito de projeto de lei, enviado pelo governo municipal, pedindo autorização para regulamentar créditos financeiros destinados ao projeto. Moral da história: com tanta paciência assim, não deu outra. O projeto foi aprovado por unanimidade...

Troféu (Cricri 2013)
Quem não deu trégua ao coordenador do Água Viva foi o dono absoluto do Troféu Cricri 2013 - o vice-presidente da Câmara; já eleito presidente para o mandato 2014; atual presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico; ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu; e ex-presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande - Cohagra; vereador novato e mais votado da história da cidade, Samir Cecílio Filho...

Herança
O dono do Troféu Paciência se despediu de dois dias em plenário, citando o dono do Troféu Cricri: "Entendo perfeitamente o zelo do vereador Samir Cecílio Filho. Continue assim, vereador, sempre zeloso com as coisas de Uberaba". E arrematou: "Isso é defeito de fábrica!" A alusão discreta ao pai, ex-deputado Samir Cecílio, deixou o filho visivelmente emocionado.

Cajadada...
Peço desculpas pela citação politicamente incorreta, mas o prefeito Paulo Piau (PMDB) matou vários coelhos ontem, com uma só cajadada, quando esteve no plenário da Câmara de Vereadores. Agradou os próprios vereadores e os homenageados com a Medalha Policial do Ano 2012 - que se sentiram valorizados; agradou o público ao fazer um pronunciamento vap-vupt; e agradou a ele mesmo, ao citar o relatório dos 100 dias de governo.

Anjos da guarda
E por falar em Medalha Policial do Ano 2012, receberam a homenagem: Carlos Henrique - Companhia do Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário; Carlos D’Ângelo - Polícia Federal; Davidson de Melo - Exército; Jorge Henrique Severino - Polícia Civil; Márcio Rodrigo Aniceto - Polícia Rodoviária Federal; Mário Nelson Emerenciano - Guarda Municipal; Néliton Araújo -Corpo de Bombeiros; Roberto Mauro Dias - Polícia Militar. "Vocês são nossos anjos da guarda" - afirmou o prefeito de Uberaba.

Suspense
Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, Carlos Alberto Simões, renovou, ontem, seu pedido de vistas dos autos da ação de investigação eleitoral impetrada pela dobradinha derrotada no 2º turno de Uberaba - deputado estadual Antônio Lerin e o médico Hélio Massa, ambos do PSB, contra os vitoriosos Paulo Piau (PMDB) e Almir Silva (PR), prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Nova data
Primeiro pedido aconteceu na sessão de 11 de abril, quando o relator, juiz Maurício Soares, chegou a dar seu voto pelo arquivamento da ação. Com o pedido de vistas, Carlos Simões evitou o julgamento, que foi remarcado para ontem, 16 de abril. Entretanto, o mesmo juiz renovou o pedido de vistas - e o julgamento foi remarcado, agora, para a sessão do dia 18, quinta-feira.

Unanimidade (Por enquanto)
O voto do relator - divulgado na sessão do dia 11, acompanhou as manifestações de primeira instância - o parecer dos promotores eleitorais Sandra Rassi e Emmanuel Carapunarla, e a sentença do juiz diretor do Foro Eleitoral/276ª Zona, Fabiano Rubinger, que apontaram a fragilidade das provas, inclusive as testemunhais. O representante do Ministério Público Estadual, procurador Morato Fonseca, também não se convenceu e seu parecer foi pelo arquivamento da ação de investigação. Lerin e Massa acusaram Piau e Almir de abuso do poder econômico e de compra de votos.

Emergindo
Aliás, o deputado estadual Antônio Lerin - que andou um tanto quanto sumido das redes sociais nos dois últimos meses, voltou a dizer presente. Está compensando o tempo perdido, com notícias de hora em hora.


Samir Cecílio espalhou outdoors agradecendo pela votação inédita