Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/11/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

O PETRÓLEO JÁ FOI NOSSO! (Salve Monteiro Lobato!!!!) – Tem muita gente assustada, pasmada, revoltada, angustiada com as apurações de corrupção na Petrobras – mas quem deve estar se remexendo no túmulo é o escritor Monteiro Lobato. Afinal, a empresa nasceu graças à sua luta insana contra os interesses de gente muito importante na política brasileira, e de grandes empresas estrangeiras. Ficou pobre e doente por causa desta batalha sem fim, e só conseguiu sobreviver graças ao "sítio do picapau amarelo". Foi até preso por liderar uma campanha nacionalista do petróleo. Pois a Petrobras - que nasceu pra ser NOSSA (de todos os brasileiros), tornou-se uma teta gigantesca pra uns poucos mamarem

 

Curiosidade histórica

Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo - EB/USP, preserva cópias de teses relacionadas a cartas escritas e/ou recebidas por grandes personalidades brasileiras, incluindo uma correspondência enviada ao escritor Monteiro Lobato pelo representante de uma escola de Uberaba...

 

A carta

“Uberaba, 19 de julho de 1944; Ilmo Sr. Monteiro Lobato; Saudações; Sendo o sr. um escritor muito apreciado pelas crianças, os alunos do 4º ano do grupo escolar Minas Gerais tiveram a iniciativa de fundar um clube ao qual deram o nome de Clube de Leitura Monteiro Lobato. A inauguração será no dia 28 deste mês. Como não o conhecemos pessoalmente, esperamos que o sr. nos dê a grande honra de nos enviar o seu retrato e o autógrafo. Sem mais, aqui fica sempre às ordens, o crdo. obrgdo; Alvaro Machado de Azevedo (pelo 4º ano)”.

 

Estágio

(Versão 1)

Subsidiária da Vale – terceira maior mineradora do mundo, a Vale Fertilizantes está realizando a última etapa do processo seletivo para o preenchimento de vagas para estagiários. Em Uberaba, o dia, ontem, foi marcado por painel, dinâmica de grupo e entrevistas com os jovens que já venceram a seleção de currículos e as provas online. Os aprovados terão acesso a uma bolsa-auxílio, que varia entre R$ 800,00 e R$ 1,3 mil, transporte, alimentação e assistência médica.

 

Estágio

(Versão 2)

No mesmo dia em que a Vale Fertilizantes ingressava na fase final do seu processo seletivo, outra grande empresa abria inscrições para selecionar estagiários - inclusive em Uberaba. A Companhia Energética de Minas Gerais/Cemig oferece 248 vagas, sendo 137 para nível superior e 111 para nível médio técnico. As inscrições vão até o dia 30 de novembro e devem ser feitas no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg.

 

Fervura

Com 27 vereadores, a Câmara Municipal de Uberlândia ferveu esta semana durante eleição da mesa diretora 2015/2016. Com 15 votos, foi eleito o candidato do PT, Neivaldo Lima, que, apesar de ser apoiado pelo prefeito e colega de legenda, Gilmar Machado, só teve três votos a mais do que o derrotado, Alexandre Nogueira (SD).

 

Calmaria

Em contrapartida, tudo caminha pra um final feliz no que concerne à futura mesa diretora da Câmara de Uberaba. Ex-presidente, vereador Luiz Dutra (SD), é, pelo menos até agora, candidatíssimo único e sem qualquer controvérsia.

 

Dose dupla

Decreto do Executivo publicado na última edição do Porta-Voz – jornal oficial do município, revoga a medida que denominou “Deputado Ivan Cotta Barbosa” a rua 29 do Loteamento Jardim Marajó. Acontece que a denominação foi baixada em 2013, quando a rua 0, do Conjunto Alfredo Freire I tem este mesmo nome desde 2007. Detalhe: a Lei Orgânica do Município proíbe a duplicidade de nomes de logradouros, e fixa a prevalência da denominação mais antiga.

 

Recapitulando

Ivan Cotta Barbosa foi eleito deputado federal pela oposição em plena ditadura militar (Ernesto Geisel), ainda durante o bipartidarismo entre a poderosa Arena e o revolucionário MDB, que conquistou nada menos do que 161 cadeiras das 364 vagas da Câmara dos Deputados. Na mesma eleição, em 1974, o MDB também elegeu, entre outros mineiros, os deputados federais Tancredo Neves e Juarez Batista, e o senador Itamar Franco.

 

Pra todos os gostos

Feriado municipal de 20 de novembro (quinta-feira) - Dia da Consciência Negra, promete atividades aos montes em Uberaba. Entre outras, o Centro Cultural Águia Branca comemora a data com roda de capoeira e apresentações teatrais na praça Magalhães Pinto, das 17h às 22h; no Teatro Experimental de Uberaba tem TEU Show especial com o Chorocultura, em comemoração aos 20 anos do grupo, às 19h30; e ainda:  TEU Jazz com Hamilton Faria (integrante do grupo Só pra Contrariar há 25 anos), das 20h30 às 23h. Tudo gratuito.

 

(ok revisado)