Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 25/11/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores


QUE SUFOCO! - Mudanças no trânsito de Uberaba estão dominando no Facebook - onde, segundo pesquisa do Instituto Doxa, mais de 180 mil uberabenses adultos possuem perfis e ou murais. Fotos - tipo esta aí acima, ilustram as centenas de postagens e põem mais lenha na fogueira!

 

Comandos...

Até então presidida por Jacob Estevam, a executiva provisória do PDT de Uberaba teve sua vigência encerrada ontem. Enquanto isso, o diretório atual do PMDB - presidido por Tony Carlos, dá seus últimos suspiros hoje. Detalhe: pelo sim, pelo não, os respectivos comandos estaduais podem reconduzir, ou não, os comandos municipais vencidos.

 

Recomeço...

E não é exagero, não! Nem bem se foram as eleições gerais de 2014, e as articulações para as eleições municipais de 2016 já começam a esquentar! Detalhe: vêm aí, disputas internas (e externas), quedas e derrubadas nos partidos políticos, principalmente naqueles de menor porte!

 

Vacância...

Dos 31 partidos legalmente existentes em Uberaba, 14 estão sem comando: o PDT (desde ontem); o SD; o DEM; o PHS; o PCB; o PRTB; o PSL; o Psol; o PTB; o PPS; o PPL; o PSDC; o PEN;  o PTN. E, apesar de ter 22 filiados na cidade, o PCO inexiste legalmente há vários anos.

 

Por enquanto...

Outros 17 (incluindo o PMDB, até hoje) ainda possuem comando: PV (até 15/02/2015); PR (por prazo indeterminado); PMN (indeterminado); PRP (indeterminado); PTdoB (indeterminado); PSD (indeterminado); Pros (indeterminado); PRB (indeterminado); PT (até 20/02/2018); PSC (31/12/2016); PSTU (15/04/2016); PTC (08/02/2016); PCdoB (21/09/2015); PP (07/06/2015); PSDB (31/03/2015); PSB (30/03/2015).

 

Tempo é ilusão!

E pra provar que 2016 está logo ali... Em reunião recente em Belo Horizonte, os dirigentes do PSDB do ex-quase-futuro eleito presidente da República, Aécio Neves, não falaram de outra coisa! A legenda já vai criar uma comissão especial pra refletir sobre o assunto, enquanto os comandos municipais já foram alertados sobre uma grande campanha de filiação partidária à vista.

 

Articulações

Em época de tentativas de se viabilizar a Zona de Processamento de Exportação/ZPE, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu trabalha na mobilização dos empresários que já atuam ou estão de olho no mercado internacional. Dia 27, quinta-feira, às 8h30, a entidade promove um “Café Empresarial” com esta turma. Objetivo é formatar o Núcleo de Comércio Exterior na Aciu.

 

Palavra de quem entende...

Durante o “Café Empresarial”, a ex-supervisora do porto seco e ex-xerife da Receita Federal de Uberaba, Márcia Moreno,  vai falar sobre a importância desta movimentação. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail empreender@aciu.com.br ou através dos telefones: (34) 3331-5546/3331-5500.

 

Pra simplificar...

Por sua vez, o Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba/Sindicomércio se movimenta para orientar seus associados sobre as recentes alterações ocorridas no Supersimples, levando em conta, entre outros assuntos, as vantagens de adesão e os aspectos contábeis. Em destaque, a inclusão dos profissionais da advocacia, odontologia, medicina e engenharia.

 

Não está prosa...

E por falar em Receita, a 2ª secretária da mesa diretora da Câmara de Uberaba e ativista das causas dos animais, vereadora Denise Max (PR), ainda comemora a aprovação, em plenário, do projeto de sua autoria, que permite o acesso de animais de pequeno porte no coletivo urbano de Uberaba. Mas, "cresceu" o olho! Quer sensibilizar o Congresso Nacional para a aprovação de matéria que permita que os gastos com a saúde dos animais sejam abatidos no Imposto de Renda/IR.

 

Forcinha...

A exemplo do que já acontece na saúde dos seres humanos (alguns, nem tão humanos assim!), a líder da Associação Uberabense de Proteção aos Animais/Supra, defende que receitas e recibos com investimentos na saúde dos bichinhos permitam descontos no IR. Ela está, inclusive, enviando ofícios aos deputados federais reeleitos Marcos Montes (PSD) e Aelton Freitas (PR), pedindo apoio pra sua ideia.

 

No muro

E por falar na Denise Max, ela confessou dia deste, em plenário, na presença de pastores evangélicos que visitavam a Câmara: quando era pequena ia cedo à missa na Categral, e à tarde tratava de ir ao culto na Igreja Evangélica. Pessoal do PSDB está de olho nela!

 

Unanimidade

Dizem as más línguas que o presidente da Câmara, Elmar Goulart (SD), não vê a hora de encerrar o mandato... Enquanto isso, as mesmas más línguas dizem que a maioria dos vereadores está torcendo pra que uma nova mesa diretora assuma... No cerne das questões está o relacionamento entre Legislativo e Executivo, que anda pior que briga de foice no escuro!