Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 27/11/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores


TIROTEIO - Entre os que colocaram fervura no caldeirão do porte de armas de fogo, ontem, durante audiência pública na Câmara dos Deputados: Bené Barbosa – presidente do Movimento Viva Brasil, e Gabriel Sampaio -  secretário de assuntos legislativos do Ministério da Justiça (Fotos: Antônio Araújo/Câmara)

Os polos
Quem acompanhou a audiência pública realizada ontem, na Câmara dos Deputados, para discutir o projeto que disciplina o porte de armas de fogo no Brasil, garante que o clima andou quente e fervente. De um lado, os defensores do projeto - que manda o estatuto do desarmamento para o espaço, e de outro, os que acham que as regras atuais – que dificultam o acesso da população às armas, devem prevalecer. Contornando aqui e acolá, estava o presidente da comissão especial que realizou a audiência: o deputado federal Marcos Montes (PSD).

Eleições...

Em nome do Conselho Deliberativo Permanente – responsável pela convocação de eleições, o estudante Aleff Madruga anuncia processo para escolha da nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Morada do Sol. Pode candidatar-se o morador que reside no bairro há mais de cinco anos e que esteja em dia com as seis últimas contribuições na instituição.

...no bairro
O candidato deve comparecer na sede da associação (rua José Ribeiro Filho, 93), pegar a ficha de inscrição e entregar preenchida, juntamente com cópias dos documentos comprobatórios. Prazo final para entrega é 17h do dia 10 de dezembro. Se não houver impugnação de chapa, a eleição vai acontecer dia 17 de dezembro, a partir das 19h30.

Articulações
Enquanto isso, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/SSPMU tenta sensibilizar o prefeito Paulo Piau (PMDB) em torno das  reivindicações da categoria em 2015. O reajuste pedido é de  23,23%, sendo 13,23% de recomposição de perdas salariais, e 10% de aumento real.

No vermelho
E o poderoso PMDB do prefeito e do deputado estadual Tony Carlos – até então, presidente, amanheceu ontem, sem comando oficial. Como antecipou esta coluna com exclusividade, o diretório da legenda teve vigência encerrada dia 25, terça-feira. O certo é que o maior e mais influente partido de Uberaba foi instalado no espaço das “composições históricas” – onde estão grafados, em vermelho, aqueles que não possuem comandos, na visão da Justiça Eleitoral.

O que tiver que ser... será
Vale ressaltar que o PMDB/Uberaba saiu das eleições de 2014 com alguns problemas na sua direção. Filiados com cargos importantes na legenda andaram ciscando no muro dos tucanos, com apoio explícito ao ex-presidenciável Aécio Neves, em detrimento da petista reeleita Dilma Rousseff – apoiada pelo PMDB.

Uai, sô!
E por falar em apoio a Dilma Rousseff, tem gente de Uberaba já um tanto quanto arrependida pelo voto depositado na urna... Motivo: a escolha de ministros, que em nada – nadinha de nada, têm a ver com a expectativa de governo socialista cantado e decantado durante a campanha petista.

Depois da tempestade...
Fora isso, deve ter muita gente arrependida das manifestações feitas em público (leia-se rede social)... Foi tucano xingando petista e peemedebista; petista e peemedebista xingando tucano; tucano xingando qualquer um que votasse no PT; petista xingando qualquer um que votasse no PSDB ... coisa pra lá de maluco!

...vem a trovoada
A situação chegou a um nível tal, que gente com cargos estratégicos – imprensa, educação (principalmente universitária), e assim por diante, ainda é alvo de conversas de bastidores entre os freqüentadores do Facebook. Esse pessoal xingou tanto, brigou tanto, falou tanta bobagem, que até hoje ainda provoca espanto em quem acompanhou!

 


THE DAY AFTER – Pessoal que deu chiliques no Facebook por conta das mudanças no trânsito deve ter ficado decepcionado com a calmaria de ontem... se é que se pode chamar de calmaria o trânsito normal de Uberaba. Enfim, eis a rua Major Eustáquio – que chegou a ser comparada com a Índia, e a praça Rui Barbosa – cerne das principais mudanças! Fotos minhas!