Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 29/11/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores


SAÚDE X SEGURANÇA – Super concorrida a inauguração, ontem, da Unidade Básica de Saúde/UBS no Bairro Mercês, inclusive com a presença do presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio, que foi alvo de muito ti-ti-ti por ter faltado ao debate sobre flexibilização do porte de armas de fogo. (Foto: Enerson Cleiton)

 

Guerra

Foi com muita tranquilidade que o deputado federal reeleito Marcos Montes (PSD) respondeu ontem, aos questionamentos de jornalistas, sobre publicação do site Congresso em Foco – que o inclui entre parlamentares de 11 legendas que receberam contribuição de empresas que fabricam armas e munições. De acordo com o site, o setor aplicou recursos em campanhas de candidatos do PMDB, PSD, PT, PSDB, PSB, PTB, PMN, DEM, PDT, SD e PP. MM recebeu R$ 30 mil.

 

Reação

Divulgação acontece poucos dias após a primeira audiência pública realizada para debater o projeto de lei que flexibiliza o porte de armas no Brasil. E o próprio site Congresso em Foco revela que as informações constam de levantamento inédito do Instituto Sou da Paz – organização não governamental (ONG) que participou do debate e é contra a flexibilização.

 

Transparência

Presidente da comissão especial que analisa o projeto de lei, e responsável pela realização da audiência pública, Marcos Montes enumerou uma série de considerações sobre o assunto: que a legislação permite a contribuição da iniciativa privada; que tem amigos nos mais variados segmentos da sociedade, e que recebe colaboração de entidades ligadas a estes segmentos; que os R$ 30 mil representam um valor ínfimo perto dos recursos que arrecadou; que receber o apoio não implica seu comprometimento com qualquer causa que seja; que sua vida pessoal e política é marcada pela transparência...

 

Os polos

E sobre a comissão especial, especificamente, o deputado federal lembra que a audiência pública realizada dia 26 em Brasília, com distribuição de convites para lideranças favoráveis e contrárias ao projeto, foi de sua autoria. Assim como, foi sua também, a iniciativa de provocar o debate sobre o assunto, ontem, em Uberaba, sua principal base eleitoral. “E se tivermos que ouvir mais pessoas, vamos ouvir; o importante é que a população participe – e a população tem vários lados neste, e em outros assuntos de interesse da comunidade”, diz ele.

 

Sem propaganda...

Por sinal, Marcos Montes revela que está com um ofício pronto e assinado para repassar ao relator da comissão especial, deputado Claudio Caiado (DEM/BA). MM sugere que o relator, ao elaborar a proposta de substitutivo ao projeto de lei do colega Rogério Peninha (PMDB/SC), retire o artigo que permite a realização de publicidade por parte das empresas que fabricam armas e munições. “Sou radicalmente contra que estas empresas façam propaganda de armas; vou trabalhar para que a proibição, prevista atualmente, continue valendo” – diz ele.

 

Com propaganda...

De acordo com Marcos Montes, a única “propaganda” que ele defende neste caso é a “propaganda” feita pela Justiça Eleitoral, que divulga todos os detalhes sobre receitas e despesas dos candidatos.  “O Tribunal Superior Eleitoral dá publicidade, inclusive pela internet, sobre as doações e gastos; está tudo lá, no site do TSE, pra quem quiser ler, reler, refletir, divulgar; não tenho o que esconder” – conclui MM.

 

Cyrela

A incorporadora paulista Cyrela lança o mais novo residencial do CyrelaLandscape Uberaba em dezembro. O empreendimento tem previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2015. Presente na cidade há três anos, a companhia já fez a entrega do “Residencial 1”, bem como da sua expansão, e promete a mesma qualidade para o “Residencial 2”. Serão 172 lotes residenciais e três lotes comerciais, localizados a quatro minutos do centro... Mais informações no site da empresa (www.cyrelaurbanismo.com.br).

 

Fervura

Agitos em torno dos dois principais cargos regionais do Estado em Uberaba andam quentes e ferventes. A guerra de guerra envolve servidores dos dois respectivos órgãos: Regional de Saúde e Regional de Educação; interesses políticos dos aliados; interesses políticos dos que não são aliados, mas possuem boa convivência com o governador eleito, Fernando Pimentel (PT); articulações dos amigos – e, na contrapartida, dos inimigos, e por aí afora!

 

Previsões

Às voltas com a construção do Praça Uberaba Shopping, o diretor de Shoppings da 5R Shopping, Francisco Ferraz, comemora o reaquecimento da economia – que, segundo ele, deve aumentar em 11% as vendas do setor varejista, neste Natal de 2014. É claro que não haverá impacto direto no empreendimento de Uberaba – previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2015, mas, indiretamente, estará diminuindo o sufoco natural em momentos de investimentos pesados.

 

Previsões 2

O executivo entende que os ressentimentos e efeitos da Copa do Mundo e das eleições gerais estão ficando pra trás. “O mercado nacional volta a respirar e as perspectivas do setor para as compras de fim de ano são positivas”, prevê. A 5R Shopping Centers atua em praticamente todo o território nacional com investimentos em diversos segmentos (corporativos, logística, build-to-suit e shopping centers).

 

Comunicando

E por falar em notícias positivas, dizem as boas línguas que é justamente isso que o prefeito Paulo Piau (PMDB) pretende fazer, durante entrevista coletiva que está convocando para segunda-feira, às 11h. Encontro com a imprensa acontece no gabinete do prefeito, e pode incluir, entre outros, detalhes sobre a reforma administrativa que vem por aí...

 

(??????????????)

Ausência notada, anotada, surpreendida e esquisita no encontro de ontem, na Câmara de Uberaba, quando se debateu o projeto que flexibiliza o porte de armas de fogo no Brasil: do presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba. Ti-ti-ti rolou solto!