Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 02/12/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CURIOSIDADE HISTÓRICA - Praça Henrique Krügger, que abriga o prédio tombado/histórico dos Correios, já se chamou praça das Orquídeas e praça dos Namorados. O imóvel, inaugurado em 1955, é considerado o ponto de partida da arquitetura moderna na cidade. As fotos do imóvel são de 1950 e 1970, respectivamente, e pertencem ao acervo do Arquivo Público de Uberaba

 

Nota fora

Ao contrário do que entendeu esta colunista, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba permitiu sim, que o prédio dos Correios – na praça Henrique Krügger, se torne um curralão bem no centro da cidade.

 

Sem tela...

O que os conselheiros negaram, por unanimidade, foi o cerco através de tela Fortinet Special, conforme solicitado pela empresa, e cuja negativa aconteceu na reunião do dia 13 de novembro de 2014. Ata está publicada na edição 1.241, de 17 de novembro, do Porta-Voz, jornal oficial do município.

 

Com grade...

Antes disso, o Conphau já havia aprovado o cerco através de grades. Ou seja, a malfadada decisão sobre um curralão no centro de Uberaba já tinha sido tomada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico – o mesmo que aprovou o tombamento do prédio sessentão.

 

Seis por maia dúzia

Na edição de 21 de novembro, sexta-feira, a coluna Bastidores trouxe a informação sobre a tela Fortinet Special, comemorando a decisão do Conphau. Na verdade, se tratava apenas de uma tentativa da empresa de alterar “as grades” – que já tinham sido aprovadas, por tela.

 

Trânsito muito doido

A proporção é uma das mais altas do Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, a frota de Uberaba representa algo em torno de 60,45% da estatística de  população estimada em 2014 – que está em 318.813. A cidade possui 192.736 veículos.

 

Na vizinhança...

Estatísticas são baseadas em informações do Departamento Nacional de Trânsito/Denatran e do Ministério das Cidades e se referem a 2013. Pra se ter uma ideia da situação, Uberlândia tem uma frota com 390.979 veículos, e uma população estimada de 654.681 habitantes. Proporção de veículos em comparação com os moradores da cidade vizinha: 59,7%.

 

Recapitulando 1

Com as três mortes registradas no final de semana (sexta-feira e sábado) em acidentes de trânsito ocorridos em rodovias de acesso – e próximas a Uberaba, o número de mortes no trânsito – na cidade e proximidades, em 2014, chega a mais de 70 pessoas.

 

Recapitulando 2

De sua parte, o Corpo de Bombeiros de Uberaba recebeu 1.644 chamadas sobre acidentes de trânsito em 2013. E 30% das vagas em Unidade de Terapia Intensiva/UTI do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – HC/UFTM são preenchidas por vítimas de trânsito.

 

Rosa choque

E ainda de acordo com o IBGE, a mulheres são o dobro da população com mais de 100 anos na cidade. O Brasil tem 24.232 habitantes com mais de 100 anos de idade. Deste total, 2.643 estão distribuídos nos 853 municípios de Minas Gerais. Deles, 36 residem em Uberaba, onde as mulheres – 24, são exatamente o dobro dos homens – 12. O censo oficial, realizado em 2010, indicou Uberaba com 295.988.

 

Reflexões

Encerrado o Encontro de Avaliação das Eleições 2014 – promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, com a participação de juízes eleitorais, chefes de cartórios e gestores de diversas áreas, o presidente do TRE, desembargador Geraldo Augusto, concluiu que foi um evento positivo.

 

Sucesso

O presidente do Tribunal concluiu que as eleições foram um grande sucesso em Minas Gerais, nas várias etapas do processo – do registro de candidatura até a  apuração/totalização dos votos.

 

Sugestões

Entre as sugestões levantadas durante o encontro, está a necessidade de treinamentos e outras atividades complementares para o aprimoramento do relacionamento da Justiça Eleitoral com a imprensa. Sugeriu-se também a ampliação da campanha “Sujeira Não é Legal”, e a intensificação da campanha “Facilite o Seu Voto”, destinada aos eleitores com mobilidade reduzida.