Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/12/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ENCONTROS - No flagrante da Fundação Cultural de Uberaba, o encontro dos parceiros Túlio Reis e o cantador Luiz Salgado. Foi na Concha Acústica, no show de Luiz Salgado, domingo, dia 30 de novembro. Túlio Reis foi prestigiar o amigo. Ambos são parceiros na folia de Reis “Fé no Salvador”, composta em homenagem ao folclorista e promotor cultural Gilberto Rezende.

 

Eleições 2014

(Os faltosos)

Amanhã, 04/12, termina o prazo para quem não votou e nem justificou a ausência no 1º turno das eleições de 2014 (realizada dia 5 de outubro) regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral. O eleitor nesta situação deve procurar o cartório eleitoral mais próximo e apresentar o formulário de requerimento de justificativa eleitoral preenchido, acompanhado de documento que comprove a impossibilidade de comparecimento às urnas (um atestado médico, por exemplo). A justificativa também pode ser enviada pelos Correios ao juiz da Zona Eleitoral onde o eleitor está inscrito.

 

Turnos diferentes

O requerimento está disponível em todos os cartórios eleitorais, e também pode ser impresso pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG. É importante lembrar que a justificativa vale apenas para um turno. Portanto, o eleitor que também não compareceu às urnas no 2º  turno, deve apresentar outra justificativa. Nesse caso, ele tem até o dia 26 de dezembro. O eleitor que não votou, não justificou e nem pagou as multas referentes a três turnos consecutivos pode ter o seu título cancelado.

 

Abstenções

No 1º turno das eleições de 2014, faltaram 41.754 eleitores em Uberaba (19,08 % do total). Desta forma, dos 218.831 eleitores aptos ao voto no 1º turno, 177.077 (80,92 % do total) compareceram às urnas. No 2º turno, dos 218.859 eleitores registrados pela Justiça Eleitoral, 176.582 (80,68% do total) compareceram. Se ausentaram, portanto, 42.277 eleitores (19,32% do total).

 

Santa paz!

Enquanto a disputa ferve em outras câmaras municipais da região (inclusive em Uberlândia), os vereadores de Uberaba fazem história. Chapa única foi eleita ontem por unanimidade: Luiz Dutra (SD) – presidente; Afrânio Cardoso (PROS) – vice; Samuel Pereira (PR) – 1º secretário; Ismar Vicente dos Santos (PSB) – 2º secretário.

 

Presenças

Chefe do escritório regional do deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes (PSD), e assessor especial, respectivamente Mônica Vieira e Marco Aurélio Ferreira Cury, não arredaram pé ontem, da Câmara, acompanhando cada detalhe da eleição da mesa diretora 2015/2016.

 

Companheiros

Vale lembrar que dois dos integrantes da mesa – Afrânio Cardoso e Ismar Vicente, apoiaram a candidatura de Marcos Montes à reeleição, em 2014. Junto com os vereadores Marcelo Machado Borges (DEM) e João Gilberto Ripposati (PSDB), eles formaram a “bancada” da Câmara de Uberaba no palanque de MM. Com direito, inclusive, à participação nas carreatas e passeatas realizadas ao longo da campanha.

 

Consciência...

Vale Fertilizantes – que tem complexo industrial em Uberaba, apoiou a participação das comunidades quilombolas de Terra Dura/Coqueiral, Patioba e Canta Galo no “6º encontro das Comunidades Quilombolas de Sergipe” que aconteceu no quilombo urbano Maloca, em Aracaju (SE), em 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. As diversas manifestações culturais relembraram a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, há mais de 300 anos, bem como as conquistas alcançadas pelo movimento negro no país.

 

... negra

Também comemorando o mês da Consciência Negra, foi realizada dia 16, na comunidade de Canta Galo, a festa denominada “Quilombo Folia”. A ação, que reuniu as comunidades quilombolas dos povoados de Canta Galo, Patioba e Terra Dura/Coqueiral, é mais uma atividade do Programa Específico para Comunidades Quilombolas apoiadas pelo Plano Básico Ambiental Quilombola do Projeto Carnalita (PBAQ).  

 

Afirmação

 “A ações do PBAQ, além de garantir o relacionamento junto às comunidades quilombolas da área de influência direta do projeto, contribuem para afirmação cultural, autoestima e fortalecimento das práticas, saberes e fazeres tradicionais das comunidades quilombolas do leste Sergipano”, afirma Leonardo Santana, analista de relacionamento com povos indígenas e comunidades tradicionais da Vale.

 

Comunicação

Por sua vez, o projeto Radiotube - rede social que tem como foco a comunicação cidadã, com apoio do Programa Petrobras Socioambiental, abriu inscrições para capacitação gratuita de comunicadores comunitários e educadores da região sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro).

 

Xô, violência!

O curso, fruto de uma parceria com o programa de rádio Sintonia SescSenac e o Comitê para Democratização da Informática (CDI), será realizado dias 9 e 10 de dezembro, na Faculdade Pinheiro Guimarães, no Catete (RJ). As aulas incluem técnicas jornalísticas para produção de rádio, vídeo e internet, além de debate sobre a democratização da comunicação. Este ano, a pauta das oficinas terá como tema o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. As inscrições são limitadas e devem ser realizadas pelo e-mail radiotube@criarbrasil.org.br.

 

Socioambiental

Programa Petrobras Socioambiental Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos investirá, até 2018, R$ 1,5 bilhão em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.