Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 06/12/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA – Rose Dutra – Shopping Uberaba/Uniube, e Sérgio Teixeira – Polícia Militar de Uberaba: colegas jornalistas que atuam nos bastidores da assessoria de imprensa, com seriedade, competência e respeito ao público. Pessoal que trabalha nos veículos de comunicação, incluindo esta colunista de Bastidores e Conta-Gotas...Notícias, conta com o reforço desta gente maravilhosa... Sem esquecer o autor da foto, Sebastião Santos, da Prefeitura de Uberaba.

 

 

Maligna...

(...e nem tão gelada)

Se a vingança é um prato que se come frio, gelado ou congelado, o governo de Minas Gerais não teve que esperar muito pra dar o troco. Enquanto a balança comercial brasileira (leia-se governo Dilma Rousseff)  terminou o mês de novembro amargando um déficit de US$ 2,35 bilhões, a balança comercial de Minas (leia-se resultado dos governos tucanos) manteve um superávit de US$ 1,04 bilhão.

 

As exportações

Os destaques do saldo positivo – ou melhor, da pauta exportadora de Minas Gerais, foram minérios metalúrgicos; café, chá, mate e especiarias; ferro fundido e aço; pedras e materiais preciosos, além de carnes. Em novembro de 2014, as pedras preciosas chegaram a cinco destinos internacionais incluindo o Reino Unido, Índia,  Emirados Árabes Unidos, Suíça e Canadá. A China se manteve como o principal destino das exportações mineiras, seguida pelos Estados Unidos,  Japão e Alemanha.

 

Espartano...

Facebook também é história... Em postagem no mural do deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes (PSD), a internauta Sandra Regina Klippel diz que acompanhou a luta dele, e de alguns outros poucos parlamentares, no Congresso Nacional, na tentativa de barrar o polêmico projeto que altera a forma de cálculo do superávit primário de 2014. “Me senti como se estivesse vendo os 300 de Esparta”, afirmou ela.

 

Épico

Na avaliação da internauta, Marcos Montes e os colegas que brigaram contra a aprovação da matéria “protagonizaram o verdadeiro momento épico de nossa história”. E concluiu desejando que “Deus os conserve na palma de Sua mão”.  Enfim, a lembrança da batalha entre Leônidas de Esparta e o império persa de Xerxes durou três dias até que os 300 fossem derrotados. No Congresso, foram 19 horas de batalha.

 

A lista da doença...

E já que o assunto é momento épico, o Legislativo de Uberaba também vive o seu... Sem que o Executivo tenha se manifestado – vetando ou sancionando a matéria, o presidente da Câmara, vereador Elmar Goulart (SD), promulgou a lei que torna obrigatória a divulgação, através de lista única, da relação dos pacientes do município que aguardam por consultas de especialidades, exames e/ou cirurgias.

 

A quem de direito

Aprovada pela Câmara – que está em clima de guerra com o secretário Fahim Sawan, a lei, agora promulgada, publicada e devidamente em vigor, exige que a lista contenha a especialidade de atendimento; a ordem de classificação de seu atendimento; o dia a ser realizado o procedimento.  A divulgação da lista única deverá ser feita por meio eletrônico, mediante senha e com acesso restrito, de forma a garantir o direito à

privacidade dos pacientes.

 

Moral da história

O paciente poderá saber a quantas anda seu pedido de consulta e/exame.

 

Xô, dengue!

Hoje (06/12) é o Dia D de mobilização para o combate ao mosquito da dengue e da febre chikungunya – convocado pelo Ministério da Saúde. Enfoque principal é ressaltar que o mosquito está mais perigoso e pode matar. E de quebra, lembrar que o combate não deve ser exclusividade do poder público. Cerca de 80% dos criadouros estão nas residências, ou seja, o mosquito vive dentro das casas – alerta a campanha.

 

Os cuidados

Caixa d’água vedada evita a entrada ou saída do mosquito; galões, tonéis, poços, latões, lixeiras e tambores devem ser totalmente vedados, inclusive aqueles usados para água de consumo; ralos limpos e com aplicação de telas, evitam o surgimento de criadouros; vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual devem ser tapados e verificados semanalmente; plantas como bambús, bananeiras, bromélias, gravatás, espada de são Jorge e outras semelhantes também podem acumular água; na área de serviços, baldes virados de boca para baixo evitam o acúmulo de água; lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos, bem esticadas evitam a formação de poças d’água; piscinas e fontes devem ser limpas e tratadas com auxílio de produtos químicos específicos.

 

Duplamente roubado

E depois de ser roubado pela Prefeitura Municipal para comandar a Secretaria de Administração, o ex-diretor-geral da Câmara, Rodrigo Souto, vai ser roubado de volta – agora pelo presidente eleito da Casa, Luiz Dutra (SD). Vai reassumir a direção-geral no mandato da próxima mesa.

 

Tolerância zero

E voltando ao assunto da saúde, dizem as boas e as más línguas que o prefeito Paulo Piau (PMDB) está disposto a moralizar o setor – doa em quem doer. Em pauta, algumas questões prioritárias: o cumprimento de ordens judiciais, a normalização do almoxarifado e das farmácias. Pacientes reclamam da falta de agulhas, seringas, remédios, soro, roupa de cama e por aí afora...

 

Marcação

Mesmo não sendo médico e tendo pessoas designadas para assumirem o gerenciamento do setor, o prefeito é o alvo de pelo menos 99 de cada 100 reclamantes no Facebook. Paulo Piau é o nome marcado pelos que se queixam da saúde – e pior: não aparece ninguém do setor pra dar explicações e/ou defender o governo.