Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/12/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

BELA IDEIA – Evento acontece hoje, das 9h às 16h, na Unidade de Atenção ao Idoso, na avenida Leopoldino de Oliveira, 1.245. Não subestime! Vira e mexe, os programas especializados revelam exemplos de superação. É o caso do goiano João Antônio da Silva, triatleta de 80 anos, que decidiu deixar os maus hábitos depois dos 50, e agora tem o quarto cheio de fotos, medalhas e troféus. Destaque em programa recente do SportTV

Caiu na rede
Responsáveis pela página da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM no Facebook trataram de compartilhar notícia da Prefeitura de Uberaba sobre o cursinho pré-vestibular oferecido gratuitamente pela Fundação de Ensino Técnico e Intensivo/Feti em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. Tudo a ver!

Resultados
Vale lembrar que nada menos do que cinco alunos do cursinho Prefeitura/Feti foram aprovados em vestibular este ano – inclusive na UFTM. As inscrições para 2015 serão abertas dia 15 de janeiro, e mais informações podem ser obtidas através do telefone 3338-6689. Detalhe: a oferta do pré-vestibular gratuito fez parte do programa de governo da campanha do prefeito Paulo Piau (PMDB), em 2012.

Casório gay
Assunto que ganhou debates Brasil afora esta semana: pela primeira vez o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE revelou números oficiais sobre casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país. São relativos a 2013, quando Uberaba realizou 16 uniões, e uma extra, através do casamento comunitário bancado pelo município. 

Pioneira
Aliás, o primeiro casamento gay em Uberaba aconteceu em 2012, entre duas mulheres, justamente através do evento comunitário. Detalhe: o Supremo Tribunal Federal/STF reconheceu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2011, mas o Conselho Nacional de Justiça só autorizou os cartórios a realizarem a união em 2013.

Mineirice
Minas Gerais – de acordo com o IBGE, é o terceiro Estado com maior número de casamentos gay (209), perdendo apenas para o Rio de Janeiro (211) e São Paulo (1.945). As mulheres se casaram mais e representam 52% do total das uniões homossexuais no país. 

Direitos
Desta forma, no Brasil, são aplicáveis às uniões estáveis homoafetivas todos os direitos conferidos às uniões estáveis entre um homem e uma mulher. Antes da histórica decisão do STF, uma jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça/STJ definia que casais do mesmo sexo formavam uma sociedade de fato, o que lhes garantia apenas alguns direitos.

Sucesso garantido
Secretaria de Educação e Cultura de Uberaba prepara para o primeiro semestre de 2015 a promoção do 1º Concurso de Receitas Culinárias do Programa Alimentação Escolar da Rede Municipal. Em tempos de Master Chef fazendo sucesso na televisão brasileira e mundial... vai render!

Vai de táxi
Prefeito Paulo Piau vetou, na totalidade, o projeto de lei de autoria da vereadora e militante das causas animais, Denise Max (PR), que autoriza o transporte de animais domésticos de pequeno porte nos ônibus coletivos de Uberaba. A matéria foi aprovada pela Câmara. Executivo teria se comprometido com Denise a retomar o assunto futuramente. 

Pastores
Projeto de autoria do vereador/pastor Samuel Pereira (PR) declara de utilidade pública o Conselho de Pastores Evangélicos de Uberaba. Matéria ainda está tramitando na Câmara Municipal. Último censo oficial do IBGE, realizado em 2010, indicou que Uberaba tem 37.911 evangélicos. 

Clima de Natal
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu promove, na tarde de hoje, ação solidária na Creche Fraternidade Feminina Estrela do Triângulo Rouxinol. O objetivo é oferecer um dia diferente e especial para a criançada atendida na entidade. 

Palpite...
Pessoal da administração municipal que vai à Câmara de Vereadores defender projetos e programas do Executivo deveria preparar-se antes sobre o assunto... E mais: deveria entrar num acordo quando a participação envolver mais de um defensor da mesma matéria... E ainda: só deveria ser enviado quem possui poderes de decisão sobre o assunto em debate...

... de telespectadora
A situação chegou a tal ponto que dois representantes do Executivo – sentados à mesa diretora, e expostos aos telespectadores da TV Câmara, não se entenderam sobre um projeto dos mais simples e óbvios. Importante lembrar que isso tem se repetido...e muito!

VISITA - O diretor-presidente do JORNAL DE UBERABA, Fabiano Fideles, recebeu, na manhã de ontem, a visita do gerente de Atendimento Empresarial da Caixa, Aldo Lopes da Silva