Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 14/12/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Nem Freud explica

Ação do deputado federal reeleito e majoritário de Uberaba, Marcos Montes (PSD), contra a resolução que exige o emplacamento de máquinas agrícolas recebe o apoio do engenheiro civil, perito judicial, “imortal” da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, presidente do Fórum dos Articulistas de Uberaba, João Eurípedes Sabino. “Confesso que ainda não entendi qual é o verdadeiro objetivo a ser alcançado com o emplacamento das máquinas agrícolas”, manifestou ele, em e-mail à coluna Bastidores.

 

Na balada

E por falar em Marcos Montes, só neste final de semana é que ele verdadeiramente começou a comemorar a vitória de 2014. Reuniu companheiros que participaram de forma efetiva da sua campanha, em clima dos mais animados. MM saiu direto do 1º turno para a campanha do então presidenciável Aécio Neves (PSDB) no 2º turno; em seguida, deu de cara com assuntos inadiáveis no Congresso, e, assim, só agora está encontrando tempo pros festejos.

 

Ufa!

Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu abre as portas de seu salão de eventos, dia 18, quinta-feira, às 20h, para programação em dose quádrupla da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. É dia de posse do novo acadêmico, o professor Renato Muniz; de lançamento das revistas Convergência e Saberes Acadêmicos, e ainda, lançamento do livro “Personalidades Uberabenses” – por Guido Bilharinho.

 

Jesus toma conta!

Parece um buraco sem fundo... Agora, a Câmara dos Deputados encaminhou ofício ao Ministério da Justiça pedindo proteção da Polícia Federal para a ex-gerente executiva da Diretoria de Refino e Abastecimento da Petrobras, Venina Velosa da Fonseca. Ela teria alertado a direção da estatal sobre o esquema de corrupção na empresa e, em função disso, teria sido perseguida, ameaçada de morte, transferida para um escritório da petrolífera em Cingapura, na Ásia, e depois afastada de suas funções.

 

Perguntar não ofende...

O que impede uma pessoa de tomar providências quando é alertada sobre corrupção em área sob sua responsabilidade?! Não é mais fácil cortar o mal pela raiz?!

 

Quem faz a fama...

Encanador, explicando ao seu contratante que ele fará o serviço, mas não tem como fechar o buraco que vai fazer na parede da casa: “Encanador é que nem o Codau; fura o buraco e deixa lá...”

 

Mais água

E por falar em Codau, o prefeito Paulo Piau (PMDB) e o presidente da companhia, Luiz Guaritá Neto, lançam o programa Mais Água - um conjunto de obras estruturantes de abastecimento público. Em pauta, a reservação e a distribuição de água em Uberaba. Ao todo, o programa prevê investimentos na ordem de R$ 66 milhões, sendo que os recursos estão assegurados pela União.

 

Interdições

E vem do Codau a informação de que dia 15, segunda-feira, a avenida Leopoldino de Oliveira será interditada no trecho compreendido entre as ruas Cândida Mendonça Bilharinho e Álfen Paixão, sentido bairro/centro. Também será fechada para trânsito a rua Cavalieri Salvador Bruno, entre as ruas Afonso Rato e Engenheiro Foze Kalil Abrão. O motivo das interdições é para implantação de galerias pluviais, em atendimento ao BRT. As respectivas vias serão interditadas durante todo o dia e a expectativa é de liberá-las no início da noite. 

 

Contas...

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais anuncia que concluiu o julgamento dos processos de prestações de contas de campanha de todos os 132 candidatos eleitos nas eleições 2014. Com isso, a Corte eleitoral mineira cumpriu o prazo estabelecido pela lei eleitoral de finalizar a publicação das decisões dos julgamentos das contas até oito dias antes da diplomação.

 

...concluídas

Das 132 prestações de contas de campanha dos candidatos eleitos em Minas Gerais, 34 foram aprovadas, 95 foram aprovadas com ressalva, sendo uma delas a do senador eleito pelo Estado, Antonio Anastasia (PSDB), e três foram desaprovadas: a de Fernando Pimentel (PT), governador eleito; de Marcus Pestana (PSDB/deputado federal) e Padre João (PT/deputado federal). Além das contas dos 132 eleitos, o TRE-MG também já julgou e publicou as decisões de candidatos até a terceira suplência.

 

Diploma

E a solenidade de diplomação do governador, vice, senador, dois suplentes de senador, 77 deputados estaduais e 53 federais eleitos está marcada para dia 19 de dezembro, às 17h. Evento acontece no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e só terão acesso os que tiverem recebido convite ou credenciamento.

 

Domicílio

Quatro políticos com domicílio eleitoral em Uberaba estarão entre os diplomados, três deles, no cargo de deputado federal: os reeleitos Marcos Montes e Aelton Freitas (PR) e o deputado estadual Adelmo Leão (PT). O deputado estadual Antônio Lerin (PSB) será diplomado para reassumir cadeira na Assembleia Legislativa.